Filmes por gênero

O MENSAGEIRO DO DIABO (1955)

The night of the hunter
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A sombra do caçador (Portugal)
La nuit du chasseur (França, Bélgica)
La morte corre sul fiume (Itália)
La noche del cazador (Espanha, Argentina, México)
Die nacht des jägers (Austria, Alemanha)
Trasdockan (Suécia)
Kludedukken (Dinamarca)
Ночь охотника (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Suspense
Direção: Charles Laughton
Roteiro: James Agee
Produção: Paul Gregory
Música Original: Walter Schumann
Fotografia: Stanley Cortez
Edição: Robert Golden
Direção de Arte: Hilyard M. Brown
Guarda-Roupa: Evelyn Carruth, Jerry Bos
Maquiagem: Don L. Cash, Kay Shea
Efeitos Sonoros: Stanford Houghton
Efeitos Especiais: Jack Rabin, Louis DeWitt
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Robert Mitchum Pastor Harry Powell
Shelley Winters Willa Harper
Lillian Gish Rachel Cooper
James Gleason Birdie Steptoe
Evelyn Varden Icey Spoon
Peter Graves Ben Harper
Don Beddoe Walt Spoon
Billy Chapin John Harper
Sally Jane Bruce Pearl Harper
Gloria Castillo Ruby
Cheryl Callaway Mary
Paul Bryar Bart
Michael Chapin Namorado de Ruby
Mary Ellen Clemons Clary
James Griffith Advogado do Distrito
Kay Lavelle Miz Cunninghan
Gloria Pall Dançarina

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Virgínia Ocidental, na década de 1930, ao longo do rio Ohio, o Pastor Harry Powell, um serial killer, foge da cena de seu último crime. Ele caminha por estradas rurais, pregando em pequenas cidades e racionaliza seus assassinatos dizendo a si mesmo que está punindo mulheres pecadoras e ganhando dinheiro para pregar a palavra de Deus. Em uma dessas pequenas cidades, ele é preso e condenado por dirigir um carro roubado.

Enquanto isso, um homem de uma família local, chamado Ben Harper, mata duas pessoas em um assalto bancário. Logo depois, ao chegar à sua casa, ele esconde o dinheiro do roubo dentro da boneca de pano de sua filha. Na ocasião, ele convence seus dois filhos, John e Pearl, a manter o esconderijo em segredo. Quando, finalmente, a polícia o localiza e o prende, John se mostra chocado com a brutalidade dos policiais.

Na cadeia, Harper e Powell compartilham uma mesma cela. Em suas conversas, Harper dá a entender que seus filhos têm conhecimento do local onde ele escondeu o dinheiro roubado do Banco. Algum tempo depois, quando Harper é executado por seus crimes, Powell é libertado da prisão, aproxima-se da viúva de seu companheiro de cela, Willa Harper, e termina se casando com ela.

Ele encanta a maioria dos habitantes da pequena cidade, mas John permanece desconfiado. Ele não compartilha o esconderijo do dinheiro com o padrasto e, frequentemente, lembra a irmã para manter o segredo. Por outro lado, Willa eventualmente descobre que seu novo marido está à procura do dinheiro, embora ele negue veementemente. Certo dia, no entanto, ele a mata, joga seu corpo no rio e passa a dizer que ela abandonou os filhos por uma vida de pecado. Com essa conversa, ele mantém a confiança e a simpatia dos habitantes da cidade. Dias depois, no entanto, o corpo de Willa é encontrado por Birdie Steptoe, um homem idoso que passa seus dias a beber. Receoso que as pessoas o culpem pela morte dela, ele prefere se manter em silêncio.

Enquanto isso, Powell ameaça as vidas das crianças e descobre que o dinheiro se acha escondido dentro da boneca. No entanto, elas fogem com a boneca e conseguem abrigo junto a uma mulher idosa, Rachel Cooper, que cuida de crianças sem teto. Powell vai atrás das crianças, mas Rachel o expulsa de sua propriedade. Ao anoitecer, ele retorna, mas é ferido com um tiro. Após descobrir o corpo de Willa, a polícia chegou para prendê-lo. Quando Powell é algemado, John quebra a boneca, lançando-a contra suas algemas. À medida que o dinheiro derrama, o garoto insiste que ele pode ficar com o dinheiro.

Algum tempo depois, Powell é julgado e condenado por seus crimes. Vários dos habitantes da pequena cidade, que anteriormente eram seus defensores, tentam linchá-lo, mas a polícia o retira pelas portas do fundo do edifício. Finalmente, John e Pearl têm seu primeiro Natal juntos com Rachel e sua nova família.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Charles Laughton, a partir de um roteiro escrito por James Agee, “O Mensageiro do Diabo” é um magnífico filme ‘noir’ produzido pela Paul Gregory Productions em 1955. Sua trama, baseada num romance de Davis Grubb, conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, casa-se com a viúva de um ex-companheiro de cela, unicamente para pôr as mãos numa enorme quantia, fruto de um assalto a um Banco.

Na direção, o grande ator britânico Charles Laughton, em seu segundo e último filme como diretor, realiza um excelente trabalho ao impor uma boa dose de tensão e suspense, notadamente na segunda parte do filme. Merecem ainda ser destacadas, a excelente fotografia a cargo de Stanley Cortez, e a bela trilha sonora assinada por Walter Schumann.

No elenco, Robert Mitchum brilha no papel do Pastor Harry Powell. Com atuações bastante convincentes, destacam-se Rachel Cooper e Shelley Winters.

CAA