Filmes por gênero

IRMÃO CONTRA IRMÃO (1958)

Saddle the wind
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Libre comme le vent (França)
Lo sperone insanguinato (Itália)
Más rápido que el viento (Espanha)
Vom Teufel geritten (Alemanha, Austria)
En kula för mycket (Suécia)
A megnyergelt szél (Hungria)
Viimeinen kaksintaistelu (Finlândia)
Kugler, der dræber (Dinamarca)
Оседлай ветер (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Robert Parrish
Roteiro: Rod Serling
Produção: Armand Deutsch
Música Original: Elmer Berstein
Fotografia: George J. Folsey
Edição: John McSweeney Jr.
Direção de Arte: Malcolm Brown, William A. Horning
Guarda-Roupa: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley Miller
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Robert Taylor Steve Sinclair
Julie London Joan Blake
John Cassavetes Tony Sinclair
Donald Crisp Dennis Deneen
Charles McGraw Larry Venables
Royal Dano Clay Ellison
Richard Erdman Dallas Hanson
Douglas Spencer Hemp
Ray Teal Brick, capataz de Deneen
Stanley Adams Joe
Nacho Galindo Manuelo
Jay Adler Hank
Irene Tedrow Sra. Mary Ellison
Wes Fuller Cowboy
Kelo Henderson Cowboy
Henry Wills Cowboy
Lars Henderson Jamie

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Steve Sinclair é um antigo pistoleiro, agora vivendo como um pacato rancheiro no Velho Oeste.  Ele e seu irmão caçula, Tony, são proprietários de quase 1/3 das terras do vale da região.  Os 2/3 restantes pertencem a Dennis Deneen, um senhor mais velho e homem de maior influência no local.  A exemplo de Steve, não admite qualquer tipo de violência nas redondezas.

Um dia, chega à pequena cidade do vale, um pistoleiro rápido no gatilho, Larry Venables, à procura de Steve, a fim de se vingar da morte do irmão, ocorrida muitos anos atrás.  A ele é dito que Steve não se encontra e o aconselham a não procurar encrenca, coisa imperdoável para o proprietário, Sr. Deneen.

Ao retornar ao rancho, depois de uma viagem para vender um rebanho bovino, Tony traz consigo uma bela jovem, Joan Blake, que é apresentada como sendo sua noiva.  Steve não a recebe bem, por achar que o irmão é imaturo.

Quando os três vão à cidade, enquanto Steve se dirige ao Banco, Tony e Joan entram no Bar, onde se encontram com Larry.  Este pergunta por Steve.  Tony, dizendo-se irmão de Steve, pede que Larry fale com ele sobre o que deseja, ao que este responde que não trata de negócios com fedelhos.  Irritado, Tony o provoca e o mata, sem dar chances a Larry de se defender.

Em seguida, Tony e alguns amigos se embriagam.  Steve, depois de brigar com o irmão, decide levar Joan para casa.  No caminho, encontram um ex-major do antigo exército nortista, Clay Ellison, juntamente com a família e alguns amigos, instalando-se numa pequena faixa do vale.  Steve pede para que eles se retirem no dia seguinte, ao que Ellison retruca dizendo que traz consigo documentos que provam ser aquela faixa de terra de sua propriedade.

Logo depois, Tony e um amigo, ambos embriagados, chegam atirando, humilham Ellison e põem fogo em seus pertences, inclusive em suas carroças.  Ao ouvir os tiros, Steve volta, neutraliza o irmão e indeniza Ellison.

Contando com o apoio do Sr. Deneen, Ellison vai à cidade comprar mantimentos e arame farpado para cercar sua faixa de terra.  Tony o espera e o mata.  O Sr. Deneen responsabiliza os irmãos Sinclair pelo ocorrido.  Desgostoso, Steve informa a todos que trabalham em seu rancho que vai entregar suas terras ao Sr. Deneen e, em seguida, pretende ir embora.  Tony rebela-se contra o irmão e sai à procura do Sr. Deneen.  Ao encontrá-lo, há troca de tiros e os dois saem feridos.

Ao saber do ocorrido, Steve procura o irmão num local onde, desde criança, ele costuma se refugiar. Lá, há uma ameaça de confronto entre os dois mas, tendo Steve como um verdadeiro ídolo, Tony termina se suicidando.

Quando Steve vai à casa do Sr. Deneen falar sobre sua decisão de largar tudo e ir embora, este o convence a desistir da idéia, já que muito trabalho no vale espera pelos dois.  Steve volta para seu rancho em companhia de Joan.

imagem

Comentários

Baseado num livro de Thomas Thompson, "Irmão Contra Irmão" é um faroeste que tem seus méritos.  Realizado pelo cineasta Robert Parrish, o filme apresenta um retrato dramático e realista do relacionamento entre dois irmãos num autêntico ambiente do Velho Oeste.

Embora seja um filme curto (apenas 84 minutos) e de baixo orçamento, ele se mostra agradável ao ser visto.  A fotografia de George J. Folsey é muito boa, conseguindo captar belas paisagens das Montanhas Rochosas, no Colorado.

"Irmão Contra Irmão" apresenta, ainda, um ótimo roteiro e sólidas interpretações por parte de John Cassavetes, Robert Taylor, Donald Crisp e Julie London.

CAA