Filmes por gênero

A GALOPE (2012)

Au Galop
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tu amor, mi perdición (Argentina, Chile)
In a rush (USA, UK)
Pais: França
Gênero: Comédia
Direção: Louis-Do de Lencquesaing
Roteiro: Louis-Do de Lencquesaing
Produção: Gaëlle Bayssière, Didier Creste
Design Produção: Antoine Platteau
Música Original: Emmanuel Deruty
Fotografia: Jean-René Duveau
Edição: Marion Monnier
Maquiagem: Laure Talazac, Laetitia Hillion, Olivier Afonso
Efeitos Sonoros: Vincent Vatoux, Daniel Sobrino
Efeitos Visuais: Frederik Bois
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 2014

Elenco

Louis-Do de Lencquesaing Paul Bastherlain
Valentina Cervi Ada Savigné
Marthe Keller Mina
Alice de Lencquesaing Camille Bastherlain
Xavier Beauvois François
Laurent Capelluto Christian
Emola Romo-Renoir Zoé
Ralph Amoussou Louis
Bernard Verley BonP
Denis Podalydès Editor de Livros
André Marcon Consultor financeiro
George Aguilar Motorista de taxi
Odil Gerfaut Fisioterapeuta
Jeanne La Fonta Cantora
Emeline Bayart Funcionária da Agência
Laurentine Milebo Enfermeira
Bernadette Le Saché Farmacêutica
Caroline de Salaberry Colega de Ada
Léonie Rapp Filha mais nova de François
Adèle Vernet Filha mais velha de François
Gaëlle Bayssière Mulher na festa de Ada
Stéphane Touitou Preparador Louis
Toma Baqueni Funcionário do Depósito de Livros
Irina Vavilova Governanta

Indicações

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Revelação Feminina (Alice de Lencquesaing)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ada Savigné é uma bela mulher de trinta e poucos anos que trabalha numa editora de livros. Casada e com uma filha de quatro anos, Zoé, ela acredita ser uma pessoa feliz apesar dos problemas domésticos.

Certo dia, chega à editora o escritor Paul Bastherlain à procura de seu último livro, “Um Último Amor”, uma vez que já tem agendada sua tarde de autógrafos. A pedido do patrão, Ada vai até o prédio do depósito da empresa, a fim de pegar alguns exemplares do livro, ocasião em que Paul pede para acompanhá-la.

No automóvel que os leva até o depósito, Paul sente-se fortemente atraído pela jovem mulher e nota que ela não se mostra inteiramente indiferente à sua presença. Tal sentimento se mostra ainda mais forte quando, na volta, ao se despedirem, ela o convida para a festa de seu aniversário, dois dias depois.

Paul vive em companhia de sua filha Camille, uma jovem de 21 anos que, por coincidência, trabalha como babá da filha de Ada. Ele chega a comentar com a filha que conheceu sua patroa e que a mesma trabalha para seu editor.

Conforme prometido, Paul comparece ao aniversário de Ada. No encontro de comemoração, a pequena Zoé comenta que Camille está apaixonada e que seus pais vão se casar. Ada admite para Paul que, embora o ame, não consegue se ver longe do pai de sua filha. Em seguida, ao receber um telefonema comunicando a morte de seu pai, Paul chora e se despede. Na saída, Ada o beija e lhe diz que se verão dias depois na Feira do Livro de Brive-la-Gaillarde.

No dia da abertura da Feira, Paul chega de trem à Brive-la-Gaillarde, na região de Limousin e, conforme combinado, encontra-se com Ada. À noite, depois de jantarem juntos, eles fazem amor no hotel em que se acham hospedados, ocasião em que ela lhe confessa que seu sonho é o de ter muitos filhos. No dia seguinte, Paul dá autógrafos durante o lançamento de seu novo livro.

Ao voltar de Brive-la-Gaillarde, Paul telefona para seu irmão François a respeito do funeral do pai, ocasião em que toma conhecimento que a família está com sérios problemas financeiros. Sua filha Camille apresenta-lhe seu namorado, Louis, e comenta que passou pela casa de sua avó, Mina, em companhia de sua mãe.

Depois do sepultamento do pai, Paul se encontra com Ada, ocasião em que combinam se ver secretamente, duas vezes por semana, no estúdio vazio de sua mãe. Num desses encontros, Ada comenta que tem sofrido bastante por amá-lo demais e por não conseguir viver longe de Christian e de sua filha. Ao  final do mesmo, ela lhe diz que, embora seja muito difícil, acha que não deve continuar com essa vida dupla. Resignado, Paul afirma que entende perfeitamente a situação dela e os dois se despedem.

Numa reunião com o consultor financeiro da família, Paul e François tomam conhecimento de que seu pai, para manter seu estilo de vida, se afundou em dívidas. Dois anos antes de sua morte, desesperado, arriscou tudo o que tinha na Bolsa de Valores, tendo um prejuízo de cerca de 80%. Agora, para pagar os impostos devidos à herança, a família vai precisar dispor de € 162.000, o que implica na necessidade de vender o apartamento da mãe. Ainda segundo o consultor, eles possuem dois outros imóveis que, infelizmente, não atendem às necessidades financeiras da família: o primeiro, localizado em Lille, não os tem como principais beneficiários, e sim seus primos, contrários à ideia; o segundo é uma casa, em Saint-Nom, com um grande terreno mas sem valor imobiliário.

Dois meses se passam até que Paul recebe um e-mail de Ada dizendo-lhe que precisa vê-lo. Ao se reencontrarem, os dois se amam e ela o informa que se acha grávida. Paul sofre uma torção no pé e Ada o leva ao hospital. Lá, encontram Camille que se acha na condição de acompanhante de Louis, também hospitalizado. Quando Mina chega para ver o filho, Camille a apresenta à Ada. Mina tem uma ótima impressão dela e comenta com Paul que ficaria muito contente se ele viesse a se casar com aquela bela mulher, mas Camille diz à avó que Ada já é casada.

Ao voltar para casa, Ada tem uma forte discussão com o marido sobre o filho que está esperando. Ela procura, então, Paul, a quem diz que o marido saiu de casa com Zoé, sem dizer uma palavra, e comenta que chegou a comprar material para fazerem exames de DNA, exames esses segundo ela dispensáveis porque toda mulher sabe quem é o pai do filho do qual se acha grávida. Exausta, Ada adormece.

Enquanto isso, Paul senta-se em sua mesa de trabalho e passa a escrever até o momento em que Camille chega. Os dois decidem, então, ir até a casa da família em Saint-Nom, na esperança de encontrarem Mina, agora sofrendo com problemas ligados à perda de memória. Uma vez lá, Camille a encontra a caminhar sozinha por entre a vegetação do enorme terreno e a trazem de volta.

Antes de chegarem, no entanto, Ada acorda e encontra os escritos de Paul sobre sua escrivaninha, chamando sua atenção para um trecho em que ele dizia: “Uma criança galopava em um cavalo negro gritando que seu nome era Ferdinand...”

Depois de deixar um bilhete para Paul, ela vai embora sozinha. Por outro lado, ao chegar de Saint-Nom, o escritor encontra o tal bilhete, que diz: “Dê um pouco de tempo para Ferdinand e para mim. Eu te amo. Ada”.

imagem imagem imagem

Comentários

‘’A Galope’’ é uma boa comédia do cinema francês. Lançada em outubro de 2012, sua trama fala de uma melancolia moderna, ao dissecar com uma elegante profundidade a vida de personagens cheios de problemas, embora gozem de situações socialmente confortáveis. Ela procura mostrar os sentimentos os mais simples face ao sofrimento, o amor, a paternidade. Nós, espectadores, temos a oportunidade de nos deleitar com diálogos que vão ao essencial da vida social e familiar.

Escrita e dirigida pelo cineasta parisiense Louis-Do de Lencquesaing, que também faz o papel de Paul, a trama conta ainda com a presença radiante de Marthe Keller, da bela atriz italiana Valentina Cervi e de Alice de Lencquesaing. Esta última, que faz o papel de Camille, filha de Paul, é também, na vida real, filha de Loui-Do. Por seu trabalho nesse filme, Alice foi agraciada com o prêmio César de Melhor Revelação Feminina.

CAA