Filmes por gênero

SUA ÚNICA SAIDA (1947)

Pursued
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La vallée de la peur (França, Bélgica)
Notte senza fine (Itália)
Perseguido (Espanha)
Noche sin final (Venezuela)
Blutrache (Austria)
Späte Rache (Alemanha)
Förföljd (Suécia)
Forfulgt (Dinamarca)
De wrekende hand (Holanda)
Преследуемый (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Suspense, Drama
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Niven Busch
Produção: Milton Sperling
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: James Wong Howe
Edição: Christian Nyby
Direção de Arte: Ted Smith
Figurino: Leah Rhodes
Guarda-Roupa: Leah Rhodes
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Francis J. Scheid
Efeitos Especiais: William C. McGann, Willard Van Enger
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Teresa Wright Thorley Callum
Robert Mitchum Jeb Rand
Judith Anderson Sra. Medora Callum
Dean Jagger Grant Callum
Alan Hale Jake Dingle
John Rodney Adam Callum
Harry Carey Jr. Prentice McComber
Scotty Hugenberg Jeb, aos 4 anos
Kathy Jeanne Johnson Thorley, aos 3 anos
Mickey Little Adam, aos 4 anos
Ernest Severn Jeb, aos 11 anos
Peggy Miller Thorley, aos 10 anos
Charles Bates Adam, aos 11 anos
Eddy Waller Ben McComber
Ian Wolfe Responsável pela investigação
Tom Fadden Ministro
Clifton Young Sargento
Ben Corbett Jurado

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jeb Rand, um garoto de três anos de idade, fica órfão quando seus pais e irmãos são assassinados dentro de sua própria casa. Adotado pela viúva Medora Callum, ele passa a conviver com Thorley e Adam, os filhos de Medora e, enquanto cresce, não se lembra do que aconteceu, mas vive atormentado por constantes pesadelos com tiros e esporas brilhantes que se movem assustadoramente, imagens que ele não consegue compreender.

Uma vez adulto, ele segue para lutar na Guerra Hispano-Americana, ocorrida em 1898, e retorna como herói. Algum tempo depois, quando se desentende com seu irmão adotivo, ao ser atacado, termina matando-o. Tal ocorrência, desperta o ódio de Medora e de sua irmã adotiva, Thorley, com quem ele pretendia se casar.

Paralelamente a esses acontecimentos, Grant Callum, cunhado de Medora, tenta por várias vezes matá-lo. Thorley aceita se casar com ele para consumar sua vingança, mas seu amor por Jeb fala mais alto e ela o ajuda a fugir do cerco de Grant e seus homens. No entanto, ao se refugiar na velha casa que pertencera a seus pais, Jeb é perseguido e encurralado. Em desvantagem, ele se rende e, quando está prestes a ser enforcado, é salvo por Medora que chega e atira em Grant, matando-o. Em seguida, ela lhe revela que foi Grant quem comandou a chacina de sua família, por vingança. O motivo da vingança, segundo Medora, foi o fato do pai de Jeb ter sido seu amante e assassino de seu marido que, por sua vez, era irmão de Grant.

Pedindo-lhe desculpas, por ter acreditado que poderia esquecer o passado, Medora lhe diz que o caminho, agora, está livre para que ele e Thorley possam viver juntos em paz.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Niven Busch, “Sua Única Saida” foi o primeiro faroeste ‘noir’ produzido por Hollywood. Partindo de um roteiro bastante original e inteligente, Walsh nos brinda com um belo trabalho de direção, marcado por muita ação e tiroteios espetaculares.

Brilhantemente fotografado em preto e branco por James Wong Howe, o filme conta ainda com uma excelente trilha sonora assinada por Max Steiner. No elenco, Judith Anderson brilha no papel da Sra. Medora Callum, seguida pelas ótimas atuações de Robert Mitchum, Dean Jagger e Teresa Wright, na época casada com o roteirista Niven Busch, com quem teve dois filhos.

CAA