Filmes por gênero

AS AREIAS DE IWO JIMA (1949)

Sands of Iwo Jima
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Inferno de Iwo Jima (Portugal)
Iwo Jima (França)
Iwo Jima, deserto di fuoco (Itália)
Arenas sangrientas (Espanha)
Arenas de Iwo Jima (Argentina)
Todeskommando Iwo Jima (Alemanha)
Nationens hjältar (Suécia)
Heltene fra Iwo Jima (Dinamarca)
Пески Иво Джимы (União Soviética)
Gênero: Ação, Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Allan Dwan
Roteiro: James Edward Grant, Harry Brown
Produção: Edmund Grainger
Música Original: Victor Young
Direção Musical: Victor Young
Fotografia: Reggie Lanning
Edição: Richard L. Van Enger
Direção de Arte: James Sullivan
Guarda-Roupa: Adele Palmer
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Howard Wilson, T.A. Carman
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker, Jack Caffee
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1951

Elenco

John Wayne Sargento John M. Stryker
John Agar Soldado Peter Conway
Adele Mara Allison Bromley
Forrest Tucker Cabo Al Thomas
Wally Cassell Soldado Benny Regazzi
James Brown Soldado Charlie Bass
Richard Webb Soldado Dan Shipley
Arthur Franz Cabo Robert Dunne / Narrador
Julie Bishop Mary
James Holden Soldado Soames
Peter Coe Soldado George Hellenpolis
Richard Jaeckel Soldado Frank Flynn
William Murphy Soldado Eddie Flynn
George Tyne Soldado Harris
Hal Baylor Soldado 'Sky' Choynski
John McGuire Capitão Joyce
Martin Milner Soldado Mike McHugh
Leonard Gumley Soldado Sid Stein
William Self Soldado L.D. Fowler Jr.
David M. Shoup Ele prórpio, como o Coronel D.M. Shoup
H.P. Crowe Tenente Coronel H. P Crowe
Harold G. Schrier Capitão Harold G. Schrier
Rene A. Gagnon Soldado Rene A Gagnon
Ira H. Hayes Soldado Ira H. Hayes
Gil Herman Tenente Baker
John Whitney Tenente Thompson
Bruce Edwards Fuzileiro Naval
William Hudson Fuzileiro Naval
Billy Lechner Fuzileiro Naval
Mickey McCardle Fuzileiro Naval

Prêmios

Prêmios Photoplay, Estados Unidos

Prêmio de Ator Mais Popular (John Wayne)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História para um Filme (Harry Brown)

Oscar de Melhor Edição (Richard L. Van Enger)

Oscar de Melhor Gravação de Som

Oscar de Melhor Ator (John Wayne)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1943, numa Base da Marinha da Nova Zelândia, o cabo Robert Dunne relata sua primeira experiência na guerra: antes dele e de seus amigos, o ítalo-americano Benny Regazzi, o grego-americano George Hellenpolis, o polonês-americano ‘Ski’ Choynski, o judeu-americano Sid Stein, os irmãos irlandêses-americanos Flynn e Dan Shipley e Charlie Bass, conhecerem seu comandante, o sargento John Stryker, eles tomaram conhecimento de sua dureza no desempenho de suas funções. Certo dia, durante o período de treinamento, Stryker descobre que Peter Conway, filho de seu antigo e falecido comandante, Coronel Sam Conway, juntou-se à sua unidade. Embora o sargento tente criar laços com Peter, este revela que odiava seu exigente pai e que também despreza Stryker por sua semelhança com ele.

Quando o correio chega mais tarde, Stryker se mostra triste por não ter nenhuma carta de seu próprio filho, que ficou sob a custódia de sua esposa quando ela o deixou cinco anos antes. Por outro lado, quando o grupo tem sua primeira folga, eles decidem conhecer um salão de danças. Lá, Peter encontra e se apaixona por Allison Bromley, enquanto Stryker bebe em excesso. Alguns dias depois, Stryker sugere a Peter que não se apegue demais à Allison, ao que ele declara seu desejo de procriar face a todas as mortes que ocorrem em torno dele.

Apenas um dia depois do casamento de Peter e Allison, a unidade é enviada para o Atol de Tarawa, ocupado pelas forças japonesas. Ao chegarem lá, Stryker ordena que dois de seus homens atravessem um perigoso campo minado e coloquem uma carga dentro de um bunker onde os japoneses escondem alguns explosivos. Stryker observa quando os dois homens são abatidos e, em seguida, corre até lá para, sozinho, completar a missão.

Em seguida, ele dá ordens para que a unidade se entrincheire em uma zona insegura, apesar dos apelos de seus homens para resgatarem o soldado Charlie Bass, que se acha nas proximidades. Stryker se recusa a violar suas ordens e eles são forçados a ouvir gritos de lamento até a manhã seguinte, quando finalmente Charlie é resgatado. Algum tempo depois, quando a unidade chega ao Havaí, Charlie diz a Stryker que Thomas esteve ausente de seu posto durante o ataque. Stryker, imediatamente, começa uma luta com Thomas, e quando um major exige saber quem começou, Thomas, percebendo que outro rebaixamento pode acabar com carreira de Stryker, protege seu sargento. Thomas, então, fala a Stryker de sua profunda culpa e remorso, após o que os dois fazem as pazes.

Logo depois, Peter descobre que Allison deu à luz um filho, notícia que agrada secretamente o sargento. Quando de licença em Honolulu, Stryker vai para casa com uma mulher forçada a se prostituir para cuidar de seu filho bebê e percebe sua auto-piedade pela perda da sua família há muito tempo.

Durante um treinamento, Stryker salva a vida de Peter. Logo depois, a unidade embarca para a ilha japonesa de Iwo Jima com o fim de capturar seus campos de pouso, de modo a fornecer um local de aterrissagem para os bombardeiros norte-americanos em seu avanço para o Japão.

A luta é intensa, com muitos mortos e feridos e, embora Peter tenha receio de ser morto, ele salva a vida de Stryker e lhe revela que decidiu dar ao seu filho o nome de Sam, em homenagem a seu pai. Quando, finalmente, a unidade chega ao topo do Monte Suribabhi, o mais alto da ilha, Stryker instrui seus homens para içar a bandeira americana, mas é morto por uma bala perdida.

Peter cai de joelhos para abraçar o cadáver do sargento e encontra uma carta inacabada que ele havia escrito para se explicar ao seu filho. Com carinho e em homenagem a seu corajoso comandante, Peter conclui a carta.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Allan Dwan, a partir de um roteiro escrito por James Edward Grant e Harry Brown, “As Areias de Iwo Jima” é um ótimo filme produzido pela Republic Pictures Productions em 1949. Sua trama, baseada numa obra de Harry Brown, fala sobre as ações de fuzileiros navais norte-americanos com o fim de capturarem a estratégica ilha japonesa de Iwo Jima, durante a 2ª Guerra Mundial.

A direção de Dwan é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. A fotografia de Reggie Lanning é outro quesito que merece elogios.

No elenco, John Wayne brilha no papel do sargento John Stryker, seguido pela ótima atuação de John Agar.

CAA