Filmes por gênero

SUBLIME OBSESSÃO (1954)

Magnificent obsession
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sublime expiação (Portugal)
Le secret magnifique (França, Bélgica)
La magnifica ossessione (Itália)
Obsesión (Espanha)
Sublime obsesión (Venezuela)
Die wunderbare Macht (Alemanha, Austria)
En läkares samvete (Suécia)
Den store læge (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama
Direção: Douglas Sirk
Roteiro: Robert Blees, Victor Heerman
Produção: Ross Hunter
Música Original: Frank Skinner
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Russell Metty
Edição: Milton Carruth
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Emrich Nicholson
Figurino: Bill Thomas
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie Carey, Corson Jowett
Efeitos Especiais: David Horsley
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Jane Wyman Helen Phillips
Rock Hudson Dr. Bob Merrick
Agnes Moorehead Nancy Ashford
Barbara Rush Joyce Phillips
Otto Kruger Edward Randolph
Gregg Palmer Tom Masterson
Paul Cavanagh Dr. Henry Giraud
Sara Shane Valerie
Richard H. Cutting Dr. Derwin Dodge
Judy Nugent Judy
Helen Kleeb Sra. Eden
Rudolph Anders Dr. Albert Fuss
Fred Nurney Dr. Laradetti
John Mylong Dr. Emil Hofer
Alexander Campbell Dr. Allan
Mae Clarke Sra. Miller
Harvey Grant Chris Miller
Joseph Mell Dan
Harold Dyrenforth Sr. Jouvet
Gail Bonney Phyllis
Lucille Lamarr Enfermeira
Jack Gargan Médico
Charles Victor Médico
Paul Levitt Anestesista
Robert Williams Sgt. Burnham da Polícia
Will White Sgt. Bill Ames da Polícia

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Jane Wyman)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na pequena cidade de Brightwood, o milionário playboy Bob Merrick sofre um acidente em seu barco, o que faz com que o único aparelho ressuscitador da região seja solicitado para salvar sua vida.  Logo depois, o médico proprietário do hospital que cedeu o aparelho, Dr. Wayne Phillips, sofre um ataque cardíaco e morre por falta do ressuscitador.  Dias depois, Helen Phillips, viúva de Wayne, examina os papéis deixados pelo marido em seu consultório, ocasião em fica perplexa com a enorme quantidade de cartas de agradecimentos por ele recebidas de seus clientes. A Sra. Eden a procura e tenta pagar US$ 4 mil de dívidas para com Wayne, alegando que ele tinha se recusado a receber qualquer valor por seus inestimáveis serviços.  Helen recusa-se a receber o dinheiro, mas em seguida fica abalada ao saber, por seu advogado e namorado de Joyce, Tom Masterson, que a família foi deixada em dificuldades financeiras.

Quando Helen deixa o hospital, encontra Bob, fraco e aturdido, à beira da estrada.  Ele acabara de fugir do quarto em que se achava internado.  Sem reconhecê-lo, propõe-se a levá-lo até a cidade.  No caminho, ele tenta flertar com ela, mas Helen lhe diz ser a viúva do Dr. Wayne.  Perturbado ao saber que seu acidente foi responsável pela morte do médico, ele tenta deixar o carro mas cai na estrada.  Helen o leva de volta ao hospital, onde descobre sua identidade.

Na semana seguinte, antes de deixar o hospital, Bob vai ao consultório de Wayne e oferece à Helen um cheque de US$ 25 mil, mas ela não o aceita por considerá-lo dinheiro sujo.  À noite, embriagado, Bob bate com seu carro defronte à casa de um amigo de Wayne, o pintor Edward Randolph.  Ele desmaia e, na manhã seguinte, por intermédio de Edward, sabe que Wayne acreditava na filantropia como fonte de energia.  Logo a seguir, ele volta a se encontrar com Helen e, ao tentar uma aproximação, ela o evita e, ao correr, é atropelada por um carro, perdendo a visão por conta de um coágulo de sangue no cérebro.

Apresentando-se como Robbie Robinson, Bob torna-se amigo de Helen e, sem que ela saiba, começa a ajudá-la financeiramente.  Ele passa a visitá-la com freqüência e os dois terminam se apaixonando.  Contando com a ajuda de Tom, Bob deposita fundos na conta do hospital, compra a casa de Helen para provê-la de uma boa renda e faz com que ela decida ouvir a opinião de famosos neurocirurgiões suíços.  Assim, numa de suas visitas, ele ouve de Helen, que não suspeita que ele se ache por trás de tudo, que está indo à Suíça para se submeter a alguns testes.  Joyce chega e, reconhecendo Bob, pede-lhe reservadamente que deixe sua mãe em paz.

Em Zurich, os médicos são contra a realização de uma cirurgia por não terem esperança de que ela possa ser bem-sucedida.  Helen volta ao seu quarto de hotel, em companhia de Joyce e de sua melhor amiga, Nancy Ashford.  À noite, quando se encontra sozinha, desaba a chorar até que batem à sua porta.  É Bob que, informado pelos médicos, viajara apressadamente ao seu encontro.  Quando Joyce retorna, momentos depois, percebe a alegria da mãe e conclui que ela se acha apaixonada por Bob.

Após fazerem um tour pela cidade, Helen e Bob dançam até altas horas.  Sentindo que ela o ama, ele revela sua verdadeira identidade e a pede em casamento.  Embora Helen admita que por instinto sabia a verdade, ela se recusa a dar uma resposta imediata, por acreditar que ele esteja agindo assim por piedade.  Bob sente-se seguro de que os dois ficarão juntos para sempre, mas na manhã seguinte descobre que Helen e Nancy desapareceram.  Por semanas, ele a procura sem êxito.

De volta aos Estados Unidos, Bob retoma seus estudos de medicina, abandonados há bastante tempo, e após vários anos torna-se um famoso cirurgião de cérebro.  Certo dia, ao voltar para casa, encontra Edward, que lhe diz que Helen acha-se em coma num hospital do Novo México.  Ele viaja imediatamente e, após estudar seu prontuário, verifica que a única possibilidade de tentar salvar sua vida está na retirada de seu antigo coágulo de sangue.

A delicada cirurgia demora horas, mas é bem-sucedida.  Ao acordar, ela sente que Bob encontra-se a seu lado e que sua visão dá ligeiros sinais que está voltando.  Os dois finalmente acham-se seguros de que serão felizes para sempre.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro homônimo de Lloyd Douglas, "Sublime Obsessão" é um dos grandes melodramas produzidos por Hollywood.  Realizado pelo cineasta Douglas Sirk, o filme é um remake do estrelado por Irene Dunne e Robert Taylor em 1935.  Embora esteja longe de ser o melhor trabalho de Sirk, é provavelmente um dos mais importantes.

Partindo de um roteiro razoável, Sirk apresenta uma direção consistentemente boa, no que é ajudado por um excelente trabalho de todo seu elenco, com destaque para as atuações de Jane Wyman, indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e de Agnes Moorehead.  Embora tenha trabalhado anteriormente em diversos filmes, foi através de "Sublime Obsessão" que Rock Hudson chegou ao estrelato.

O filme apresenta, ainda, uma ótima trilha sonora, com algumas músicas de Frédéric Chopin, bem como, uma bela fotografia em tecnicólor.

 
CAA