Filmes por gênero

PRECIPÍCIOS D'ALMA (1952)

Sudden fear
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Medo súbito (Portugal)
Le masque arraché (França)
La nuit écarlate (Bélgica)
So che mi ucciderai (Itália)
Miedo súbito (Espanha)
Eiskalte rache (Alemanha)
Avslöjad (Suécia)
Внезапный страх (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir
Direção: David Miller
Roteiro: Lenore J. Coffee, Robert Smith
Produção: Joe Kaufmann
Música Original: Elmer Bernstein
Fotografia: Charles Lang
Edição: Leon Barsha
Direção de Arte: Boris Leven
Figurino: Howard Greer, Sheila O'Brien
Maquiagem: Edwin Allen, Josef Norin
Efeitos Sonoros: T.A. Carman, Howard Wilson
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Joan Crawford Myra Hudson
Jack Palance Lester Blaine
Gloria Grahame Irene Neves
Bruce Bennett Steve Kearney
Virginia Huston Ann Taylor
Mike Connors Junior Kearney
Taylor Holmes Scott Martindale
Selmer Jackson Dr. Van Roan
Lewis Martin Bill
Estelle Etterre Eve Ralston
Arthur Space George Ralston
George Chan Julius, o mordomo
Bess Flowers Convidada

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Joan Crawford)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Jack Palance)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Charles Lang)

Oscar de Melhor Figurino em Branco e Preto (Sheila O'Brien)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Joan Crawford)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Joan Crawford)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante os ensaios de sua nova produção para a Broadway, a bem sucedida escritora Myra Hudson dispensa Lester Blaine por achar que ele não se mostra romântico o suficiente para o papel a ele atribuído. Furioso, ele critica Myra e deixa o local.

Um mês depois, Myra, que é também uma rica herdeira em São Francisco, toma um trem para casa. Surpresa, descobre que Lester também se acha a bordo e o convida para um drinque em seu compartimento. A despeito da animosidade inicial, Myra e Lester passam a viagem inteira juntos, falando de seus medos e sonhos.

Uma vez em São Francisco, o romance entre Myra e Lester torna-se firme, mas certa noite ele deixa deliberadamente de comparecer a uma festa na casa da escritora. Preocupada, ela vai ao apartamento dele onde o encontra com suas malas feitas. Quando ele declara que não conseguirá viver no ambiente de luxo e riqueza dela, Myra lhe diz que sem ele ela não é nada e o beija. Os dois terminam casando-se e, ao irem a uma festa, Lester tem sua atenção voltada para Irene Nevis, a nova namorada do advogado Junior Kearney, o qual, juntamente com o irmão Steve,  representam Myra. Mais tarde, Lester procura Irene, que foi sua primeira amante e sócia, no apartamento dela, e lhe pergunta por que ela o seguiu até São Francisco.

Irene, que tomara conhecimento do casamento de Lester através dos jornais de Nova York, faz menção ao seu passado criminoso, mas ele se recusa a ser chantageado. No entanto, ao saber por Steve que Myra está pensando em doar uma enorme soma em dinheiro para entidades de caridade, Lester pede à Irene para conseguir de Junior informações a respeito. Em seguida, a beija. Mais tarde, Irene diz a Lester que Myra está realmente destinando toda a sua enorme herança para entidades de caridade, ficando apenas com os bens que conseguiu amealhar com suas próprias peças.

Naquela sexta-feira, seu aniversário, Myra encontra-se com Steve no escritório que tem em casa, ocasião em que revela seu desejo de deixar os bens, conseguidos com suas peças, para Lester. Assim, pegando um ditafone, ela grava esse seu desejo para fazer parte de seu testamento. Quando os convidados, inclusive Irene, começam a chegar para a festa de seu aniversário, Mara suspende a gravação para recebê-los. Durante a noitada, Irene e Lester encontram-se no escritório. Na manhã seguinte, Myra descobre que, por descuido, havia deixado o ditafone ligado. Assim, ao acionar o playback, verifica horrorizada que Lester e Irene haviam ouvido a gravação de seu testamento, bem como, teriam se beijado e planejado sua morte para antes da 2ª feira, dia em que ela efetivaria sua doação e assinaria seu testamento.

Sentindo-se devastada, Myra tenta esconder a gravação, mas ela cai e se quebra. Enquanto Lester se acha dormindo, ela pega seu chaveiro, tira uma cópia da chave do apartamento de Irene e recoloca o chaveiro no local onde o mesmo se achava. Quando o marido se acorda, ela lhe diz que está pensando em ir até a casa de verão da família. Como esperado, ele se apressa a acompanhá-la, mas, na última hora, ela lhe pede para ir na frente pois terá que terminar um trabalho.

Sabendo que Irene não estará em casa, Myra usa sua duplicata para entrar no apartamento dela, onde pega algum papel, uma amostra de sua caligrafia e uma arma encontrada em seu closet. Deixa ainda cair no chão um lenço com um monograma de Lester. De volta à sua casa, ela forja dois bilhetes para e de Irene e Lester. Um dos bilhetes pede que Irene se encontre com Lester à meia-noite na garagem dele, enquanto o outro pede que ele vá se encontrar com ela no apartamento dela no mesmo horário.

Quando Lester retorna da casa de verão, onde ele e Irene concluíram seu plano de assassinato, Myra lhe informa que eles vão ter que ficar na cidade para participarem da festa de aniversário de sua melhor amiga. Ele mal esconde sua raiva pela mudança de planos e procura Irene para traçarem um novo e alternativo.

À noite, enquanto Lester, Irene e outros se deliciam com o coquetel servido na casa de Myra, esta consegue colocar, nas luvas de Irene, o bilhete que forjara em nome de Lester e, em seguida, cai deliberadamente na escada. Simulando uma lesão no tornozelo, Myra declara que vai ficar em casa e, enquanto Lester a carrega para o andar superior, ela põe em seu bolso o bilhete que forjara em nome de Irene. Mais tarde, depois de fingir adormecer, Myra vai armada ao apartamento de Irene onde se esconde quando esta chega com Junior. Depois que Junior vai embora, Irene sai para se encontrar com Lester na garage, conforme o bilhete recebido. Logo depois, o telefone toca, mas a pessoa desliga quando Myra atende. Embora tenha imaginado como atiraria em Lester, Myra percebe que não é capaz de matar ninguém e, enojada, deixa a arma no chão. Nesse momento, Lester chega ao apartamento e ela corre para o closet. O telefone toca novamente e, ao atendê-lo, Lester ouve a voz de Junior perguntando à Irene por que ela não atendeu à sua primeira chamada.

Ao descobrir a arma e o lenço, Lester deduz que fora enganado por Myra e foge em seu carro. Minutos antes, Myra havia conseguido deixar o apartamento a pé. Na rua, Lester a avista, começando uma incansável caçada. Na mesma hora, Irene deixa a garage de Lester usando um lenço de cabeça igual ao de Myra. Quando ela se acha perto de seu apartamento, Lester a confunde com Myra e, dominado por uma raiva incontrolável, joga o carro contra Irene, morrendo os dois. Enquanto os transeuntes se aproximam dos destroços, Myra se afasta atordoada, mas em segurança.

imagem

Comentários

“Precipícios d’Alma” é um ótimo filme noir com uma boa dose de cenas de suspense. Os últimos vinte e poucos minutos são tão marcados pelo suspense que o espectador não consegue desviar os olhos da tela por um único segundo. Por outro lado, entretanto, a beleza desse filme reside em sua simplicidade.

Realizado pelo cineasta David Miller, que contou com o excelente trabalho de fotografia de Charles Lang, o filme tem, no entanto, em seus três principais atores, o seu maior trunfo. Joan Crawford, com uma atuação magistral, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu a estatueta para Shirley Booth por seu trabalho em "A Cruz de Minha Vida". No filme, teve a oportunidade de mostrar todas as suas expressões faciais de terror, alegria, paixão, etc. Já Jack Palance, também indicado ao Oscar, perdeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Anthony Quinn, por sua atuação em "Viva Zapata". Embora não indicada a qualquer premiação, a terceira grande atuação foi a apresentada pela atriz Gloria Grahame, tendo uma participação importante na reviravolta que antecede ao surpreendente final.

CAA