Filmes por gênero

LÁBIOS DE FOGO (1957)

Fire down below
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fuego escondido (Espanha)
Fuoco nella stiva (Itália)
L'enfer des tropiques (França)
Spiel mit dem feuer (Austria, Alemanha)
Karibisk hamn (Suécia)
Ild i lasten (Dinamarca)
Intohimojen satama (Finlândia)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Direção: Robert Parrish
Roteiro: Irwin Shaw
Produção: Ronald Kinnoch, Irving Allen
Música Original: Kenneth V. Jones, Arthur Benjamin, Douglas Gamley
Coreografia: Tutte Lemkow
Fotografia: Desmond Dickinson
Edição: Jack Slade
Figurino: Pierre Balmain
Guarda-Roupa: John McCorry
Maquiagem: Freddie Williamson
Efeitos Sonoros: J.B. Smith, Peter Davies, David R. Elliott
Efeitos Especiais: Cliff Richardson
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Rita Hayworth Irena
Robert Mitchum Felix Bowers
Jack Lemmon Tony Finn
Herbert Lom Harbor Master
Bonar Colleano Ten. Sellars
Edric Connor Jimmy Jean
Peter Illing Capitão do 'Ulysses'
Joan Miller Sra. Canaday
Anthony Newley Miguel
Eric Pohlmann Proprietário do hotel
Lionel Murton Americano
Bernard Lee Dr. Sam Blake
Maya Koumani Simone, garçonete
Murray Kash Atendente do Bar
Brian Blades Dançarino
Gina Chare Dançarina
Barbara Lane Dançarina
Greta Remin Dançarina
Shirley Rus Dançarina
Lorna Wood Dançarina
Anatole Smirnoff Dançarino
Gordon Tanner Marinheiro americano
Maurice Kaufmann Marinheiro americano

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Terminada a Guerra da Coréia, os americanos Tony Finn e Felix Bowers se tornam proprietários de um navio cargueiro, o Ruby, que usam para transportar contrabando e imigrantes ilegais entre as ilhas do Caribe. Eles contam ainda com um terceiro tripulante, o negro Jimmy Jean.

Certo dia, eles são procurados por um empresário americano de Detroit. Precisando voltar para sua cidade, este lhes oferece cerca de mil e duzentos dólares para que transportem uma bela mulher, Irena, para uma ilha vizinha, explicando-lhes que ela não possui passaporte e que precisa evitar uma eventual deportação.

Na manhã seguinte, Irena embarca no Ruby. Tony sente-se fortemente atraído por ela. Sabedor do tipo de mulher que ela é, Felix faz de tudo para proteger o sócio e amigo. À noite, depois de soltarem âncora, todos vão a uma praia para assistirem a uma festa de carnaval. Lá, Irena pergunta a Felix qual a razão dele odiar tanto as mulheres, ao que ele responde que abandonara sua esposa porque ela o entediava bastante. Horas mais tarde, de volta ao Ruby, Felix invade a cabine de Irena e a toma nos braços apaixonadamente. Ela o afasta e lhe diz que está esperando por alguém que a toque com delicadeza. Ao chegarem ao destino, Felix ordena à Irena que deixe a embarcação imediatamente, forçando Tony a chamá-lo de um bruto e a dissolver sua parceria.

Alguns dias mais tarde, no hotel em que Tony e Irena fixaram residência, um funcionário ameaça entregar a bela mulher às autoridades, a menos que ela durma com ele. À noite, quando Tony a pede em casamento, ela relembra o incidente ocorrido com o funcionário e lhe diz que se acha esgotada.

A fim de ganhar dinheiro suficiente para começar uma vida nova com a bela mulher, Tony procura Felix e lhe propõe uma última viagem carregando contrabando, ao fim da qual venderiam a embarcação e dividiriam o lucro. Depois de avisar a Tony que Irena vai destruir sua vida, Felix sugere que ele pegue o Ruby e faça a viagem sozinho.

Na noite seguinte, já com a carga contrabandeada a bordo, Tony é abordado por um cruzador da Guarda Costeira. Para não ser preso, ele pula da embarcação certo de que teria sido traído por Felix. Pouco tempo depois, é aceito como membro da tripulação de um cargueiro grego. Na ausência de Tony, Irena procura Felix e lhe diz que é a ele que ela ama.

Quando o cargueiro se choca com um transatlântico, Tony fica preso com uma de suas pernas debaixo de uma enorme viga de metal. O Dr. Sam Blake, médico do Porto, depois de examiná-lo, chega à conclusão de que ele deverá ter a perna amputada, solução por ele fortemente rejeitada.

Ao tomarem conhecimento do ocorrido, Felix, Irena e Jimmy Jean chegam ao Porto. Acompanhado do médico, Felix vai até o local onde Tony se encontra e tenta convencê-lo a amputar sua perna, prometendo-lhe que ele e Irena tomarão conta dele. Em seguida, pedindo ao médico para ficar sozinho com Tony, Felix confessa que, por causa de ciúmes, o denunciara à Guarda Costeira. De repente, uma explosão por conta de produtos químicos que se achavam a bordo, liberta milagrosamente a perna de Tony.

Algum tempo depois, Irena e Felix estão em um Bar quando Jimmy Jean chega para avisá-los que Tony acabou de receber alta do hospital, em que se encontrava internado, e que se acha armado. Logo em seguida, Tony chega ao local e se dirige à mesa deles, onde pede para falar a sós com Irena. Quando, antes de atender a seu pedido, ela se volta para Felix e o beija, Tony percebe que não tem nada mais a lhe dizer. Assim, depois de pagar uma rodada de bebidas, ele se despede de todos e deixa o local.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Robert Parrish, a partir de um livro de Max Catto, ‘’Lábios de Fogo’’ é um bom filme dos anos 50. Sua trama gira em torno do relacionamento de dois amigos, proprietários de um cargueiro que transporta material contrabandeado na região do Caribe, com uma bela mulher que se acha em situação irregular por não possuir passaporte.

Parrish nos brinda com uma direção sólida e alguns bons momentos dramáticos e de suspense. Do ponto de vista negativo, acho apenas que as cenas finais foram exageradamente longas. A fotografia de Desmond Dickinson merece destaque ao apresentar belas cenas da região caribenha.

No elenco, o trio formado por Robert Mitchum, Jack Lemmon e Rita Hayworth dispensa comentários. De qualquer forma, eu destacaria principalmente a atuação de Mitchum.

CAA