Filmes por gênero

MACBETH - REINADO DE SANGUE (1948)

Macbeth
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Macbeth - der Königsmörder (Alemanha)
Makbet (Polônia)
Макбет (União Soviética, Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Histórico
Direção: Orson Welles
Roteiro: Orson Welles
Produção: Orson Welles
Música Original: Jacques Ibert
Fotografia: John L. Russell
Edição: Louis Lindsay
Direção de Arte: Fred A. Ritter
Figurino: Adele Palmer, Fred Ritter
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Garry A. Harris, John Stransky Jr.
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Orson Welles Macbeth
Jeanette Nolan Lady Macbeth
Dan O'Herlihy Macduff
Edgar Barrier Banquo
Erskine Sanford Duncan
John Dierkes Ross
Keene Curtis Lennox
Jerry Farber Fleance
Peggy Webber Lady Macduff
Roddy McDowall Malcolm
Lionel Braham Siward
Archie Heugly Siward, jovem
Alan Napier A Holy Father
Morgan Farley Médico
Brainerd Duffield 1º assassino
William Alland 2º assassino
Robert Alan 3º assassino
George Chirello Seyton
Charles Lederer Bruxo

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Grande Prêmio Internacional (Orson Welles)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No século XI, ao voltarem a cavalo de uma vitória militar, Macbeth e Banquo, um general do exército do rei, se deparam, no caminho, com três misteriosas bruxas. As estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro da dupla e Macbeth acredita nelas quando a primeira se realiza, quase que imediatamente, pelo fato do arquiduque de Cawdor ser preso por traição e o ducado ser oferecido a ele que passa assim a ser o novo arquiduque.

Na ocasião, ele comenta com sua mulher, Lady Macbeth, que as misteriosas bruxas haviam igualmente previsto que, num segundo momento, ele seria coroado rei. Tais previsões fazem com que o casal passe a tramar a morte do Rei Duncan. Assim, quando este se programa para passar a noite em seu castelo de Inverness, na Escócia, o casal decide assassiná-lo durante sua estada lá. Nesse sentido, Lady Macbeth prepara uma poção que misturada ao vinho, fará com que os guardas do castelo durmam embriagados. Horas depois, quando todos estão a dormir, ela entrega ao marido um par de adagas, para que ele assassine o rei. Inicialmente, hesitante, Macbeth concorda em cometer o crime após sua mulher questionar sua masculinidade.

Quando Macduff, o arquiduque de Fife, chega e encontra o rei assassinado, seus gritos de traição despertam o castelo inteiro. Fingindo indignação, Macbeth corre e apunhala os guardas do castelo, antes que eles consigam falar em sua defesa. Mais tarde, desconfiando que Macbeth seja o assassino, Banquo, temendo por sua própria vida, foge para a Inglaterra com Macduff. Pouco tempo depois, Macbeth é coroado rei, mas sua felicidade é marcada pela profecia de que seu trono reverterá para descendentes de Banquo, após sua morte.

Para impedir que a profecia se cumpra, Macbeth contrata homens para matar Banquo e seu filho, Fleance, quando eles estão viajando para um banquete em seu castelo. No entanto, embora Banquo seja morto, seu filho consegue escapar. Quando o banquete está prestes a ser iniciado, Macbeth imagina ver Banquo sentado à mesa e começa a gritar incoerentemente. Sua mulher, educadamente, cancela o banquete e pede desculpas aos convidados.

Mais tarde, Macbeth evoca as três mulheres, que o aconselham a ter cuidado com Macduff. Desesperado, ele ordena o massacre da família do arquiduque de Fife, incluindo sua esposa, dois filhos e seus empregados. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Macduff reúne dez mil soldados ingleses e marcha contra o castelo de Macbeth. Naquela noite, durante um ataque de sonambulismo, Lady Macbeth morre ao cair de um muro do castelo. Pouco depois de tomar conhecimento da morte de sua esposa, Macbeth é surpreendido com a invasão do castelo pelos milhares de soldados comandados por Macduff.

imagem

Comentários

Escrito, dirigido, produzido e protagonizado pelo grande Orson Welles, “Macbeth – Reinado de Sangue” é um ótimo filme norte-americano do final dos anos 1940. Sua trama, baseada numa tragédia shakespeariana, conta a história de Lord Macbeth que, levado por profecias de três misteriosas bruxas e por sua ambiciosa e manipuladora esposa, envereda por um caminho marcado por traições e assassinatos.

Na direção, demonstrando seu completo domínio da câmera, Welles nos brinda com mais um belo trabalho, no que é ajudado pela magnífica fotografia em preto e branco assinada por John L. Russell.

No elenco, Welles brilha no papel de Macbeth, seguido pelas ótimas atuações de Edgar Barrier, Roddy McDowall, Dan O'Herlihy e Jeanette Nolan.

CAA