Filmes por gênero

O BEIJO DA MORTE (1947)

Kiss of death
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O denunciante (Portugal)
Le carrefour de la mort (França, Bélgica)
El beso de la muerte (Espanha, México)
Il bacio della morte (Itália)
Der todeskuß (Alemanha, Austria)
Angivaren (Suécia)
Pocalunek smierci (Polônia)
Kus des doods (Holanda)
Поцелуй смерти (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Crime, Drama, Suspense
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Ben Hecht, Charles Lederer
Produção: Fred Kohlmar
Música Original: David Buttolph
Fotografia: Norbert Brodine
Edição: J. Watson Webb Jr.
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Leland Fuller
Guarda-Roupa: Sam Benson, Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., W.D. Flick
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Victor Mature Nick Bianco
Brian Donlevy Promotor Adjunto
Coleen Gray Nettie
Richard Widmark Tommy Udo
Taylor Holmes Earl Howser, advogado
Norman McKay Capitão Dolan
Karl Malden Sargento William Cullen
Anthony Ross Ed Williams
Robert Adler Detetive
Howard Smith Warden
Mary Morrison Madre Superiora
Eva Condon Freira no Orfanato
Harold Crane Sr Moremann
Mildred Dunnock Sra. Rizzo
Eda Heinemann Sra. Keller
Marilee Grassini Rosaria
Tito Vuolo Luigi
Harry Cooke Motorista de taxi
Pat Malone Policial
Jack Rutherford Policial

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (Richard Widmark)

Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça

Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (Ben Hecht, Charles Lederer)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Richard Widmark)

Oscar de Melhor História Original (Eleazar Lipsky )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na véspera de Natal, o ex-condenado Nick Bianco e seus três comparsas roubam uma joalheria localizada no andar superior de um arranha-céu de Nova York. Antes de saírem do edifício, no entanto, o proprietário dispara o alarme. Na tentativa de escapar, Nick assalta um policial, mas é ferido na perna e preso.

O promotor-adjunto, Louis D'Angelo, tenta persuadir Nick a delatar seus cúmplices em troca de uma sentença leve. No entanto, confiante de que o seu advogado, Earl Howser, e os tribunais vão cuidar de sua esposa e de suas duas filhas, enquanto ele se achar preso, Nick se recusa a atendê-lo, sendo condenado a 20 anos de prisão.

Três anos mais tarde, na Prisão de Sing Sing , ele descobre que sua esposa cometeu suicídio, e suas filhas foram enviadas para um orfanato. Mais tarde, ele encontra seu obituário num jornal e descobre que sua esposa estava preocupada com questões financeiras antes de sua morte.

Ao ser visitado na prisão por Nettie Cavallo, uma jovem que costumava cuidar de suas filhas, ele toma conhecimento de que sua esposa fora estuprada por Pete Rizzo, um dos seus cúmplices. Revoltado, ele decide contar tudo para D'Angelo, mas devido ao tempo passado, a informação não pode ser usada para reduzir sua sentença, fazendo com que ele opte por um acordo de delação premiada para conseguir sua liberdade.

Ao ser liberado em liberdade condicional, Nick visita Nettie, a quem declara seu amor. Por outro lado, continuando a colaborar com D'Angelo, ele consegue um encontro com Tommy Udo, com quem estivera em Sing Sing, o qual o leva a diversos clubes onde narcóticos são consumidos, bem como lhe fala sobre um assassinato por ele cometido para fazer com que a polícia o prendesse. Tais informações levam ao indiciamento de Udo, pelo crime cometido no passado, bem como, à liberdade de Nick.

Quando Udo é levado a julgamento, Nick, agora casado com Nettie, reluta em testemunhar contra ele, mas percebe que tem obrigação de sustentar sua palavra. No entanto, apesar do testemunho de Nick e de outras evidências, Udo termina absolvido.

Certo de que Udo vai buscar vingança, e convencido de que a polícia não será capaz de protegê-lo e a sua família, Nick envia Nettie e as crianças para o interior.

Dias depois, ao se encontrarem, Nick adverte Udo para ficar longe de sua família, dizendo-lhe que o problema é um assunto estritamente dos dois. Assim, antes de voltar a se encontrar com ele, e pensando na possibilidade de ser por ele emboscado, Nick combina com D'Angelo uma forma de ter uma proteção policial. No encontro que se dá em um determinado restaurante, depois de uma provocação, Udo atira em Nick, mas é cercado rapidamente pela polícia e, ao tentar escapar a pé, é baleado na rua. Ele sobrevive, mas é preso. Por outro lado, embora gravemente ferido, Nick sobrevive e, ao lado de Nettie e das crianças, sonha com uma vida pacífica e feliz.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Henry Hathaway, a partir de um roteiro escrito por Ben Hecht e Charles Lederer, “O Beijo da Morte” é um ótimo filme ‘noir’ produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1947. Sua trama, baseada numa história de Eleazar Lipsky, consegue prender a atenção do espectador ao longo de toda a projeção. Por outro lado, a direção de Hathaway é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim.

No elenco, a grande surpresa é a estreia no cinema de Richard Widmark como ator, quando nos brinda com uma excelente atuação, que lhe valeu o prêmio Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e uma indicação ao Oscar da mesma categoria.

CAA