Filmes por gênero

MAR VERDE (1947)

The sea of grass
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terra de ambições (Portugal)
Le maître de la prairie (França)
Il mare d'erba (Itália)
Mar de hierba (Argentina, Espanha)
Endlos ist die Prärie (Austria, Alemanha)
Prärie (Suécia)
Morze traw (Polônia)
Fűtenger (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Faroeste
Direção: Elia Kazan
Roteiro: Marguerite Roberts, Vincent Lawrence
Produção: Pandro S. Berman
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: Harry Stradling Sr.
Edição: Robert Kern
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Groesse
Figurino: Walter Plunkett, Valles
Guarda-Roupa: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Warren Newcombe
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Spencer Tracy Coronel James B. 'Jim' Brewton
Katharine Hepburn Lutie Cameron Brewton
Robert Walker Brock Brewton
Melvyn Douglas Brice Chamberlain
Phyllis Thaxter Sara Beth Brewton
Edgar Buchanan Jeff, cozinheiro no Rancho dos Brewton
Harry Carey Doc J. Reid
James Bell Sam Hall
Ruth Nelson Selina Hall, esposa de Sam
Robert Armstrong Floyd McCurtin, advogado dos Brewton
Morris Ankrum A.J. Crane, promotor
Robert Barrat Juiz Seth White
Charles Trowbridge George Cameron
Russell Hicks Major Dell Harney
Trevor Bardette Andy Boggs
Stanley Andrews Bill, o xerife
Marietta Canty Rachael
Nora Cecil Sra. Ryan, enfermeira
William Challee Assessor do Xerife
Wheaton Chambers Dean
Joseph Crehan Senador Grew, do Colorado
Vernon Dent Condutor do trem
Douglas Fowley Joe Horton
Jesse Graves Luke
Dorothy Vaughan Sra. Hodges

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Lutie Cameron, uma socialite de Saint Louis, está se preparando para seu casamento com o barão do gado, Coronel Jim Brewton, quando este lhe pede para que ela vá se encontrar com ele em seu rancho, Big Vega, perto de Salt Fork, Novo México, alegando que está muito ocupado para preparar o casamento. Apesar dos prudentes conselhos do pai, Lutie viaja para Salt Fork, onde encontra Jim e outros pecuaristas em meio a uma batalha legal contra um grupo de colonos, liderados pelo advogado Brice Chamberlain.

Jim, que possui quase 1 milhão de acres de terra, alguns adquiridos ilegalmente, quer manter o território reservado à pastagem do gado, insistindo que a terra é imprópria para a agricultura. Por causa de sua poderosa influência, os rancheiros ganham a batalha judicial, mas Brice acredita que iminentes regulamentações governamentais forçarão mudanças.

Lutie e Jim casam-se em uma cerimônia simples e ele tenta passar para ela seu amor pela terra. Apesar de ser apresentada a diversos rancheiros, ela se sente solitária por falta de um maior companheirismo, terminando por fazer amizade com Selina Hall e seu marido Sam. Apesar de Jim se mostrar contra, ela insiste para que alguns hectares de Big Vega sejam doados aos Halls. Poucos meses depois, ela dá à luz uma filha, Sara Beth, mas continua a se sentir solitária porque o marido só tem tempo para cuidar do rancho.

Certa noite, durante uma forte tempestade, os homens de Jim têm dificuldade para conduzirem o gado de volta ao rancho, fazendo com que vários animais se desviem para a pequena propriedade de Sam e Selina. Como conseqüência, os vaqueiros entram na propriedade, provocando destruição que acaba quando Selina, grávida de vários meses, ao tentar ajudar o marido, termina perdendo o bebê. Poucas horas depois, quando Lutie vai até lá para oferecer assistência, os Halls a rejeitam e, em seguida, vão embora de Salt Fork.

Quando Lutie volta para casa e protesta contra a crueldade de que tomara conhecimento, Jim lhe explica que a partida de Sam e Selina era inevitável. Enojada com a frieza do marido, ela lhe pede para passar uma temporada fora do rancho, sendo atendida por Jim.

Ao chegar à Denver, preocupada e desanimada, Lutie vai ao encontro de Brice, que declara seu amor por ela e lhe pede para que se separe de Jim. Envolvida por suas atenções, ela termina passando a noite com ele, mas no dia seguinte, marcada pelo remorso, percebe que ela ama verdadeiramente Jim.

Ao voltar para o rancho, Lutie promete ao marido que não vai mais interferir em suas decisões sobre a terra. Ela tenta mencionar seu envolvimento com Brice, mas não consegue. Somente ao dar à luz um filho, Brock, delirando, menciona seu nome e Jim deduz o ocorrido.

Quando Brice é nomeado juiz de Salt Fork e concede direitos aos colonos para trabalharem na agricultura, Jim reúne um grupo de rancheiros para combatê-los. Ao protestar em favor dos colonos, Lutie é expulsa de casa sem as crianças.

Enquanto isso, Doc Reid, um amigo próximo de Jim, tenta reaproximá-lo de Brice, mas ele se recusa, rendendo-se somente quando a Cavalaria dos Estados Unidos é enviada para apoiar os colonos. Por outro lado, Lutie se instala em Saint Louis e se mantém em contato com os filhos através de cartas enviadas por Doc. Dois anos mais tarde, ela volta à Salt Fork para rever os filhos e tentar uma reconciliação com Jim, mas termina percebendo que sua visita foi um erro e decide voltar para o leste.

Pouco depois, Salt Fork é assolada por uma grave seca, causando grandes prejuízos para todos, principalmente para os colonos, como Jim havia previsto. Em seu leito de morte, Doc volta a repreender Jim pelo tratamento por ele dispensado à Lutie. Sentindo-se culpado, ele a procura, mas não a localiza. Com a morte de Doc, Brice passa a mantê-la informada sobre o crescimento dos filhos, sua educação, bem como, sobre a forma como Jim mima Brock.

Ao longo de anos, o jovem vem sofrendo provocações de habitantes da cidade sobre seu verdadeiro pai, embora a verdade nunca tenha sido esclarecida. Durante um jogo de cartas, seu adversário insinua que ele é filho de Brice e a discussão evolui para um tiroteio que termina com a morte do agressor. Libertado sob fiança por Brice, o jovem decide fugir por achar que um julgamento público seria humilhante para o pai. Em sua fuga, ele é perseguido pelo xerife e um grupo armado que o alvejam em uma cabine. Jim, que também o procurava, o encontra ainda com vida, mas pouco depois o filho morre em seus braços. Por outro lado, Lutie, que havia sabido, pelos jornais, do envolvimento do filho no caso da morte do jogador de cartas, chega de trem à cidade a tempo de ver Jim acompanhando o corpo de Brock em direção à igreja.

Hospedada em um hotel, Lutie pretende seguir viagem naquela noite para San Francisco. No entanto, ao tomar conhecimento de que sua mãe encontra-se na cidade, Sara Beth vai ao seu encontro e a confronta sobre o passado, percebendo que ela ainda ama seu pai. Decidida, a jovem a leva até o rancho onde, finalmente, Lutie e Jim se reconciliam.

imagem

Comentários

Realizado por Elia Kazan, um dos maiores cineastas de todos os tempos, “Mar Verde” é um ótimo filme americano da década de 1940. Partindo de um roteiro muito bem escrito, sua trama nos ensina muitas coisas sobre a vida nas planícies do Novo México no final do século XIX.

A fotografia de Harry Stradling Sr. é excelente para a época e, no elenco, temos o talento de duas genuínas lendas do cinema mundial: Spencer Tracy e Katharine Hepburn.

Enfim, “Mar Verde” é um filme imperdível.

CAA