Filmes por gênero

TAXI DRIVER (1976)

Taxi driver
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Chauffeur de taxi (Canadá)
Soferul de taxi (Romênia)
Taksist (Croácia)
Taksikuski (Finlândia)
Taxisjåføren (Noruega)
Taksówkarz (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Produção: Julia Phillips, Michael Phillips, Phillip M. Goldfarb
Música Original: Bernard Herrmann
Direção Musical: Dave Blume, Bernard Herrmann, Jack Hayes
Fotografia: Michael Chapman
Edição: Tom Rolf, Melvin Shapiro
Direção de Arte: Charles Rosen
Figurino: Ruth Morley
Guarda-Roupa: Al Craine
Maquiagem: Irving Buchman, Dick Smith
Efeitos Sonoros: Tex Rudloff, James Fritch, Rick Alexander e outros
Efeitos Especiais: Tony Parmelee
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1977

Elenco

Robert De Niro Travis Bickle
Jodie Foster Iris Steensma
Cybill Shepherd Betsy
Harvey Keitel Sport
Albert Brooks Tom
Leonard Harris Sen. Charles Palantine
Peter Boyle Mágico
Victor Argo Melio
Garth Avery Amiga de Iris
Billie Perkins Amiga de Iris
Steven Prince Andy
William Donovan Policial
Gino Ardito Policial
Copper Cunningham Prostituta
Maria Turner Prostituta
Harry Fischler Despachante

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio Anthony Asquith de Melhor Música (Bernard Herrmann )

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Ator (Robert De Niro)

Prêmio de Melhor Música (Bernard Herrmann)

Prêmio Nova Geração (Martin Scorsese)

Prêmio Nova Geração (Jodie Foster)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Ator (Robert De Niro)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Martin Scorsese)

Prêmios David di Donatello, Itália

David Especial (Jodie Foster)

David Especial (Martin Scorsese)

Prêmios Blue Ribbon

Blue Ribbon de Melhor Filme Estrangeiro (Martin Scorsese)

Prêmios Sant Jordi de Barcelona

Prêmio de Melhor Interpretação em Filme Estrangeiro (Robert De Niro)

Prêmios Hochi, Japão

Prêmio Hochi de Melhor Filme Estrangeiro (Martin Scorsese)

Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Diretor (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster)

Prêmio de Melhor Ator (Robert De Niro)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Michael Phillips, Julia Phillips)

Oscar de Melhor Ator (Robert De Niro)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Bernard Herrmann)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Edição (Marcia Lucas, Tom Rolf, Melvin Shapiro)

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Ator (Robert De Niro)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro (Paul Schrader)

Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Robert De Niro)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Martin Scorsese)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Harvey Keitel)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Drama escrito diretamente para o cinema (Paul Schrader)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Fotografia (Michael Chapman )

Preêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Harvey Keitel)

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Album da Trilha Sonora de um Filme (Bernard Herrmann )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Travis Bickle, 26 anos, é um ex-combatente do Vietnã.  Solitário, no meio da grande metrópole, e com uma insônia crônica, ele entra no Departamento de Pessoal de uma Empresa de Táxis a fim de se registrar como motorista do turno da noite.

Ele passa a trabalhar seis a sete dias por semana, das 18:00h às 06:00h da manhã.  Sozinho, quando deixa o trabalho, caminha pelas ruas do bairro pornô, entrando às vezes num de seus cinemas.

Ao ver uma jovem e bela loura caminhando pelas ruas de Manhattan, ele se sente atraído por ela.  Ela é Betsy, uma voluntária que trabalha nos escritórios da campanha presidencial do Sen. Charles Palantine.  Um dia, não suportando vê-la apenas de longe, ele entra no escritório onde ela se encontra e puxa conversa, dizendo-lhe que a acompanha de longe há bastante tempo.  Intrigada com a abordagem, ela termina aceitando encontrar-se com ele no final da tarde.

Na hora marcada, eles vão até o 'Charles Coffee Shop' onde conversam enquanto fazem um lanche. Antes de saírem, ele lhe pergunta se gostaria de ir ao cinema com ele num outro dia.  Ela concorda, mas percebe quão diferente e excêntrico ele é.

Em outro dia, quem entra em seu táxi é o candidato Charles Palantine.  Durante o trajeto, Travis diz que o admira e fala dos problemas da cidade.  Sua próxima passageira é Iris Steensma, uma prostituta de apenas 12 anos, que está tentando fugir de um homem mais velho, mas este abre a porta do carro e a arrasta para fora, deixando uma nota de US$ 20 como pagamento.

No dia combinado, Travis leva Betsy até um cinema pornô da Rua 42.  Ela se sente ofendida, mas ele lhe garante que se trata de um bom filme.  Logo nas primeiras cenas, Betsy levanta-se e sai do cinema.  Travis sai em seguida e lhe pede desculpas.  Ela apanha um táxi e vai embora.  Por telefone, ele tenta mais uma vez se desculpar, mas ela não o atende.

Travis resolve comprar umas armas.  O vendedor pergunta-lhe, então, se ele não está também interessado em drogas, ao que ele responde que não.  Com o passar do tempo, vai crescendo nele  um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.

Dias depois, ele se encontra novamente com Iris, a jovem prostituta de 12 anos.  Esta o leva até um quarto de hotel.  Uma vez lá, ele demonstra estar mais interessado em iniciar uma amizade do que em fazer sexo.  Assim, ele tenta persuadi-la a largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola.

Para exorcizar sua vida atormentada e fazer algo pelo qual seja lembrado, ele se volta para uma solução violenta e destrutiva.  Assim, articula um atentado contra Palantine.  Aproveitando que o político está falando para uma multidão na Columbus Circle, ele se infiltra entre os presentes mas, antes de chegar perto o suficiente, seus planos vão por terra graças à presença dos guardas do Serviço Secreto.  Frustrado, ele resolve procurar Iris.

Ao encontrar Sport, o cafetão que a explora, Travis, a sangue frio, o alveja no estômago.  Logo depois, ao passar pelo gerente do hotel, atira em sua mão direita.  Embora mortalmente ferido, Sport alveja Travis no lado esquerdo de seu pescoço.  A seguir, ele é atingido no ombro direito por uma bala do capanga do Mafioso.  A luta que se trava só acaba quando Travis verifica que os três homens encontram-se mortos.  Ele, então, tenta o suicídio, mas a arma falha.

A polícia chega.  Travis é levado para um hospital.  Os jornais e o povo o vêem como um herói, por ter livrado a cidade de três marginais.  Iris volta para a casa dos pais.

Recuperado, física e mentalmente, Travis retoma seu trabalho como taxista.  E, para sua surpresa, um dos seus primeiros passageiros, é Betsy.  Os dois conversam normalmente e, ao chegarem ao destino, Betsy tenta pagar a corrida mas Travis não aceita.  Em seguida, o táxi se afasta enquanto, pelo retrovisor, ele vê Betsy parada na calçada.

imagem imagem imagem

Comentários

"Taxi Driver" é um ótimo filme que procura retratar a alienação que ocorre na sociedade urbana, assim como, a violência estampada nas manchetes dos jornais.

Realizado pelo grande cineasta, Martin Scorsese, o filme contrasta momentos de violência com outros românticos.  Além da eficiente direção de Scorsese, o filme apresenta uma maravilhosa trilha sonora, composta por Bernard Herrmann.

No que tange ao quesito elenco, um dos pontos fortes do filme, os grandes destaques são as atuações de Robert De Niro e Jodie Foster.

Enfim, "Taxi Driver" é mais um clássico e imperdível filme de Martin Scorsese.

CAA