Filmes por gênero

OS HOMENS DE SUA VIDA (1954)

Her twelve men
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Entre doze homenzinhos (Portugal)
Les fils de mademoiselle (França, Bélgica)
Tra due amori (Itália)
Ihre zwölf Männer (Austria, Alemanha)
Hennes tolv män (Suécia)
Jej dwunastu (Polônia)
Hänen 12 miestään (Finlândia)
Hendes tolv drenge (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Robert Z. Leonard
Roteiro: William Roberts, Laura Z. Hobson
Produção: John Houseman
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Edição: George Boemler
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Daniel B. Cathcart
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, Charles Wallace
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Warren Newcombe
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Greer Garson Jan Stewart
Robert Ryan Joe Hargrave
Barry Sullivan Richard Y. Oliver, Sr.
Richard Haydn Dr. Avord Barrett
Barbara Lawrence Barbara Dunning
James Arness Ralph Munsey
Rex Thompson Homer Curtis
Tim Considine Richard Y. Oliver, Jr.
David Stollery Jeff Carlin
Frances Bergen Sylvia Carlin
Ian Wolfe Roger Frane
Donald MacDonald Bobby Lennox
Dale Hartleben Kevin Ellison Clark III
Ivan Triesault Erik Haldeman
Stuffy Singer James Tracy Travers
Peter J. Votrian Alan Saunders
Lee Aaker Michael Elliott
Peter Adams Sr. Saunders
Jeanne Dante Sra. Saunders
Robert Médico
Jo Gilbert Enfermeira
Mary Adams Martha, enfermeira
Forbes Murray Professor
John Dodsworth Sr. Curtis
Peter Dane Pete

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jan Stewart chega à The Oaks, uma escola para rapazes com internato, a fim de iniciar uma nova etapa em sua vida como a primeira professora da instituição. O diretor da escola, Dr. Avord Barrett, que a contratou por recomendação de uma proeminente família, apesar de sua falta de experiência no ensino, lhe informa sobre os doze jovens que estarão sob seus cuidados. Naquela noite, depois que se instala em seu quarto, ela é procurada por Bobby Lennox, um dos alunos, que reclama de dor no estômago, mas recusa a oferta de medicamento. Joe Hargrave, que também ensina na escola, lhe explica que a maioria dos jovens se mostra com saudades de casa no início do ano letivo, acrescentando que muitos deles, como Bobby, têm pais que simplesmente não querem ser incomodados pelos filhos. Jan confessa-lhe sua falta de experiência e revela que se tornou viúva alguns meses atrás.

As aulas começam na manhã seguinte e Jan luta para afirmar sua autoridade sobre os alunos, recebendo conselhos de seus colegas docentes. Certa noite, ela encontra vários garotos escondendo um filhote de cachorro que veio da ninhada de um cão de Joe. Jan se compromete a falar com seu colega sobre o caso, mas quando ela o procura, ela vê quando ele chega de um encontro com a bela e rica Barbara Dunning. Joe lhe diz que não são permitidos cães no dormitório, e quando a acusa de tentar ganhar a aprovação dos seus alunos por mimá-los, os dois brigam. No dia seguinte, no entanto, Jan encontra Joe ajudando garotos a construir um cercado para o cachorro no estábulo.

Uma noite, Bobby recebe um telefonema de seus pais, que estão de férias na Riviera francesa, dizendo-lhe que ele mais uma vez vai passar o Natal na escola. Atônita com a insensibilidade dos pais do garoto, Jan o conforta. Dias depois, o milionário e viúvo Richard Oliver Sr. matricula seu problemático filho, Richard Jr., na escola. Este intimida os colegas com sua forma beligerante e, certa noite, dispara o alarme de incêndio. Como ninguém identifica o culpado, o diretor decide castigar toda a classe e Richard Jr. é atormentado e condenado ao ostracismo pelos outros garotos. Como o tempo passa e nenhuma carta chega dos pais de Bobby, Jan escreve uma carta para ele e a assina com o nome de sua mãe.

Certa noite, os garotos enganam Richard Jr ao saírem do dormitório pelo peitoril da janela e ele termina caindo e quebrando a perna. Furioso, o diretor informa Jan que o pai do garoto decidiu retirar o filho do colégio e lhe pede para que o acompanhe até sua casa em Houston. Ao chegar lá, quando ela se prepara para voltar para a escola, o garoto, em lágrimas, lhe pede para ficar. Testemunhando a cena, o pai dele cancela sua viagem de negócios para passar mais tempo com o filho. Diante daquela cena, Jan concorda em ficar no Texas por algum tempo, depois que Joe se compromete a cuidar de seus alunos. Algumas semanas mais tarde, ela, o garoto e o pai deste chegam à escola, onde Richard Jr aprende a conviver com seus colegas. Ao vê-los juntos, Joe se mostra enciumado com a afeição do pai do garoto por Jan e, depois de uma briga, ela lhe informa que vai renunciar a seu cargo.

Naquela noite, Richard Sr. propõe casamento à Jan. Como o final do ano letivo se aproxima, Dr. Barrett recebe a notícia de que os pais de Bobby não voltarão a tempo de assistirem à festa de entrega dos diplomas. Jan visita Bobby, que se acha na enfermaria, e lê uma carta supostamente escrita pela mãe dele. Ele a ouve com atenção e percebe que ela está improvisando aquela mensagem amorosa, enquanto segura uma carta de recomendação do Dr. Barrett. Em seguida, ao deixar a enfermaria, ela recebe um beijo de Joe, que lhe afirma ter ela se tornado uma grande professora, e lhe pergunta como ela pode abandonar a escola e ele próprio. Em seguida, quando ela se prepara para partir com os Olivers, seus alunos lhe dão um presente e lhe imploram para não deixá-los. Impulsivamente, Jan lhes assegura que continuará na escola e corre para os braços de Joe.



imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Robert Z. Leonard, a partir de um roteiro escrito por William Roberts e Laura Z. Hobson, “Os Homens de sua Vida” é uma comédia dramática norte-americana produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1954. Sua trama, baseada numa estória de Louise Baker, acompanha uma professora, sem maior experiência, durante um ano letivo em uma escola para adolescentes.

A direção de Z. Leonard se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de Joseph Ruttenberg é de muito boa qualidade. No elenco, destacam-se as atuações de Greer Garson, Richard Haydn e Robert Ryan.

CAA