Filmes por gênero

CINZAS QUE QUEIMAM (1952)

On dangerous ground
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cega paixão (Portugal)
La maison dans l'ombre (França)
Neve rossa (Itália)
Valle radiactivo (Espanha)
Farlig mark (Suécia)
Pe teren periculos (Romênia)
Niebezpieczne terytorium (Polônia)
На опасной земле (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Policial
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: A.I. Bezzerides
Produção: John Houseman
Música Original: Bernard Herrmann
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: George E. Diskant
Edição: Roland Gross
Direção de Arte: Ralph Berger, Albert S. D'Agostino
Maquiagem: Mel Berns
Efeitos Sonoros: Phil Brigandi, Clem Portman, Harold McNiff, Jean L. Speak
Efeitos Especiais: Harold E. Stine, Jack Lannan
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Robert Ryan Jim Wilson
Ed Begley Capitão Brawley
Ida Lupino Mary Malden
Cleo Moore Myrna Bowers
Richard Irving Bernie Tucker
Ward Bond Walter Brent
Sumner Williams Danny Malden
Ian Wolfe Xerife Carrey
G. Pat Collins Sargento Wendell
Bud Cokes Detetive
Charles Kemper Pop Daly
Anthony Ross Pete Santos
Gus Schilling Lucky
Frank Ferguson Willows
Olive Carey Sra. Brent
Patricia Prest Julie Brent
Vince Barnett George
John Breen Garçom
Mike Lally Detetive
Ruth Lee Helen
Stephen Roberts Charlie
Tracey Roberts Peggy Santos

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jim Wilson é um policial solteiro, totalmente dedicado à sua profissão, cujos resultados são bons ou mesmo excelentes, embora alcançados através de métodos agressivos e muitas vezes à margem da legalidade, preterido por seus colegas e superiores. É também um ser de temperamento irascível, resultado de frustrações acumuladas. Ele é responsável pela investigação do assassinato de um dos seus colegas, ocorrido duas semanas antes, cujos responsáveis ainda não foram presos. Na companhia de seu parceiro e com base numa informação recebida, os dois homens chegam à casa de Myrna Bowers, cujo namorado, Bernie Tucker, pode ser um dos supostos culpados.

Depois de obter, de Myrna, o endereço do esconderijo de seu namorado, este último é preso. Ao interpelá-lo, exasperado pela insolência de Bernie, Jim o ataca. O Capitão Brawley, seu superior, o adverte, pedindo-lhe para que, no futuro, demonstre calma e moderação. No entanto, alguns dias mais tarde, ao participar de uma patrulha, Jim e seus companheiros ouvem o grito de uma mulher e descobrem que se trata de Myrna, vítima de represálias, sendo espancada por dois bandidos que são presos. Na ocasião, Jim mais uma vez se excede ao voltar a praticar atos de violência.

No dia seguinte, face aos novos atos de violência por ele praticados, o Capitão Brawley lhe comunica que ele está sendo transferido para uma área rural situada 100 km ao norte da cidade.

Ao chegar à sua nova área de trabalho, ele é indicado para elucidar o assassinato de uma jovem adolescente, Sally Brent. Assim, acompanhado por Walter Brent, pai da vítima e homem marcadamente violento e temperamental, cujo objetivo declarado é o de vingar a morte da filha, Jim inicia suas investigações.

Alguns indícios os levam a uma casa isolada onde vive Mary Malden, uma jovem e bela mulher cega. Ao ser interrogada, ela admite ter um irmão, Danny, que às vezes passa alguns dias com ela, mas que já se foi há algum tempo. Não acreditando em suas palavras, Walter tenta agredi-la, mas é impedido por Jim. Este sente-se atraído pelos encantos da jovem cega, que desenvolve um sentimento recíproco.

Pouco tempo depois, quando Walter encontra-se fora da casa, Jim e Mary conversam sobre solidão e confiança. Depois de insistir para que ele e Walter pernoitem na fazenda, Mary confessa a Jim que seu irmão encontra-se realmente escondido ali. Prometendo proteger Danny, Jim persuade Mary a convencer o irmão a se entregar à polícia.

Embora Mary o convença a se entregar a Jim, Danny muda de ideia e foge. Na perseguição que se segue, o adolescente termina caindo de um penhasco e morre. Após vê-lo de perto, Walter percebe que se trata apenas de um garoto e, compadecido, carrega seu corpo até uma casa vizinha. Poucas horas depois, em lágrimas, Mary faz uma oração ao lado do corpo do irmão e volta para casa, seguida por Jim. Quando este lhe fala sobre a possibilidade dela se submeter a uma cirurgia para recuperar sua visão, ela admite que tem medo de que um eventual fracasso venha a significar o fim de toda sua esperança.

Chorando, Mary implora a Jim que a deixe sozinha. Sentindo-se derrotado, o policial se despede e volta para a cidade. Ao se aproximar de sua casa, no entanto, ele reflete sobre o que outros lhe falaram sobre a solidão. Sentindo-se incapaz de voltar à sua antiga vida, ele retorna à fazenda, onde Mary o recebe com um apaixonado abraço.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nicholas Ray, a partir de um roteiro escrito por A.I. Bezzerides, “Cinzas Que Queimam” é um bom filme noir de meados dos anos 1950. Sua trama gira em torno de um competente, porém violento policial, cujo coração amolece ao conhecer e se apaixonar por uma jovem e bela mulher cega.

Na direção, Nicholas Ray realiza um trabalho razoavelmente bom, no que é ajudado pela excelente música de Bernard Herrmann e pelas ótimas atuações de Robert Ryan e Ida Lupino, nos papéis principais.

Enfim, “Cinzas Que Queimam” é um filme que recomendo.

CAA