Filmes por gênero

TARZAN E SUA COMPANHEIRA (1934)

Tarzan and his Mate
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tarzan et sa compagne (França)
Tarzán y su compañera (Espanha)
Tarzan e la compagna (Itália)
Tarzans vergeltung (Alemanha)
Tarzan und sein kamerad (Áustria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Cedric Gibbons
Roteiro: James Kevin McGuinness
Produção: Bernard H. Hyman
Música Original: Paul Marquardt, Fritz Stahlberg
Fotografia: Charles G. Clarke, Clyde De Vinna
Edição: Tom Held
Direção de Arte: A. Arnold Gillespie
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: James Basevi
Efeitos Visuais: Warren Newcombe, Irving G. Ries
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1943

Elenco

Johnny Weissmuller Tarzan
Maureen O'Sullivan Jane Parker
Neil Hamilton Harry Holt
Paul Cavanagh Martin Arlington
Forrester Harvey Beamish
Nathan Curry Saidi
Doris Lloyd Mrs. Cutten
Paul Porcasi Monsieur Feronde
Ray Corrigan Gorilla
Everett Brown Bearer
Yola d'Avril Madame Feronde
Desmond Roberts Henry Van Ness
William Stack Tom Pierce

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

    O explorador Harry Holt retorna à África como guia de seu amigo inglês Marlin Arlington à procura de um cemitério de elefantes, com o intuito de conseguir uma fortuna em marfim.  A viagem era disfarçada como se fosse uma expedição de caça.

Um outro desejo de Holt era tentar convencer sua antiga noiva Jane a retornar para Londres com ele.  A seu pedido, Arlington trouxe o que havia de melhor na moda parisiense.

Os dois teriam que viajar por 14 dias em plena selva até o pé do Mutia Escarpment, uma remota e difícil barreira de montanhas.  Para isso, teriam que atravessar zonas muito perigosas com rios, mata fechada, pântanos e animais selvagens.  Holt fica revoltado ao saber que dois exploradores rivais, Tom Pierce e Van Ness, haviam partido antes deles, possivelmente em direção aos campos de marfim.  Quando eles chegam próximos das montanhas, encontram os corpos de Pierce e Van Ness pendurados de cabeça pra baixo e torturados.  Logo a seguir, o safári é atacado por um grupo de nativos.  Os dois ingleses perdem vários de seus homens e só são salvos porque os supersticiosos nativos fogem ao avistarem o Escarpment.

A escalada da montanha é extremamente difícil e, quando já estão chegando ao topo, um grupo de gorilas começa a arremessar pesadas pedras contra eles, que são salvos por Tarzan que surge entre as árvores.  Logo a seguir, chegam Jane e Chetah.

Jane fica feliz em rever Holt.  Este lhe pergunta se ela não sente falta do conforto da civilização e a acompanha até a tenda onde se acham os presentes trazidos especialmente para ela: vestidos, chapéus, sapatos, meias, perfumes, artigos para maquiagem, etc.  Apesar de tudo, ela lhe diz que ama Tarzan e a selva.  Eles põem música.  Tarzan estranha aquela máquina de música e, ao ver o interesse de Jane em dançar com Harry, Tarzan pega Jane e a leva para dormir longe do safári.  

Na manhã seguinte, ele a convida para nadar.  Ao sair do rio, Jane é atacada por leões mas é salva por Tarzan.  Os dois resolvem ir sempre à frente do grupo.  Quando Tarzan decide voltar para checar o progresso do safári, Jane fica só e é atacada por um rinoceronte.  Entretanto, Tarzan chega a tempo de matar o animal com sua faca.  Logo a seguir, ela é ameaçada por um leopardo e, para se salvar, mergulha no rio onde é perseguida por um crocodilo.  Mais uma vez, Tarzan sai em seu socorro, lutando com o animal até conseguir matá-lo.  Os dois retornam e se juntam ao safári.  Lá, Tarzan toma conhecimento das verdadeiras intenções dos dois exploradores e decide não mais ajudá-los.  Jane o acompanha.  

Quando Arlington descobre que um elefante mortalmente ferido segue diretamente para o cemitério para lá morrer, ele deliberadamente fere um dos elefantes e o seu grupo passa a seguir a trilha deixada pelo animal até a entrada secreta do cemitério que fica por baixo de uma queda d'água.  Ao atravessar a entrada secreta, Arlington fica extasiado com o imenso tesouro que salta a seus olhos, ao mesmo tempo em que Harry fica extremamente nervoso.

De repente, Tarzan chega ao cemitério conduzindo vários elefantes e disposto a impedir o roubo do marfim.  Jane o acompanha e faz um apelo para que Arlington e Harry desistam da idéia.  Eles concordam e pedem para dormir aquela noite no local, por se acharem muito cansados para iniciarem o caminho de volta.

Na manhã seguinte, Tarzan sai para pescar e Arlington o segue.  Arlington atira em Tarzan que cai de uma árvore no rio.  Ao retornar ao cemitério, ele informa que Tarzan fora morto por crocodilos.  Jane não acredita.  Na realidade, Tarzan foi salvo por seus amigos macacos, que cuidam dele durante toda sua recuperação.

Quando o safári deixa o cemitério dos elefantes carregado do marfim roubado, os nativos atraem deliberadamente um bando de leões que ameaçam matar a todos.  Harry morre ao tentar salvar um dos nativos.  Arlington morre logo a seguir.  Tarzan, finalmente, chega com seus amigos macacos e elefantes e consegue afugentar os leões e resgatar Jane no último momento.

Jane promete a Tarzan que eles estarão juntos e que serão felizes por muito tempo.

imagem

Comentários

"Tarzan e sua Companheira" é, sem dúvida, o melhor filme de Tarzan.  Realizado por  Jack Conway e Cedric Gibbons, o filme é eletrizante, repleto de ação.

Johnny Weissmuller, campeão olímpico de natação, é o ator certo para o papel de Tarzan.  Atlético, convence como o homem das selvas, enfrentando grandes perigos, lutando contra um crocodilo gigante ou liderando um bando de elefantes.

Entretanto, a grande estrela do filme é Maureen O'Sullivan, a melhor Jane de todos os tempos.  Ela está surpreendentemente magnífica, esbanjando força, independência, sensualidade.  Embora se trate de um filme de Tarzan, em muitos aspectos ela se porta como o personagem principal.  Tecnicamente, ela demonstra possuir mais recursos de interpretação que Weissmuller.

O filme apresenta, ainda, um bom trabalho de efeitos especiais.

CAA