Filmes por gênero

MEUS SONHOS TE PERTENCEM (1949)

My dream is yours
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Meus sonhos pertencem-te (Portugal)
Il y a de l'amour dans l'air (França)
Musica per i tuoi sogni (Itália)
Mi sueño eres tú (Espanha)
Mein traum bist du (Alemanha, Austria)
Du er alle mine drømme (Dinamarca)
Jazzflickan (Suécia)
Godzina marzen (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Harry Kurnitz, Dane Lussier
Produção: Michael Curtiz, George Amy
Música Original: Harry Warren
Direção Musical: Ray Heindorf
Coreografia: LeRoy Prinz
Fotografia: Ernest Haller, Wilfred Cline
Edição: Folmar Blangsted
Direção de Arte: Robert Haas
Figurino: Milo Anderson
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Joe Hadley
Efeitos Sonoros: Charles David Forrest, C. A. Riggs
Efeitos Especiais: Edwin DuPar
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Doris Day Martha Gibson
Jack Carson Doug Blake
Lee Bowman Gary Mitchell
Adolphe Menjou Thomas Hutchins
Eve Arden Vivian Martin
S. Z. Sakall Felix Hofer
Selena Royle Freda Hofer
Edgar Kennedy Tio Charlie
Sheldon Leonard Grimes
Frankie Carle Ele próprio
Ada Leonard Ela própria
Sandra Gould Mildred
Iris Adrian Peggy
Leonard Bremen Louis
Kenneth Britton Richards
Jan Kayne Polly
Duncan Richardson Freddie
Robert Carson Jeff
Don Brodie Engenheiro da Estação de Rádio
Tristram Coffin Maître
Harold Gerard Fotógrafo
Jack Kenny Motorista de táxi
James Flavin Garçom
Leo White Garçom

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Los Angeles, o popular cantor de rádio, Gary Mitchell, recusa-se a assinar um novo contrato com seu patrocinador, Felix Hofer, deixando furioso seu empresário, Doug Blake.  Gary convida Doug para ser seu secretário em seu novo programa, mas o sonho deste é o de encontrar um novo "Gary Mitchell".  O chefe de Doug, Thomas Hutchins, pede-lhe que faça o impossível para convencer Gary a assinar o contrato com Hofer, mas ele prefere se demitir.

Em Nova York, depois de procurar sem sucesso por um cantor para empresariar, Doug finalmente ouve Martha Gibson, uma jovem operadora de um serviço de Jukebox, interessando-se por ela.  Ela aceita sua proposta e, após alguns desencontros, os dois finalmente partem para a Califórnia, ocasião em que Martha, uma viúva de guerra, vê-se forçada a deixar seu filho Freddie com seu tio Charlie.

Em Los Angeles, ao se apresentar para Hofer, este não gosta de sua movimentada forma de cantar jazz.  Gary a conhece e, sentindo-se por ela atraído, a convida para almoçarem juntos.  Por outro lado, Doug continua determinado a fazer de Martha uma cantora de sucesso.  A fim de ajudá-la, ele convence Vivian Martin, secretária de Hutchins, a dividir seu apartamento com Martha, enquanto tenta sem sucesso conseguir-lhe um emprego.  A jovem até consegue um trabalho numa Casa Noturna, mas as condições que lhe são oferecidas são tão ruins que ela desiste.

Algum tempo depois, Doug embarca Freddie para a California, fazendo com que a irritada Vivian aceite o garoto em seu apartamento.  Certo dia, ao ouvir Martha cantar para Freddie, ele percebe que sua força está nas baladas e não no jazz.  A fim de conseguir dinheiro para investir na carreira da jovem, Doug vende o carro de Vivian e faz com que ela tenha oportunidade de cantar numa rádio.  Seus esforços, entretanto, são inúteis depois que Hofer ouve sua apresentação.

Um dia, por se achar embriagado, Gary não tem condições de se apresentar na rádio, ocasião em que Martha o substitui.  Desta vez, Hofer fica encantado com sua performance e demite Gary, por seu estado de embriaguez.  Logo a seguir, Martha tenta encontrar Gary, por quem se acha apaixonada, mas não o consegue, pois ele havia se metido numa farra.

Certa noite, após ler uma história para Freddie, Doug pede Martha em casamento, mas ela recusa o pedido por se achar ainda apaixonada por Gary.

Tentando ajudar o amigo, Doug pede a Hutchins que volte a aceitar Gary como seu cliente, e quando este se recusa a fazê-lo, consegue que o amigo se apresente num nightclub em Cocoanut Grove.  Mostrando-se inseguro, Gary é ajudado por Martha a terminar seu número com sucesso.

Ao final, a jovem percebe que, enquanto Gary é uma pessoa extremamente vaidosa e egoísta, Doug é generoso e a ama, resolvendo retribuir o amor que ele sente por ela.

imagem

Comentários

"Meus Sonhos Te Pertencem" é uma divertida comédia musical, baseada numa história de Paul Finder Moss e Jerry Wald.  Depois de sua brilhante estréia no cinema em "Romance em Alto Mar", Doris Day volta a contracenar com Jack Carson neste seu segundo filme, igualmente dirigido pelo mestre Michael Curtiz.
Sua trama gira em torno de um empresário que procura um novo cantor de rádio para substituir seu amigo Gary Mitchell, quando este se recusa a assinar um novo contrato com seu patrocinador.  Embora a história seja interessante e a direção de Michael Curtiz perfeita, o conjunto da obra é inferior ao filme de estréia.

Como sempre, Doris Day interpreta magnificamente bem diversas canções, mas a trilha sonora é bastante fraca.  A música "Freddie Get Ready", de Harry Warren e Ralph Blane, adaptação da "Rapsódia Húngara nº 2", de Franz Liszt, é tocada numa seqüência de sonhos mostrada através de desenhos animados.

 

CAA