Filmes por gênero

CASA DE BAMBU (1955)

House of bamboo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O mistério da casa de bambu (Portugal)
Maison de bambou (França, Bélgica)
La casa di bambù (Itália)
La casa de bambú (Espanha)
Tokio-Story (Austria, Alemanha)
Terror i Tokyo (Suécia)
Bambuszház (Hungria)
Bambushuset (Dinamarca)
Дом из бамбука (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Drama, Crime
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Harry Kleiner
Produção: Buddy Adler
Música Original: Leigh Harline
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: James B. Clark
Direção de Arte: Addison Hehr, Lyle R. Wheeler
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye, Helen Turpin
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, John D. Stack
Efeitos Especiais: Ray Kellogg
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Robert Ryan Sandy Dawson
Robert Stack Eddie Kenner
Shirley Yamaguchi Mariko
Brad Dexter Capt. Hanson
Sessue Hayakawa Inspetor Kito
Cameron Mitchell Griff
Biff Elliot Webber
Sandro Giglio Ceram
DeForest Kelley Charlie
Peter Gray Willy
Robert Quarry Phil
John Doucette Skipper
Harry Carey Jr. John
Elko Hanabusa Mulher japonesa aos gritos
Barry Coe Policial
Robert Hosai Médico
Joanna Mitchell Madre Superiora
Bob Okazaki Sr. Hommaru
Samuel Fuller Policial japonês
Neyle Morrow Cabo Davis
Clifford Arashiro Policial
Teru Shimada Nagaya

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1954, um trem militar guardado por soldados americanos e pela polícia japonesa é atacado quando trafega entre Kyoto e Tóquio. Durante o ataque, realizado com grande precisão, um sargento americano é morto, e a carga do trem de armas e munições é roubada. O crime é investigado pelo capitão Hanson, um americano, e pelo Inspetor Kito, da polícia japonesa, que cinco semanas mais tarde se preocupam quando um ladrão, chamado Webber, é baleado com algumas das balas roubadas. Quando Webber se acha à beira da morte em um hospital de Tóquio, devido a um roubo frustrado da gangue, ele se recusa a envolver seus companheiros, que presumivelmente são responsáveis pelo crime anterior.

Webber, que também é americano, revela, no entanto, que é secretamente casado com uma mulher japonesa chamada Mariko. Entre suas posses, é encontrada uma carta de um americano chamado Eddie Kenner, que deseja se juntar a ele, no Japão, após sua libertação da prisão nos EUA. Três semanas depois, Eddie chega à Tóquio e encontra Mariko, que inicialmente receia que ele seja um dos homens responsáveis pela morte do marido. No entanto, ele ganha sua confiança ao mostrar-lhe uma fotografia ao lado de Webber, ocasião em que lhe aconselha a ficar calada em relação ao seu casamento, para não ser ameaçada pelos assassinos do marido. Horas mais tarde, ele vai a uma sala de jogos, tipo fliperama, onde tenta vender “proteção” para o gerente, mas ao retornar para discutir o assunto novamente, é espancado pelo chantagista Sandy Dawson e seus capangas, Griff, Charlie, Willy e Phil, e alertado para não voltar a procurá-los.

Intrigado com a presença de Eddie no Japão, Sandy manobra para que ele seja preso. No entanto, ao tomar conhecimento de sua ficha criminosa, através de um informante secreto ligado ao Departamento de Polícia, ele muda de ideia e o convida para se juntar à sua gangue. Por outro lado, Eddie encontra-se secretamente com o capitão Hanson e o Inspetor Kito, para os quais ele está realmente trabalhando. Dias depois, ao sentir necessidade da ajuda de alguém em que possa confiar, ele convida Mariko para viver com ele como sua “menina de quimono”, embora não lhe revele sua identidade como um investigador da polícia militar. Na esperança de descobrir quem matou seu marido, ela aceita sua proposta, apesar de ser duramente criticada por seus vizinhos, que não sabem que a relação com o estrangeiro é platônica. À medida que o tempo passa, cresce em Sandy a confiança em Eddie, apesar de ele ficar chocado durante um assalto, quando um membro da gangue é morto por Griff para impedi-lo de falar. Na ocasião, Eddie também é ferido, mas Sandy faz uma exceção e o poupa.

Certo dia, Eddie confessa, a uma preocupada Mariko, que seu verdadeiro nome é Sargento Kenner, e que ele está investigando Sandy. No dia seguinte, ela, que se apaixonou por Eddie, informa o capitão Hanson e o Inspetor Kito sobre um assalto planejado, mas o informante de Sandy, repórter Ceram, o adverte que a polícia está prestes a capturá-lo. Após o assalto ser abortado, Sandy mata Griff, que ele erroneamente assumiu ter sido o informante que avisou a polícia. Ceram o informa sobre seu erro e Sandy manobra para que Eddie seja morto, pela polícia japonesa, quando de um assalto a um corretor de pérolas. No entanto, seu plano é mal sucedido e Sandy é perseguido pela polícia até um parque de diversões onde, depois de um intenso tiroteio, Eddie o mata.

Algum tempo depois, vestindo seu uniforme militar, Eddie caminha com Mariko em um parque de Tóquio.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Samuel Fuller, a partir de um roteiro escrito por Harry Kleiner, “Casa de Bambu” é um interessante filme ‘noir’ produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1955. Sua trama é marcada por uma boa dose de ação desde o seu início, quando um trem militar é atacado ao trafegar entre Kyoto e Tóquio.

Inteiramente rodado em Tóquio e Yokohama, a direção de Fuller é consistentemente boa, assim como, a fotografia em CinemaScope assinada por Joseph MacDonald. No elenco, destacam-se as atuações de Robert Ryan e Robert Stack, seguidas pela apresentada por Brad Dexter.

CAA