Filmes por gênero

A VOLTA DOS HOMENS MÁUS (1948)

Return of the bad men
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Voltaram os malvados (Portugal)
Far-West 89 (França)
Gli avvoltoi (Itália)
El retorno del bandolero (Espanha)
Der Schrecken von Texas (Alemanha, Austria)
Rent hus i Oklahoma (Suécia)
Vestens terror (Dinamarca)
Rosvojen puristuksessa (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Ray Enright
Roteiro: Jack Natteford, Luci Ward, Charles O'Neal
Produção: Nat Holt
Música Original: Paul Sawtell
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: J. Roy Hunt
Edição: Samuel E. Beetley
Direção de Arte: Albert S. D'Agostino, Ralph Berger
Figurino: Renié
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Terry Kellum, Jean L. Speak
Efeitos Especiais: Russell A. Cully
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Randolph Scott Delegado Vance Cordell
Robert Ryan Sundance Kid
Anne Jeffreys Cheyenne
George Hayes John Pettit, presidente do Banco
Jacqueline White Madge Allen, filha de John Pettit
Steve Brodie Cole Younger
Tom Keene Jim Younger
Robert Bray John Younger
Lex Barker Emmett Dalton
Walter Reed Bob Dalton
Michael Harvey Grat Dalton
Dean White Billy the Kid
Robert Armstrong Wild Bill Doolin
Tom Tyler Wild Bill Yeager
Lew Harvey Arkansas Kid
Gary Gray Johnny Allen
Walter Baldwin Muley Wilson
Charles Stevens Grey Eagle
Kenneth MacDonald Coronel Markham
Minna Gombell Emily
Warren Jackson George Mason
Robert Clarke Dave
Jason Robards Sr. Juiz Harper
Polly Bailey Sra. Webster
John Hamilton Doc Greene

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1889, no território de Oklahoma, a cidade de Braxton está fechando em preparação para a corrida pelas terras próximas. A oferta de terras por parte do governo atrai não só os colonos, mas bandidos também. Um grupo de foras da lei, que inclui Sundance Kid, Wild Bill Yeager, George Mason, Billy the Kid, os irmãos Younger e Arkansas Kid, sob a liderança de Wild Bill Doolin, um veterano bandido que tem uma obstinada sobrinha, Cheyenne, também segue com eles.

Doolin planeja roubar o Banco de Braxton e usar o dinheiro roubado para financiar uma série de assaltos, seguindo depois para as novas terras. O Banco é presidido por John Pettit, cuja filha viúva, Madge Allen, trabalha como sua auxiliar. Embora as autoridades federais tentem avisar John sobre as atividades do grupo, Cheyenne intercepta seu telegrama antes que ele seja notificado.

Mais tarde, Cheyenne entrega a mensagem retida à Madge enquanto John recebe, em sua sala, a gangue, que está se passando por fazendeiros. Os bandidos são notados por Johnny, filho de Madge, que em seguida, alerta os habitantes locais sobre o roubo. Quando os moradores da cidade se dirigem ao Banco, os bandidos fogem, e durante a fuga, Cheyenne é ferida no braço.

Ela é cuidada pelo insuspeito Delegado Vance Cordell, noivo de Madge. Ao perceber suas verdadeiras intenções, Cordell tenta convencê-la a reconsiderar sua conduta criminosa, mas ela se recusa. Quando Sundance Kid, Billy the Kid e Cole Younger procuram Cheyenne no rancho de Cordell, Sundance mata Grey Eagle por se recusar a revelar o paradeiro dela.

Os bandidos, então, emboscam Cordell e libertam Cheyenne. Algum tempo depois, cavalgando atrás de Sundance, ela se lembra das palavras do Delegado e decide retornar à cidade com o dinheiro. Depois de desarmar Cole e Sundance, que ameaça vingar-se, ela se reúne com Cordell. Este se despede de Madge, que está indo passar uma temporada em Kansas City. Logo após sua partida, os últimos cidadãos de Braxton deixam a cidade e começa a corrida pelas novas terras.

Assim, surge a cidade de Guthrie, próxima à Braxton, onde John abre seu primeiro Banco. Temendo problemas com a gangue de Doolin, o Coronel Markham nomeia Cordell como o Xerife temporário da cidade. Inicialmente, ele recusa o cargo, mas ao saber que Sundance acaba de assaltar uma diligência, ele diz à Madge, que chegou à cidade para estar com ele, que precisa ajudar a colocar a gangue de Doolin frente à justiça. Ela, cujo primeiro marido foi um xerife que morreu no desempenho de suas funções, relutantemente aceita a decisão de Cordell, mas confidencia a seu pai seu receio de se casar com outro homem da lei.

Mais tarde, quando os irmãos Dalton se juntam à gangue de Doolin, o juiz Harper liberta Cheyenne, totalmente reabilitada, em liberdade condicional, sob a custódia de Cordell. Este permite que ela, agora usando seu real nome, Jeanie McBride, passe a supervisionar o telégrafo e, sem saber que ela o ama, a confia aos cuidados de Madge.

Pouco depois, a gangue de Doolin começa uma nova onda de crimes, fazendo com que Cordell mobilize os homens da cidade num esforço para contê-lo. Enquanto isso, uma ciumenta Madge confronta Cheyenne sobre seu interesse por seu noivo.

Ao descobrir que os bandidos se acham escondidos em Braxton, Cordell e seus auxiliares voltam a persegui-los. Ao encurralá-los em uma taberna da cidade, Doolin é capturado, mas Sundance e outros conseguem escapar. Para provar sua lealdade à gangue, Sundance tenta forçar Cheyenne a revelar o momento em que seu tio será transferido do local onde se encontra. Quando ela se nega a atendê-lo, ele a estrangula.

Cordell continua a perseguir os bandidos e seu último confronto se dá em Braxton, quando ele enfrenta e mata Sundance. Algum tempo depois, já casados, ele e Madge informam ao pai dela que pretendem continuar em  Guthrie, ocasião em que se surpreendem quando John anuncia que, farto da área bancária, está se mudando para a Califórnia.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Ray Enright, a partir de uma história escrita por Jack Natteford e Luci Ward, “A Volta dos Homens Máus” é um faroeste norte-americano produzido pela RKO Radio Pictures em 1948.

A direção de Enright se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Na área técnica, o que mais chama atenção é a bela fotografia em preto e branco a cargo de J. Roy Hunt.

No elenco, o maior destaque é Randolph Scott, que nos brinda com uma ótima atuação, seguida pelos atores Robert Ryan e Anne Jeffreys.

CAA