Filmes por gênero

DE VOLTA À LAGOA AZUL (1991)

Return to the Blue Lagoon
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Regresso à Lagoa Azul (Portugal)
Retour au Lagon Bleu (França)
Ritorno alla Laguna Blu (Itália)
El regreso a la Laguna Azul (México, Argentina)
Regreso al Lago Azul (Espanha)
Rückkehr zur Blauen Lagune (Alemanha)
Tillbaka till den blå lagunen (Suécia)
Tilbage til den blå lagune (Dinamarca)
Возвращение в Голубую лагуну (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama, Romance
Direção: William A. Graham
Roteiro: Leslie Stevens
Produção: William A. Graham, Peter Bogart
Design Produção: Jon Dowding
Música Original: Basil Poledouris
Direção Musical: Basil Poledouris
Fotografia: Robert Steadman
Edição: Ronald J. Fagan
Direção de Arte: Paul Ammitzboll
Guarda-Roupa: Margot Lindsay
Maquiagem: Lesley Vanderwalt
Efeitos Sonoros: Dessie Markovsky, Emile Razpopov, Bill Benton e outros
Efeitos Especiais: Peter Armstrong, Brian Pearce
Nota: 5.7
Filme Assistido em: 1992

Elenco

Milla Jovovich Lilli
Brian Krause Richard
Lisa Pelikan Sarah Hargrave
Courtney Barilla Lilli, criança
Garette Ratliff Henson Richard, criança
Nana Coburn Sylvia Hilliard
Brian Blain Capitão Jacob Hilliard
Peter Hehir Quinlan
Alexander Petersons Giddens
John Mann Comandante do navio
Wayne Pygram Kearney
John Dicks Penfield
Gus Mercurio 1º Imediato
John Turnbull Dawes
Todd Rippon Gullion
Annabel Graham Baby
John Keightley .
Mikaele Nasau .

Indicações

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Jovem (Milla Jovovich)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Juntamente com um velho marinheiro, duas crianças sobrevivem a um naufrágio.  Os três vão ter a uma ilha onde as crianças crescem.  Anos se passam, o velho marinheiro morre e os agora adolescentes descobrem o amor e têm um filho, Richard.

Um acidente faz com que o bote em que o jovem casal se encontra, com seu pequeno filho, seja levado pelo mar para longe de sua ilha.  Em mar aberto, os dois terminam morrendo, ficando a criança, sozinha, à deriva.  Um navio passa, avista a pequena embarcação e resgata a criança.  Sarah, uma viúva que viaja com sua pequena filha, Lilli, decide cuidar do jovem órfão.

Quando uma epidemia de cólera começa a se alastrar pelo navio, o Comandante percebe que a única chance de salvar a viúva com as duas crianças é deixá-las num pequeno barco à vela, juntamente com um de seus tripulantes, na esperança de que alguém os resgate.   Tendo em vista a pequena quantidade de água potável que carregam, o tripulante resolve se desfazer das crianças, mas Sarah pega um arpão, o golpeia mortalmente e joga seu corpo ao mar.  Levado pelos ventos, o pequeno barco chega à ilha de onde Richard havia saído com seus pais.

A pequena cabana e demais instalações deixadas pelos pais de Richard ainda se encontram lá.  Sarah cria as crianças até chegarem à adolescência, tornarem-se auto-suficientes, quando ela adoece e vem a morrer.

Certo dia, um navio fundeia na praia, de onde oito pessoas desembarcam, entre eles o comandante e sua filha, Sylvia.  Ao se encontrarem com Richard e Lilli, estes pedem para serem levados de volta à civilização.  O comandante, por sua vez, os informa que pararam ali à procura de água potável.  O relacionamento entre eles é cordial, sendo Richard e Lilli presenteados com roupas ocidentais.

Entretanto, no período em que o navio permanece fundeado, Sylvia tenta seduzir Richard, enquanto o tripulante Quinlan rouba uma pérola de Lilli e tenta estuprá-la.  Esses incidentes fazem com que os jovens desistam de voltarem à civilização, permanecendo na ilha, onde Lilli dá a luz a um lindo garoto.

imagem

Comentários

"De Volta à Lagoa Azul" é um filme bastante fraco.  Realizado pelo cineasta William A. Graham,  inicia contando a história de Richard e seus pais, numa clara alusão de que se trata da continuação de "A Lagoa Azul".  Tal alusão, no entanto, constitui-se num dos muitos furos de roteiro, pois, no primeiro filme, Richard e seus pais são encontrados vivos pelo avô do garotinho, enquanto neste, só a criança é achada viva e resgatada por um estranho.  Uma outra falha, por exemplo, diz respeito ao fato dos pais de Richard não resistirem à falta d'água potável e à exposição ao sol, no período em que ficam à deriva, em mar aberto, enquanto o garoto de, no máximo um ano, não é afetado por esses fatores adversos.  O pior de todos os furos, no entanto, está no fato do tripulante Quinlan, morto e jogado ao mar pela mãe de Lilli, no início do filme, voltar a aparecer no final do mesmo, como o tripulante do navio que fundeia na ilha e que tenta estuprar Lilli.

A exemplo de "A Lagoa Azul", um dos pontos altos do filme é sua bela fotografia, através da qual Robert Steadman consegue capturar as belezas naturais da ilha que serve de cenário para o desenvolvimento da história.

No elenco, Milla Jovovich e Brian Krause apresentam atuações inconsistentes, muito embora ela tenha sido indicada ao Prêmio de Melhor Atriz Jovem.

CAA