Filmes por gênero

HONDO - CAMINHOS ÁSPEROS (1953)

Hondo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Hondo (Portugal, Suécia, Espanha)
Hondo, l'homme du désert (França, Bélgica)
Man nennt mich Hondo (Austria, Alemanha)
...man kaldte ham 'Hondo' (Dinamarca)
Hondo, yksinäinen vaeltaja (Finlândia)
Хондо (União Soviética, Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: John Farrow
Roteiro: James Edward Grant
Produção: John Wayne, Robert Fellows
Música Original: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Emil Newman
Fotografia: Robert Burks, Archie Stout
Edição: Ralph Dawson
Direção de Arte: Alfred Ybarra
Guarda-Roupa: Carl Walker
Maquiagem: Web Overlander
Efeitos Sonoros: Nicolás de la Rosa
Efeitos Especiais: Al Gonzales
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1954

Elenco

John Wayne Hondo Lane
Geraldine Page Angie Lowe
Ward Bond Buffalo Baker
Michael Pate Vittorio - Chefe Chiricahua Apache
James Arness Lennie - Guia do exército
Rodolfo Acosta Silva
Leo Gordon Ed Lowe
Tom Irish Tenente McKay
Lee Aaker Johnny Lowe
Paul Fix Major Sherry
Rayford Barnes Pete
Frank McGrath Companheiro de Lowe
Chuck Roberson Otawanga, sargento da Cavalaria

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Page)

Oscar de Melhor História para um Filme (Louis L'Amour)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1874, Hondo, mensageiro da Cavalaria dos Estados Unidos, busca refúgio para ele e para seu cão, Sam, no rancho de Angie Lowe, depois de perder seu cavalo em uma batalha contra os índios Apaches. Ao oferecer-lhe sua hospitalidade e um cavalo, Angie lhe diz que está aguardando a chegada de seu marido, Ed, a qualquer momento. No entanto, ao notar que ele percebeu sua mentira, ela admite que Ed a abandonou logo após um levante indígena.

Depois de dizer à Angie que Vittorio, o Chefe Chiricahua Apache, convocou o Conselho de Guerra, Hondo tenta persuadi-la a deixar o rancho antes que tenha início um novo ataque indígena, mas ela se recusa a atender seu conselho sob a alegação de que os Apaches são amigáveis.

No entanto, logo depois que Hondo vai embora, os Apaches cercam seu rancho e a ameaçam. Tentando proteger sua mãe, Johnny, o filho de dez anos de Angie, dispara uma arma contra um dos índios, ocasião em que Vittorio elogia a coragem do garoto e o faz seu irmão de sangue. Antes de ir embora, Vittorio promete à Angie que nada acontecerá com ela, já que agora Johnny é seu irmão de sangue.

Enquanto isso, no posto de fronteira, Hondo é desafiado para uma briga, por um jogador de pôquer, que mais tarde ele descobre tratar-se de Ed Lowe, o marido de Angie. Por outro lado, acreditando que o marido dela está morto, Vittorio retorna ao seu rancho e lhe pede que escolha um de seus guerreiros para ser seu novo marido. Ela reclama de sua proposta, mas ele se mostra determinado a vê-la casada com um apache, caso seu marido não retorne para casa.

Quando Hondo decide voltar ao rancho de Angie, ele descobre que Ed está a segui-lo. No entanto, quando ambos são atacados por Silva, o subchefe Apache, Hondo salva sua vida, mas logo em seguida, vê-se obrigado a matá-lo quando ele tenta atirar em suas costas. Antes de retomar sua viagem, Hondo pega um retrato de Johnny que se achava com o homem morto. De volta à estrada, ele é capturado pelos índios e torturado por Silva. No entanto, ao vê-lo com o retrato de Johnny, Vittorio acredita que ele seja o pai do garoto e ordena a suspensão da tortura. Em seguida, ele exige que Hondo enfrente Silva, a fim de que este tenha a oportunidade de vingar a morte de seu irmão. Ferido na luta que se segue, Hondo é entregue à Angie, que confirma tratar-se de seu marido. Antes de deixar o rancho de Angie, Silva se vinga de Hondo ao matar Sam, seu cão de estimação.

Quando uma unidade da cavalaria chega ao rancho, Hondo mantém sua promessa e se recusa a ajudar os homens a salvar os colonos restantes. Em seguida, Vittorio é morto em uma batalha com a cavalaria e, como consequência, Silva torna-se o novo chefe Apache. Finalmente, depois de enfrentar e matar Silva, Hondo leva Angie e Johnny para seu rancho na Califórnia a fim de começarem uma nova vida.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Farrow, a partir de um roteiro escrito por James Edward Grant, “Hondo – Caminhos Ásperos” é um bom faroeste norte-americano produzido em 1953. Partindo de um roteiro muito bem escrito, Farrow nos brinda com um bom trabalho de direção, principalmente em sua primeira metade. Ainda na área técnica, merecem elogios a bela fotografia assinada por Robert Burks e Archie Stout, bem como, a vibrante trilha sonora a cargo de Hugo Friedhofer.

No elenco, além de John Wayne, que se mostra muito bem no papel principal, chama atenção a atuação de Geraldine Page, uma conhecida atriz do teatro nova-iorquino, estreando no cinema e arrebatando uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho como Angie Lowe.

CAA