Filmes por gênero

EMBRUTECIDOS PELA VIOLÊNCIA (1951)

Along the great Divide
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le désert de la peur (França)
Une corde pour te pendre (Bélgica)
Camino de la horca (Espanha)
Sabbie rosse (Itália)
Den Hals in der Schlinge (Austria, Alemanha)
Vägen till Santa Loma (Suécia)
Aasgieren der woestijn (Holanda)
Na granicy zycia i smierci (Polônia)
Красные пески (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Walter Doniger
Produção: Anthony Veiller
Música Original: David Buttolph
Fotografia: Sidney Hickox
Edição: Thomas Reilly
Direção de Arte: Edward Carrere
Guarda-Roupa: Marjorie Best
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Leslie G. Hewitt
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Kirk Douglas Delegado Len Merrick
Virginia Mayo Ann Keith
John Agar Policial Billy Shear
Ray Teal Policial Lou Gray
Walter Brennan Tim 'Pop' Keith
Hugh Sanders Frank Newcombe
Morris Ankrum Ed Roden
James Anderson Dan Roden
Charles Meredith Juiz Marlowe
Lane Chandler Xerife
Al Ferguson Oficial de Justiça
Steve Darrell Promotor
Sam Ash Advogado de defesa
Guy Wilkerson 1º jurado
Steve Clark Testemunha Weaver
Zon Murray Jake Wilson
Carl Harbaugh Jerome
Kenneth MacDonald Crowley

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O Agente Federal Len Merrick e seus auxiliares Billy Shear e Lou Gray interrompem o linchamento do ladrão Tim 'Pop' Keith, que o fazendeiro Ed Roden acredita ser o assassino de seu filho, Ed Jr. Apesar dos veementes protestos de Roden e de seu filho mais novo, Dan, Merrick insiste em levar Keith para julgamento na distante cidade de Santa Loma. Professando sua inocência, Keith implora a Merrick para deixá-lo escapar. Como já está escurecendo, Keith convence Merrick e seus auxiliares a passarem a noite em sua fazenda, que fica nas proximidades. Quando Merrick vê Roden removendo o corpo do filho da cena do crime, ele manda os outros para a fazenda de Keith e se junta a Roden, que reitera sua convicção de que Keith é o assassino.

Depois que Roden sai da área, Merrick encontra um relógio, que ele guarda consigo. Perto da fazenda de Keith, ele ouve tiros e se aproxima cautelosamente. Ele descobre que a filha de Keith, Ann, está tentando libertar seu pai e a desarma. Mais tarde, ela faz uma segunda tentativa sem êxito para ajudar o pai a fugir. Do lado de fora da casa, Merrick encontra alguns vaqueiros, que o advertem de que Roden vai matar todos eles. Merrick, seus auxiliares, Keith e Ann então partem imediatamente para Santa Loma pela rota mais curta do deserto. Quando Keith canta a canção "Down in the Valley", Merrick ordena-lhe para parar, mas depois que Billy revela que o pai de Merrick costumava cantar a canção, Keith percebe que encontrou um ponto fraco e continua a cantar.

Mais tarde, durante uma parada para descanso, Keith provoca Merrick, perguntando se ele se lembra do delegado de seu próprio pai, fazendo com que Merrick ataque o homem mais velho. Quando Merrick vê Roden e seus homens, o grupo se abriga atrás de umas rochas. Durante o tiroteio que se segue, sua principal fonte de água é destruída, e Billy é ferido. Merrick então captura Dan e o leva como uma salvaguarda contra futuros ataques. Embora Billy esteja gravemente ferido, e eles tenham água apenas em seus cantis, eles seguem através do deserto. Quando Billy morre, Ann denuncia Merrick por sua inabalável devoção à lei.

Para justificar-se, Merrick fala da única vez em que ele se esqueceu da lei: certa vez, atuando como ajudante de seu pai, ele deixou seu pai sozinho para entregar dois prisioneiros para julgamento, porque pensou que eles mereciam ser linchados. Incapaz de parar o linchamento, seu pai foi enforcado juntamente com os prisioneiros. Depois de enfrentarem uma tempestade de areia, o grupo chega a um poço, mas descobrem que a água não é de boa qualidade. Desesperado, Dan insiste que seu pai o envenenou a fim de matá-lo. Keith comenta que um rio encontra-se a apenas meio-dia de viagem em direção ao sul, mas ciente de que o rio faz fronteira com o México, Merrick se recusa a seguir naquela direção. Os outros se rebelam, e como segurança, Merrick força Ann a compartilhar seu cavalo. Finalmente, exausto, o cavalo de Merrick tropeça, e Keith pega sua arma. Dan incentiva Keith a matar o Agente Federal, mas em vez disso, quando Gray pega um rifle, com a intenção de assumir o controle, Keith o mata.

Os membros restantes do grupo continuam a pé até Santa Loma, onde Merrick entrega Keith e Dan ao xerife. O julgamento de Keith é realizado naquela noite. Merrick, que começou a duvidar da justiça da lei, intercedeu em favor dele, mas apesar de seus esforços, ele foi considerado culpado e sentenciado a morrer por enforcamento. Na manhã seguinte, uma perturbada Ann acusa Merrick de não ter a certeza de que mandou prender o homem certo. Revoltado, ele arranca o distintivo e o relógio cai de seu bolso. Vendo a inscrição "Para Dan", ele percebe que Dan matou seu irmão. Depois de acusar Roden de dar tudo a Ed e nada a ele, Dan atira em seu pai e corre. Merrick mata Dan e Ann, agradecida, o abraça.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Walter Doniger, “Embrutecidos pela Violência” é um interessante faroeste produzido pela Warner Brothers em 1951.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Walsh é de primeira linha, assim como a fotografia em preto e branco a cargo de Sidney Hickox.

No elenco, destacam-se as atuações de Walter Brennan e Kirk Douglas, seguidas pela de John Agar.

Enfim, “Embrutecidos pela Violência” é um filme que recomendaria apenas para os amantes de faroestes.

CAA