Filmes por gênero

TEMPESTADES D'ALMA (1940)

The mortal storm
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tempestade mortal (Portugal)
La tempête qui tue (França, Bélgica)
Bufera mortale (Itália)
Tormenta mortal (Espanha)
La hora fatal (México)
Tödlicher sturm (Alemanha, Austria)
Flykt undan våldet (Suécia)
Smiertelna zawierucha (Polônia)
Смертельный шторм (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Frank Borzage
Roteiro: Hans Rameau, George Froeschel, Claudine West
Produção: Frank Borzage
Música Original: Edward Kane
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Elmo Veron
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Gile Steele, Adrian
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1948

Elenco

James Stewart Martin Breitner
Margaret Sullavan Freya Roth
Robert Young Fritz Marberg
Frank Morgan Professor Viktor Roth
Robert Stack Otto von Rohn
Bonita Granville Elsa
Irene Rich Sra. Amelie Roth
William T. Orr Erich von Rohn
Maria Ouspenskaya Sra. Hilda Breitner
Gene Reynolds Rudi Roth
Russell Hicks Reitor da Universidade
William Edmunds Lehman
Esther Dale Marta, empregada dos Roth
Dan Dailey Holl, líder do Partido da Juventude
Granville Bates Professor Berg
Thomas W. Ross Professor Werner
Ward Bond Franz
Sue Moore Theresa, garçonete do Café
Dick Elliott Controlador de passaporte no trem
Rudolph Anders Hartman, oficial da Gestapo
Ted Oliver Guarda do Campo de Concentração

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1933, numa pequena cidade universitária alemã, a festa de aniversário do professor Viktor Roth é interrompida com a notícia de que Hitler havia sido nomeado chanceler. Roth, que é um não-ariano, sua filha Freya e Martin Breitner, um amigo da família que ama Freya, ficam preocupados com a ascensão de Hitler. Já os enteados do professor, Otto e Erich Von Rohn, bem como Fritz Marberg, noivo de Freya, mostram-se entusiasmados com a notícia.

Os nazistas da cidade começam a infligir violência aos seus adversários ideológicos e aos não-arianos. Os enteados de Roth saem de sua casa, Freya acaba seu noivado com Fritz e passa a corresponder ao amor de Martin, mas eles se separam quando este, que havia ajudado um amigo não-ariano a deixar o país, é preso na Áustria.

Por se recusar a reconhecer a diferença entre os sangues ariano e não-ariano, Roth perde sua posição de professor universitário e é internado num campo de concentração. Depois de gigantescos esforços para localizá-lo, sua família consegue fazer apenas uma breve visita antes de sua misteriosa morte.

Em seu caminho para a Áustria, Freya e a Sra. Roth são detidas por carregarem um manuscrito de Roth. Por causa desse incidente, Freya é forçada a permanecer na Alemanha indefinidamente. Entretanto, livre, Martin volta para Freya e, juntos, empreendem uma perigosa viagem para a Áustria através de uma difícil passagem pelas montanhas. Quando se acham a poucos minutos de alcançarem a liberdade, os dois são localizados por uma patrulha nazista chefiada por Fritz.
 
Basicamente sem alternativas, eles usam seus esquis e descem a montanha gelada em direção à Áustria. No último momento, entretanto, Freya é atingida por uma bala disparada durante a caçada. Martin a carrega e ela morre em seus braços.

imagem

Comentários

“Tempestades d'Alma” é um admirável filme do cineasta Frank Borzage, realizado quase dois anos antes dos Estados Unidos entrarem na 2ª Guerra Mundial. Baseada num livro de Phyllis Bottome, sua trama procura mostrar os horrores trazidos pela ascensão do nazismo na Alemanha hitleriana dos anos 30. Embora tenha um fim trágico, essa trama carrega consigo uma grande mensagem.

Com grandes doses de suspense, um dos pontos fortes dessa produção reside no excelente trabalho realizado pelo diretor de fotografia William H. Daniels, principalmente nas tomadas externas. Sua bem cuidada trilha sonora também merece ser citada.

Entretanto, o que faz esse filme tão especial é seu elenco. São memoráveis as atuações de seus principais atores, com ênfase para as de James Stewart, Frank Morgan e Margaret Sullavan. Entre os coadjuvantes, não posso deixar de citar os nomes de Robert Young, Robert Stack e Maria Ouspenskaya, esta no papel da dedicada mãe de Martin.

CAA