Filmes por gênero

OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA (1953)

Knights of the Round Table
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Ficha Técnica

Outros Títulos: Les chevaliers de la Table Ronde (França, Bélgica)
I cavalieri della tavola rotonda (Itália)
Los caballeros del Rey Arturo (Espanha, México)
Die ritter der tafelrunde (Alemanha, Austria)
Riddarna av runda bordet (Suécia)
Ridderne af det runde bord (Dinamarca)
De ridders van de ronde tafel (Holanda)
Rycerze okraglego stolu (Polônia)
Рыцари Круглого стола (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Talbot Jennings, Noel Langley, Jan Lustig
Produção: Pandro S. Berman
Música Original: Miklós Rózsa
Fotografia: Stephen Dade, Freddie Young
Edição: Frank Clarke
Direção de Arte: Hans Peters, Alfred Junge
Figurino: Roger K. Furse
Maquiagem: Charles E. Parker
Efeitos Sonoros: A.W. Watkins, Sash Fisher
Efeitos Especiais: Tom Howard
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Robert Taylor Sir Lancelot
Ava Gardner Rainha Guinevere
Mel Ferrer Rei Arthur
Anne Crawford Morgana Le Fay
Stanley Baker Mordred
Felix Aylmer Merlin
Maureen Swanson Elaine
Gabriel Woolf Percival
Anthony Forwood Gareth
Robert Urquhart Gawaine
Niall MacGinnis Cavaleiro Verde
Ann Hanslip Nan
Jill Clifford Bronwyn
Stephen Vercoe Agravaine
Dana Wynter Criada de Morgana Le Fay
Laurence Harvey Pequena participação
Patricia Owens Lady Vivien
Howard Marion-Crawford Simão
John Brooking Bedivere
Peter Gawthorne Bispo
Mary Germaine Brigid
Roy Russell Leogrance
John Sherman Lambert

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Alfred Junge, Hans Peters, John Jarvis)

Oscar de Melhor Gravação de Som (A.W. Watkins (M.G.M.))

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (Richard Thorpe)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Inglaterra do século VI, o fim da ocupação romana deixa o país em turbulência. No local de uma recente batalha entre os senhores de guerra, Arthur Pendragon e sua meia-irmã, Morgana Le Fay, encontram-se conforme combinado com o feiticeiro Merlin para discutir como acabar com o derramamento de sangue. Morgana afirma que, como ela é a única descendente legítima do último rei, o trono pertence a ela, mas Merlin submete os adversários a um teste para determinar o legítimo soberano da Inglaterra. Merlin os leva à Excalibur, uma espada embutida em uma bigorna, e lhes diz que, segundo a lenda, aquele que conseguir remover a espada, será o verdadeiro soberano da Inglaterra.

Representando Morgana Le Fay, Mordred, um cavaleiro campeão, tenta em vão remover a espada, enquanto Arthur a remove facilmente. Mordred acusa Merlin de bruxaria, e uma audiência é marcada com o Conselho de Reis no Círculo de Pedra. Depois de avisar Arthur que ele deve provar-se digno do trono por seus méritos, Merlin o instrui a recolocar a espada na pedra.

Enquanto isso, o cavaleiro francês, Lancelot, e seus homens, cavalgam em direção ao Círculo de Pedra, na esperança de oferecer seus serviços a Arthur. Na estrada, Lancelot encontra uma jovem mulher, chamada Elaine, que rapidamente se apaixona pelo belo cavaleiro. Eles são emboscados por homens de Mordred, e Lancelot bravamente enfrenta todos. Arthur chega e participa da batalha. Lancelot, sem conhecer a identidade dele, o desafia para a luta. Depois de uma luta longa e desgastante, Lancelot, finalmente, pergunta o nome de seu oponente, e quando descobre que se trata de Arthur, quebra sua espada contra uma árvore e se ajoelha diante dele.

A eles, une-se Percival, irmão de Elaine, que pede para se tornar um cavaleiro de Arthur. Mais tarde, no Círculo de Pedra, Arthur e Mordred discutem antes do Conselho de Reis. Quando a multidão se volta contra Arthur e Lancelot, eles são forçados a fugir, prometendo tomar o reino no campo de batalha. Arthur e seus homens escondem-se durante o inverno e lançam um ataque contra os homens de Mordred na primavera. Apesar de formarem um grupo bem menor, os homens de Arthur ganham a batalha e ele é coroado rei da Inglaterra. No interesse da paz, o novo rei imediatamente perdoa todos os seus antigos inimigos, mas quando Lancelot objeta o perdão para Mordred, os dois se indispõem.

Na estrada, Lancelot descobre que a bela Guinevere havia sido raptada e a resgata, sem saber que ela é noiva de Arthur. Os dois se casam e a alegria do rei é completa quando Lancelot chega a Camelot e oferece novamente  sua fidelidade. A Inglaterra goza um período de paz e prosperidade. Um dia, Percival traz Elaine até a Corte, onde pede à Guinevere que a torne uma de suas damas-de-companhia. Enquanto isso, Morgana e Mordred continuam a abrigar sentimentos de rancor contra Arthur, bem como, a registrar o crescente interesse entre Lancelot e Guinevere.

Particularmente, Merlin adverte Guinevere que Mordred tentará semear desconfiança sobre seu relacionamento com o cavaleiro, e acrescenta que Lancelot deveria se casar. Ela procura Lancelot, a quem diz que sabe de seu amor secreto por ela e lhe pede para que se case com Elaine. Atendendo ao seu pedido, Lancelot propõe casamento à Elaine e pede a Arthur para deixá-lo juntar-se à luta na fronteira escocesa. Certa noite, Lancelot e Elaine são visitados por Percival, que relata como uma visão celestial o instruiu a ir em busca do Santo Graal, o cálice do qual Cristo bebeu na Última Ceia.

Mordred convoca uma reunião dos inimigos de Arthur, na Escócia, e os exorta a fazer a paz, para que Lancelot seja forçado a voltar para Camelot, onde será finalmente exposto como amante de Guinevere. A proposta de paz chega a Arthur, ao mesmo tempo em que nasce o bebê de Lancelot, Galahad, cuja mãe morre durante o parto. Levada à Corte, esta delibera que a criança deve ser enviada ao pai de Lancelot. Sentindo o cheiro de uma trama, Merlin se mostra contrário à vinda de Lancelot à Camelot, mas Morgana o envenena, e o cavaleiro retorna à cidade em meio a uma grande fanfarra.

Tarde da noite, com ciúmes depois de ver Lancelot beijar outra mulher, Guinevere vai ao quarto dele sem saber que está sendo espionada por Morgana e Mordred. Preocupado, Lancelot mostra a loucura dela vir ter com ele, e logo a seguir, os homens de Mordred chegam para prendê-los por alta traição. O cavaleiro luta contra todos e foge com Guinevere. Julgados à revelia, os dois são declarados culpados. De repente, Lancelot entra e se rende, e quando confessa seu amor casto por Guinevere, Arthur revoga a sua sentença de morte. Sob protestos de Mordred, Arthur ordena que Guinevere seja confinada em um convento de freiras em Amesbury, e Lancelot expulso da Inglaterra. Indignado com essa demonstração de misericórdia, Mordred consegue fazer com que os outros cavaleiros se voltem contra Arthur, e uma nova guerra civil tem início. Arthur reúne-se com Mordred e concorda com seus termos para dar fim à guerra, que incluem a dissolução da Távola Redonda.

No entanto, quando um dos homens de Arthur pega sua espada para matar uma cobra, o grito de guerra é soado. Arthur é mortalmente ferido, e Lancelot retorna do exílio para ficar ao seu lado. Com seu último suspiro, Arthur ordena a Lancelot que destrua Mordred e que dê a Guinevere seu amor e seu perdão. Parando apenas para atirar Excalibur num lago, Lancelot procura Guinevere no convento, a quem transmite a mensagem de Arthur, e em seguida mata Mordred depois de uma feroz batalha.

Mais tarde, ele encontra Percival na Mesa Redonda e chora, culpando-se pelo fim de uma amizade tão nobre. Ao ter outra visão do Santo Graal, Percival ouve a voz de Deus dizendo-lhe que Galahad, filho de Lancelot, será um cavaleiro digno e que Lancelot está perdoado e que agora vai conhecer a paz.

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Comentários

Baseado no “Le Morte d’Arthur”, de Sir Thomas Malory, “Os Cavaleiros da Távola Redonda” é um bom filme de ação/aventura produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1953. Realizado pelo cineasta Richard Thorpe, sua trama gira em torno de um suposto Rei Arthur que teria unificado todos os britânicos sob seu reinado, no início do século VI, apesar da oposição de sua meia-irmã Morgana le Fay e do sinistro Sir Mordred.

Thorpe realiza um bom trabalho na direção, apesar do roteiro apresentar uma série de altos e baixos. A grande novidade apresentada diz respeito à sua fotografia, uma vez que se trata do primeiro filme produzido pela MGM em CinemaScope.

O filme apresenta alguns bons momentos dramáticos, como no caso em que dois exércitos de cavaleiros e soldados a pé se confrontam, ou quando Lancelot e Guinevere são apanhados juntos no quarto do cavaleiro. Por outro lado, há algumas lutas à espada que passam a impressão de que foram muito mal coreografadas.

No elenco, as melhores atuações ficam por conta de Stanley Baker e Ava Gardner, seguidas pelas de Mel Ferrer e Robert Taylor.

Finalmente, embora muitos assumam este filme como sendo do gênero “Histórico”, eu assim não considero por não haver reconhecimento histórico dos personagens aqui exibidos. Na realidade, há duas versões sobre a lenda do Rei Arthur: a versão da Excalibur e a versão das Brumas, que não me cabe aqui comentá-las.

CAA