Filmes por gênero

O GRANDE ESPETÁCULO (1954)

Carnival story
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Ceux du voyage (França, Bélgica)
La carovana del luna park (Itália)
Apasionadamente (Espanha)
Escalera al infierno (Chile)
Förföraren (Suécia)
Noodlottige passie (Holanda)
Cirkusnætter (Dinamarca)
Lunaparkowa opowiesc (Polônia)
Pais: Estados Unidos, Alemanha
Gênero: Melodrama
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: Kurt Neumann, Hans Jacoby
Produção: Maurice King, Frank King
Design Produção: Ted Haworth
Música Original: Willy Schmidt-Gentner
Fotografia: Ernest Haller
Edição: Merrill G. White
Direção de Arte: Hans Kuhnert, Theo Zwierski
Figurino: Ursula Maes
Guarda-Roupa: Ursula Maes
Maquiagem: Martin Gericke
Efeitos Sonoros: Walter Rühland
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Anne Baxter Willie
Steve Cochran Joe Hammond
Lyle Bettger Frank Colloni
George Nader Bill Vines
Jay C. Flippen Charley Grayson
Helene Stanley Peggy
Ady Berber Groppo

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando o Carnaval Americano de Charley Grayson chega à Munique, na Alemanha, Willie, uma mulher pobre, bate a carteira de Joe Hammond e compra um pouco de comida. Ao perceber o que ela fez, Joe a confronta e resgata sua carteira, mas ela avança e morde a mão dele. Impressionado com sua coragem, Joe convence Charley a contratá-la como ajudante de cozinha e intérprete, já que ela fala inglês.

Ao vê-la se lamentando por conta de seu vestido esfarrapado e de sua pele suja, Joe consegue-lhe umas roupas limpas e a leva até o local onde há um chuveiro. Depois que Willie toma um banho, Joe tenta beijá-la, mas ela se afasta. Ele, no entanto, persiste até que ela termina cedendo aos seus desejos. Mais tarde, Frank Colloni, a atração do mergulho de grande altura, ao ver Willie, propõe-lhe dar uma gorjeta para que ela leve café para sua tenda depois de suas apresentações. Ela aceita a proposta e, em seguida, assiste surpresa como Frank sobe uma escada de 50 metros de altura até uma pequena plataforma de onde mergulha em um tanque de água em chamas. Logo depois, ela leva o café à tenda dele, ocasião em que ele sugere que ela inicie um treinamento para se tornar sua parceira de mergulho. Insegura, Willie procura Joe para saber a opinião dele a respeito da idéia de Frank. Joe acha a idéia ótima e a incentiva a aceitá-la.

Willie começa seu treinamento, continuando a ajudar na cozinha. Certa noite, depois que a maioria das pessoas se acha dormindo, Joe assobia para Willie, que vai ao seu encontro, mas reclama por ser tratada como um cão. Ela insiste em ser tratada decentemente, mas termina sendo por ele mais uma vez seduzida.

Sob a tutela do paciente Frank, o treinamento de Willie progride muito bem e, em pouco tempo, ela fica pronta para sua primeira apresentação. Os dois sobem até a plataforma elevada, antes de seu primeiro mergulho profissional, ocasião em que ele a pede em casamento. Ela não lhe dá uma resposta de imediato, completa seu mergulho e, em seguida, procura Joe para lhe falar sobre a proposta de Frank. Joe, que já havia seduzido Peggy, outra jovem do Carnaval, a encoraja a se casar com o mergulhador, observando que ela sempre poderá encontrar o amor em seus braços. Revoltada, ela decide se casar com Frank e o casal, agora conhecido como “Os Grandes Collonis”, torna-se o grande sucesso do Carnaval.

Depois de declarar que cometeu um erro, ao deixá-la se casar com Frank, Joe exige que ela lhe empreste US$ 200. Com receio de seus sentimentos por ele, ela promete trazer o dinheiro naquela noite. No entanto, depois de sua apresentação, ela volta a procurá-lo para dizer-lhe que não conseguiu o dinheiro prometido. Na ocasião, ela confessa que ainda o ama e o beija em seguida. Joe insiste na necessidade dela conseguir o dinheiro a fim de que os dois possam fugir. Frank os flagra juntos e, na luta que se segue, deixa Joe nocauteado. Em seguida, diz a Willie que vão deixar o Carnaval Americano e se mudar para uma fazenda nos Estados Unidos.

Na manhã seguinte, no entanto, depois de se desculparem mutuamente, Frank e Willie se reconciliam. Mais tarde, depois que Bill Vines, um fotógrafo e ex-companheiro de exército do mergulhador, tira uma foto do casal para a Life Magazine, Frank e Willie começam a subir a escada da plataforma de mergulho para mais uma exibição. Quando ele se encontra quase no topo, um degrau da escada se quebra e ele cai para a morte.

Bill faz amizade com Willie, mas quando esta descobre Joe em sua tenda, certa noite, ela não consegue resistir a ele e terminam passando a noite juntos. Na manhã seguinte, no entanto, ao acordar, Willie descobre que sua tenda foi saqueada e que desapareceram os US$ 5.000 que Frank havia deixado para ela. Amargurada pela traição de Joe, ela pede um aumento de salário a Charley e anuncia que vai realizar o número mais difícil de mergulho praticado por Frank. Sem tê-lo praticado, Willie sofre uma lesão na coluna lombar quando seu corpo atinge a água.

Com Bill ao seu lado, ela lentamente se recupera em um hospital. Pouco antes de receber alta, Bill lhe propõe casamento, mas ela prefere adiar o assunto. No entanto, quando Charley lhe telefona para comunicar-lhe que o Carnaval Americano vai seguir para Frankfurt, ela ansiosamente pergunta por Joe e corre para retomar sua carreira. Em seu reencontro com Joe, Willie lhe diz que o perdoou. Ao chegar a hora de sua apresentação, Bill e a observa ao lado de uma multidão de espectadores. Ela consegue dar um mergulho perfeito e sem receio.

Mais tarde, em sua tenda, Joe diz à Willie que os dois vão ganhar muito dinheiro juntos e a beija. Quando ela finalmente consegue resistir aos seus avanços, chamando-o de “lixo”, ele reage com um tapa em seu rosto. Em seguida, ainda furioso, revela ter sido o sabotador que provocou a morte de Frank e que, se ela recusá-lo, fará com que ela seja implicada no assassinato do mergulhador.

Joe, então, a agarra, fazendo com que Willie grite a ponto de alertar Groppo, o homem forte e mudo do Carnaval Americano. Este passa a perseguir Joe até a roda gigante e, finalmente, o empurra para a morte. Depois que a polícia leva Groppo, Willie parte com seu fiel Bill.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Marcel Klauber, “O Grande Espetáculo” não chega a ser um bom filme. Realizado pelo cineasta Kurt Neumann, que também co-assina o roteiro, o filme nada mais é que um simples conto melodramático com o clássico triângulo amoroso.

No quesito direção, até que Neumann se sai bem, embora mantenha um ritmo com altos e baixos. Por vezes, consegue fornecer uma boa dose de tensão, principalmente nas cenas de mergulho e nas que mostram a rivalidade entre os personagens que desejam Willie.

No elenco, o grande nome é o de Anne Baxter, seguido pelo de Steve Cochran. George Nader, no papel do fotógrafo da Life Magazine também nos brinda com um bom desempenho.

CAA