Filmes por gênero

UM YANKEE EM OXFORD (1938)

A Yank at Oxford
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O estudante de Oxford (Portugal)
Vivent les étudiants! (França)
Un americano a Oxford (Itália)
Un yanqui en Oxford (Espanha)
Der lausbub aus Amerika (Alemanha, Áustria)
En yankee i Oxford (Suécia)
Branie in Oxford (Holanda)
Oxfordi diák (Hungria)
Pais: Reino Unido
Gênero: Melodrama
Direção: Jack Conway
Roteiro: Malcolm Stuart Boylan, Walter Ferris, George Oppenheimer
Produção: Michael Balcon
Música Original: Hubert Bath, Edward Ward
Fotografia: Harold Rosson
Edição: Charles Frend
Direção de Arte: Lawrence P. Williams
Figurino: René Hubert
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Efeitos Sonoros: C.C. Stevens, A.W. Watkins
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Robert Taylor Lee Sheridan
Vivien Leigh Elsa Craddock
Lionel Barrymore Dan Sheridan
Maureen O'Sullivan Molly Beaumont
Edmund Gwenn Reitor do Cardinal College
Griffith Jones Paul Beaumont
Robert Coote Sr. Marmaduke Wavertree
Claude Gillingwater Banqueiro Ben Dalton
Edmund Breon Capitão Wavertree
Tully Marshall Stephen Cephas
Peter Croft Sr. Ramsey
Noel Howlett Tom Craddock
Richard Todd Homem num evento esportivo
Doodles Weaver Bill
Norah Howard Barman
Ronald Shiner Mecânico de bicicletas

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Lee Sheridan, um jovem atleta americano, consegue uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford e viaja para a Inglaterra.  Lá, ele decide estudar história inglesa.  Na Universidade, ele tem dificuldades em se adaptar às tradições locais.

Ao conhecer Molly Beaumont, discute com ela mas termina beijando-a abruptamente.  Depois, ao sair de bicicleta, atropela o reitor.  Na loja de bicicletas, ele conhece Elsa Craddock, mulher de um senhor de mais idade.  Ela lhe empresta sua bicicleta.  Ao devolver a bicicleta, Lee convida Molly para jantar.

Lee encontra Paul Beaumont, irmão de Molly e seu maior rival, num Bar com Elsa e os dois terminam brigando.  Paul é apanhado e punido pelo reitor.  Paul continua a sair com Elsa e, quando o marido dela a procura no quarto de Paul, Lee diz que tem estado com ela.  Lee é punido pelo reitor e Molly não quer mais vê-lo.

Dan Sheridan, pai de Lee, chega à Oxford e, ao saber da situação do filho, aconselha-o a escrever uma carta à Molly.  Esta acredita que Lee deve estar protegendo alguém.  Dan procura Elsa, compra um livro e lhe pede para ajudar Lee.  Elsa procura o reitor e esclarece a situação.

Paul procura Lee para cumprimentá-lo e os dois terminam sendo os responsáveis pela grande vitória de Oxford sobre Cambridge quando da realização da famosa regata anual entre as duas Universidades.

imagem

Comentários

"Um Ianque em Oxford" é um filme leve, delicioso, realizado na Inglaterra, às vésperas da 2ª Guerra Mundial.  O diretor americano, Jack Conway, parte de um roteiro simples e consegue desenvolver a trama de forma inteligente.

Um dos pontos fortes do filme está na atuação de grande parte de seu elenco.  Vivien Leigh está ótima no papel da jovem Sra. Elsa Craddock.  A grande atriz estouraria no ano seguinte, ao viver Scarlett O'Hara em "... E o Vento Levou" e faria um novo par romântico com Robert Taylor a seguir, em "A Ponte de Waterloo", 1940.  Destacam-se, ainda, as interpretações de Robert Taylor, de Maureen O'Sullivan, a melhor Jane dos filmes de Tarzan e mãe de Mia Farrow, de Lionel Barrymore e de Edmund Gwenn.

CAA