Filmes por gênero

TORMENTA SOB OS MARES (1954)

Hell and high water
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Inferno (Austria, Alemanha)
Le démon des eaux troubles (França, Bélgica)
El diablo de las aguas turbias (Espanha)
Operazione mistero (Itália)
O demónio dos mares (Portugal)
Havets demoner (Suécia)
Merten paholaiset (Finlândia)
Atomforsker forsvundet (Dinamarca)
Demonen der diepte (Holanda)
Ад в открытом море (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Suspense
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller, Jesse Lasky Jr.
Produção: Raymond A. Klune
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: James B. Clark
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Leland Fuller
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Eugene Grossman, Roger Heman Sr.
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Richard Widmark Capitão Adam Jones
Bella Darvi Denise Montel
Victor Francen Prof. Montel
Cameron Mitchell Brodski, operador de sonar
Gene Evans Chefe Holter
David Wayne Tripulante do rebocador
Stephen Bekassy Neuman
Richard Loo Hakada Fujimori
John Wengraf Coronel Schuman
William Yip Ho-Sin
Wong Artarne Chin Lee
Ramsay Williams Tenente
Beal Wong Oficial chinês
Ray Saunders Soldado chinês
John McKee Soldado chinês
George Lee Oficial japonês
Lane Nakano Marinheiro japonês
Ashley Cowan Marinheiro britânico
Harry Carter Contramestre
Leslie Bradley Sr. Aylesworth
Eugene Borden Repórter francês
Peter Camlin Repórter francês
Norman Dupont Repórter francês
Robert Williams Repórter
Harlan Warde Fotógrafo

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Bella Darvi)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Samuel Fuller)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1953, a comunidade científica mundial se mostra perplexa quando o cientista francês, Prof. Montel, desaparece e, após quatro semanas, as autoridades acreditam que ele voluntariamente viajou para a Cortina de Ferro, a exemplo do que havia ocorrido recentemente com quatro outros cientistas. Enquanto isso, o antigo capitão da Marinha dos EUA, Adam Jones, chega à Tóquio depois de receber um misterioso pacote contendo US$5.000. Na capital japonesa, ele conhece Hokado Fujimori, que o leva a uma sala secreta, onde ele encontra Montel e seus colegas, um grupo de cientistas internacionais, empresários e estadistas que suspeitam que as forças comunistas estejam construindo uma Base atômica em alguma ilha localizada ao norte do Japão.

Na ocasião, Montel afirma que, na qualidade de cidadãos, eles podem conduzir uma investigação sem qualquer interferência política. Em seguida, ele oferece US$45.000 a Jones para que ele comande um antigo submarino japonês, reformado, de modo a seguir o cargueiro chinês Kiang Ching, o qual tem feito entregas suspeitas naquela área. Jones, relutantemente, concorda com a proposta, desde que o submarino seja armado e ele tenha permissão para contratar alguns de seus ex-marinheiros navais.

Na véspera de Jones realizar um teste de mergulho, chega a notícia de que o Kiang Ching havia zarpado. Apesar de seus protestos, por considerar indispensáveis o teste de mergulho e a inspeção dos tubos de torpedos, ele se vê obrigado a seguir o cargueiro chinês. Pouco antes de partirem, o professor Montel embarca com sua bela assistente, a professora Denise Gerard, fazendo com que os supersticiosos tripulantes se mostrem indignados por acreditarem que mulher a bordo traz má sorte.

Durante a viagem, eles são detectados por um submarino chinês. Ao serem contactados, os chineses não aceitam a explicação de que se trata de uma simples expedição científica, e lançam torpedos sem aviso prévio. Incapaz de responder ao ataque com seus próprios torpedos, Jones decide mergulhar até o fundo do oceano e se esconder ali, sendo seguido pelos chineses. Depois de várias horas tensas, Jones finalmente decide retornar à superfície. Quando o submarino inimigo faz o mesmo, ele é mais rápido e o afunda.

Preocupado com as limitações do submarino, Jones insiste para voltarem à Tóquio, mas Montel salienta que o contrato por ele assinado especifica que ele só será pago quando terminada a missão. Dessa forma, eles continuam a seguir o Kiang Ching até uma ilha. Ao chegarem lá, Jones e Montel desembarcam para investigar as atividades chinesas, mas o professor fica desapontado ao detectar baixos níveis de radioatividade. Depois de um tiroteio com soldados chineses, eles retornam ao submarino levando um prisioneiro, um piloto chamado Ho-Sin, através do qual eles conseguem informações sobre outra ilha.

Ao se dirigirem para lá, uma forte tempestade deixa Montel ferido. Sentindo-se sem condições de desembarcar, ele pede que Jones leve Denise em seu lugar, já que ela é a única pessoa que pode substituí-lo por ser qualificada para coletar e interpretar os dados obtidos. Dessa forma, Denise desembarca e consegue detectar um nível extremamente elevado de radioatividade.

De volta ao submarino, Jones revela que viu um bombardeiro americano B-29 na pista de pouso da ilha, e, precisando obter mais informações, coloca o cozinheiro chinês do submarino, Chin Lee, na mesma cela de Ho-Sin. Este, acreditando que Chin Lee é um prisioneiro como ele, revela que o bombardeiro vai lançar uma bomba atômica na Coréia ou na Manchúria, no dia seguinte, de modo a fazer com que os Estados Unidos sejam considerados os responsáveis pelo ataque atômico.

Na manhã seguinte, antes que Jones vá até a ilha para sinalizar a decolagem do bombardeiro, a fim de que o submarino possa disparar contra ele, Montel vai em seu lugar. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Jones repreende Denise por não ter impedido o idoso de deixar o submarino, ocasião em que, em lágrimas, ela revela ser ele o seu pai. Pouco depois, ao receber o sinal de Montel, o bombardeiro é abatido e, ao se chocar contra o solo, a bomba atômica é detonada, destruindo a ilha.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Samuel Fuller, a partir de um roteiro escrito por Samuel Fuller e Jesse Lasky Jr., “Tormenta sob os Mares” é um bom filme norte-americano produzido em 1954 pela Twentieth Century Fox Film Corporation. Sua trama, baseada numa estória de David Hempstead, combina uma boa dose de ação, drama e suspense.   

A direção de Fuller é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Os diálogos são inteligentes, dentro de um roteiro muito bem estruturado. Merece ainda ser destacada a bela fotografia em CinemaScope, assinada por Joseph MacDonald.

No elenco, destacam-se as atuações de Richard Widmark e Bella Darvi, seguidas pela de Victor Francen no papel do Professor Montel.

CAA