Filmes por gênero

A ÚLTIMA CAÇADA (1956)

The last hunt
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La dernière chasse (França)
L'ultima caccia (Itália)
La última caza (Espanha)
Die letzte Jagd (Alemanha, Austria)
Sista jakten (Suécia)
Ostatnie polowanie (Polônia)
Viimeinen ajo (Finlândia)
Posljednji lov (Croácia)
Последняя охота (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Richard Brooks
Roteiro: Richard Brooks
Produção: Dore Schary
Música Original: Daniele Amfitheatrof
Fotografia: Russell Harlan
Edição: Ben Lewis
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Merrill Pye
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller, Burdick S. Trask, Lowell Kinsall
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Robert Taylor Charlie Gilson
Stewart Granger Sandy McKenzie
Debra Paget Jovem índia
Lloyd Nolan Woodfoot
Ed Lonehill Spotted Hand
Russ Tamblyn Jimmy O'Brien
Constance Ford Peg
Joe De Santis Ed Black
Roy Barcroft Major Smith
Ralph Moody Agente índio
Fred Graham Barman
Dan White Policial
Slim Balch Barfly
Ainslie Pryor Caçador de búfalos
Dale Van Sickel Caçador de búfalos
Terry Wilson Caçador de búfalos
Jerry Martin Barbeiro
William Phillips Homem na cadeia

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Sandy McKenzie, um famoso caçador de búfalos, cansado da profissão, tenta investir por volta de 1880 no negócio de gado, mas não alcança muito sucesso. Ao encontrar o temível pistoleiro Charles Gilson, que conhece sua reputação, este o convence a partir em mais uma caçada aos búfalos. Sandy contrata, então, dois auxiliares: Jimmy O'Brien, um mestiço que decidiu deixar a reserva e viver como um homem branco, e Woodfoot, um alcoólatra que outrora era conhecido como o melhor condutor de mulas no território.

Antes de partirem, no entanto, suas mulas são roubadas. Charles persegue e mata o ladrão Sioux e seu companheiro e, em seguida, leva consigo uma bela mulher que se encontrava com eles, bem como seu pequeno filho. No dia seguinte, ele localiza uma manada de búfalos de pastoreio e, de sua posição na colina vizinha, atira contra os animais. Por outro lado, Sandy mata ainda mais, embora poupe um búfalo branco por ser considerado um animal sagrado para os Sioux. Charles, no entanto, indiferente, mata o animal e, quando a mulher Sioux vê o abate, ela amargamente declara: “Você tirou nossa comida e agora mata nossa religião". Imperturbável, Charles leva a mulher para sua barraca, perturbando Sandy, que a ama.

No dia seguinte, Spotted Hand, um amigo de Jimmy, oferece seus cavalos em troca da pele do búfalo, mas Charles recusa sua oferta e o desafia para um duelo, matando-o. Naquela noite, a jovem índia secretamente entrega a Jimmy a pele sagrada. A uma certa distância do acampamento, ele usa a pele em um ritual fúnebre em homenagem ao seu amigo. Na manhã seguinte, Sandy pergunta à jovem índia por que ela continua com Charles, ocasião em que ela confessa que seu povo está passando fome e ela se vê obrigada a fazer o que for necessário para manter a criança viva. Sentindo-se com ciúmes de Charles e culpado por não ter evitado que ele matasse o búfalo branco, Sandy vai à cidade para vender suas peles. Em seguida, embriagado, ele começa uma briga no Saloon e, inadvertidamente, insulta Peg, a dançarina, chamando-a de mestiça. Ao retornar ao acampamento, ele fala para Woodfoot sobre sua intenção de libertar a jovem Sioux.

Vários dias se passam e apenas poucos búfalos aparecem. Nesse cenário, impulsionado por seu desejo incontido de matar mais animais, Charles se prepara para abater búfalos que não aparecem. Enquanto isso, Sandy sai com a jovem índia e se dirigem à reserva onde descobrem que o exército nunca entregou um carregamento prometido de comida e suprimentos para os índios que ali vivem. Em seguida, os dois seguem para a cidade, a fim de comprarem alguns itens indispensáveis, e ao chegarem lá, são informados por Jimmy a respeito da presença de Charles.

Depois das compras, Sandy, Jimmy e a jovem Sioux seguem em direção à reserva, levando adicionalmente um rebanho de gado. O frio intenso os leva a se abrigarem em uma caverna, durante a noite. Pela manhã, ao deixarem a caverna, eles encontram o corpo de Charles congelado pela nevasca.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Richard Brooks, “A Última Caçada” é um faroeste norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1956. Sua trama, baseada num livro de Milton Lott, conta a história da maior matança de búfalos ocorrida nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX.

A direção de Brooks se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de Russell Harlan é, sem nenhuma dúvida, um dos poucos quesitos que merecem ser destacados.

No elenco, destacam-se as atuações de Robert Taylor e Stewart Granger, seguidas pela da bela Debra Paget, no papel da jovem índia.

CAA