Filmes por gênero

TERREMOTO (1974)

Earthquake
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terramoto (Portugal)
Tremblement de terre (França)
Erdbeben (Austria, Alemanha)
Jordbävningen (Suécia)
Trzesienie ziemi (Polônia)
Jordskjelvet (Noruega)
Jordskælv (Dinamarca)
Землетрясение (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Mark Robson
Roteiro: Mario Puzo, George Fox
Produção: Mark Robson, Bernard Donnenfeld
Design Produção: Alexander Golitzen
Música Original: John Williams
Fotografia: Philip H. Lathrop
Edição: Dorothy Spencer
Direção de Arte: E. Preston Ames
Figurino: Burton Miller
Guarda-Roupa: Tom Bronson, James Gilmore, Sheila Mason
Efeitos Sonoros: Ronald Pierce, Melvin M. Metcalfe Sr.
Efeitos Especiais: Frank Brendel
Efeitos Visuais: Albert Whitlock, Glen Robinson
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1976

Elenco

Charlton Heston Engenheiro Stewart Graff
Ava Gardner Remy Royce-Graff
George Kennedy Sgt. Lew Slade
Lorne Greene Sam Royce
Geneviève Bujold Denise Marshall
Richard Roundtree Miles Quade
Marjoe Gortner Jody
Barry Sullivan Dr. Willis Stockle
Lloyd Nolan Dr. James Vance
Victoria Principal Rosa Amici
Walter Matthau Bêbado
Monica Lewis Barbara
Gabriel Dell Sal Amici
Pedro Armendáriz Jr. Policial Emilio Chavez
Lloyd Gough Bill Cameron
John Randolph Prefeito Lewis
Kip Niven Walter Russell
Tiger Williams Corry Marshall
Donald Moffat Dr. Harvey Johnson
Bob Cunningham Dr. Frank Adams
Ines Pedroza Laura
George Murdock Coronel
Don Mantooth Sid
Michael Richardson Sandy
John Dennis Brawny
Bob Gravage Fazendeiro Sr. Griggs
Shannon Christie Enfermeira do Dr.James Vance
James W. Gavin Piloto do Helicóptero
George Sawaya Xerife
Bert Kramer Policial
Grant Owens Policial

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Visuais (Frank Brendel, Glen Robinson, Albert Whitlock)

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Ronald Pierce, Melvin M. Metcalfe Sr.)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Philip H. Lathrop)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Alexander Golitzen, E. Preston Ames, Frank R. McKelvy)

Oscar de Melhor Edição (Dorothy Spencer)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (John Williams)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhores Efeitos Sonoros (Melvin M. Metcalfe Sr., Ronald Pierce)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Los Angeles, após sua corrida matinal, como faz todos os dias, o engenheiro Stewart Graff volta para casa onde, depois de se exercitar em algumas máquinas de musculação, toma sua chuveirada antes de ir para o trabalho. Como sempre, é nesse período que sua esposa, Remy, inicia uma discussão que o está levando a pensar em se separar. Depois de tomar seu banho, quando já está se preparando para sair, Stewart encontra Remy inconsciente com um frasco de comprimidos ao seu lado. Acostumado com suas periódicas tentativas de suicídio, ele se prepara para induzir o vômito da mulher, quando um violento tremor sacode o quarto. Com o tremor, Stewart descobre que sua mulher estava fingindo.

Na represa Mulholland, dois trabalhadores começam uma inspeção de rotina da estrutura, em resposta ao tremor. Um deles se afoga em um poço de elevador que ficou cheio de água após o terremoto. Enquanto isso, o sargento Lew Slade, do Departamento de Polícia, e seu parceiro Emilio Chavez, estão em busca de um suspeito. Eles o perseguem fora de sua jurisdição e, finalmente, colidem com uma cerca viva da casa de Zsa Zsa Gabor. Depois que um xerife do Condado grita com Lew, por ter arruinado a cerca, este o esbofeteia fortemente. Posteriormente, ao tentar explicar sua agressão, Lew é repreendido por seu supervisor e termina recebendo uma suspensão temporária.

Em seu caminho para o trabalho, o engenheiro Stewart visita Denise Marshall, uma atriz e viúva de um amigo e ex-colega de trabalho. Ele entrega uma bola de futebol autografada para o filho dela e, em seguida, a ajuda a preparar suas falas para uma cena que ela vai protagonizar mais tarde naquele dia.

No Instituto Sismológico da Califórnia, um funcionário júnior, Walter Russell, calcula que Los Angeles vai sofrer um grande terremoto dentro de um a dois dias. Ele tenta desesperadamente encontrar seu superior, Dr. Frank Adams, o qual se acha ocupado colocando sensores sísmicos no campo. Outro tremor ocorre quando o Dr. Adams e seu assistente estão trabalhando em uma vala profunda, sendo os mesmos enterrados vivos. Os cientistas do Instituto discutem se devem ou não levar a público suas previsões sobre o grande terremoto. Dr. Willis Stockle, um dos principais cientistas do Instituto, insiste que se estiverem errados, o financiamento da instituição vai ser prejudicado, além do fato de que o pânico decorrente de uma eventual comunicação prévia ao público poder ser mais prejudicial que o próprio terremoto. Eles, finalmente, concordam com um compromisso de alertar a Guarda Nacional e a Polícia para que possam, pelo menos, se mobilizar e lidar com as eventuais conseqüências.

Enquanto isso, ao passar pelo check-out de um supermercado, Rosa Amici percebe que não tem dinheiro suficiente para pagar todos os seus itens. Jody, o gerente da loja, insiste para que ela leve as mercadorias, pagando o valor ultrapassado na sua próxima vinda ao supermercado. Mais tarde, ao ouvir pelo rádio que a Reserva da Guarda Nacional está sendo convocada, Jody larga tudo, no meio de seu turno, sob a alegação de que faz parte da reserva da Guarda Nacional. Ele corre até a pensão onde mora e, uma vez lá, veste seu uniforme sob o assédio de seus colegas que o acusam de ser homossexual.

Em um bar, Lew pede um bourbon duplo e ignora toda a atividade ilegal que vê. Logo depois, chegam ao local Miles Quade, um motociclista, acompanhado de seu parceiro, Sal Amici, e de sua irmã Rosa. Quade convence Lew a emprestar-lhe um dinheiro e, em troca, permite que ele veja Rosa usando uma apertadíssima t-shirt com o nome dele nela estampado.

Por outro lado, o tremor cancelou a apresentação de Denise, de modo que ela aproveita a situação para ir até o escritório de Stewart. Ao chegar lá, ela o procura e os dois terminam retornando à casa dela onde, após tomarem uma bebida, vão para a cama onde acabam fazendo amor. Ele promete voltar mais tarde à noite e a convida para passar o verão com ele em Oregon, onde vai supervisionar um projeto.

De volta ao escritório, seu chefe e sogro, Sam Royce, oferece-lhe a presidência da empresa. Stewart pede algum tempo para considerar a idéia e, em seguida, telefona para Denise, cancelando os planos para aquela noite. Ao voltar à sala de Sam para comunicar-lhe que resolveu aceitar sua oferta, Stewart fica chocado ao ver Remy com Sam Royce. Ele presume que sua mulher convenceu o pai a oferecer-lhe a promoção numa tentativa de salvar seu casamento. Ele sai às pressas e Remy o segue acusando-o de estar lhe traindo com Denise. Stewart afirma que nunca havia estado com Denise até aquele dia.

Ao saírem do edifício, o terremoto principal tem início com o rompimento da Falha de San Andreas, causando o desabamento de milhares de edifícios e a morte de centenas de milhares de pessoas, enquanto o sul da Califórnia treme por 6 a 9 minutos.

Sem poder contar com elevadores, Sam e a maioria de seus funcionários ficam em princípio presos nas escadarias, uma vez que o terremoto destruiu cerca de dois andares. Entretanto, com a ajuda de uma mangueira de incêndio e de uma cadeira, ele consegue que seus funcionários desçam um de cada vez. Quando todos estão em segurança, Sam tem um ataque cardíaco, mas é salvo por Stewart que o tira de lá usando o mesmo sistema.

Denise e o filho são apanhados pelo terremoto em uma ponte, mas são salvos por Miles e Sal que passam pelo local em um caminhão. Eles dirigem em busca de ajuda quando encontram Lew, que se acha organizando os esforços de resgate na rua. O sargento requisita o caminhão deles para usá-lo como uma ambulância. Enquanto isso, depois de comer um sonho em uma lanchonete em ruínas, Rosa é detida pela Guarda Nacional por saque. Jody, agora um sargento, a resgata de um grupo de prisioneiros. Reconhecendo-o do supermercado, Rosa acredita que ele vai deixá-la ir, mas afirmando que as ruas acham-se muito inseguras, ele lhe ordena para ficar dentro de uma loja isolada. Outro grupo de soldados chega, trazendo como prisioneiros os colegas de pensão de Jody. Este os executa num ato de vingança pelo que já sofrera nas mãos deles, aterrorizando Rosa e seus subordinados que agora podem ver seu lado escuro e psicopata.

Depois que Stewart leva todos os seus colegas de escritório em segurança até o Centro Comercial Wilson Plaza, que foi convertido em um centro de triagem, ele sai em busca de Denise e de seu filho. Juntamente com Lew, ele procura por sobreviventes até se depararem com Jody e seu regimento. Quando este os ameaça com fogo, caso os dois se aproximem, ao ver Lew, Rosa implora por sua ajuda. Lew e Stewart fingem obedecer às ordens de Jody, ao se afastarem, mas Lew furtivamente retorna e, no enfrentamento que se segue, mata Jody em legítima defesa e resgata Rosa.

Um novo tremor ameaça o Wilson Plaza. Depois de um rápido levantamento do edifício, Stewart percebe que há sobreviventes presos em uma garagem subterrânea. Juntamente com Lew, ele rasteja através do esgoto e, com o uso de uma britadeira, consegue chegar à garagem, onde fica radiante ao descobrir que Denise se encontra lá. Ao abraçá-la, no entanto, Stewart vê sua mulher por trás dela.

Durante a operação de resgate, a Barragem de Mulholland libera uma enorme quantidade de água que invade a rede de esgotos. Lew e Denise conseguem ficar em segurança, mas quando Remy tenta alcançá-los, um homem pisa em sua mão e ela cai na forte correnteza que está levando dezenas de pessoas. Stewart olha para Denise, mas não podendo abandonar sua esposa até a morte, nada atrás dela e os dois são arrastados pela água. Denise sai pelo bueiro em estado de choque, enquanto Lew segura Rosa. A cidade de Los Angeles revela-se completamente destruída.

imagem imagem imagem

Comentários

“Terremoto” é um ótimo filme-desastre produzido pela Universal Pictures em meados dos anos 70. Acredito que um dos principais motivos que levaram seus produtores a ir em frente com esse projeto tem a ver com a oportunidade de utilização de uma nova tecnologia de som que havia sido desenvolvida pela MCA. Nesse aspecto, a idéia foi um sucesso, pois o filme foi agraciado com o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado aos prêmios de Melhor Trilha Sonora pela Academia Britânica e pelo Globo de Ouro. Ainda com respeito a premiações, “Terremoto” recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e foi indicado a três outros prêmios da Academia de Hollywood: Oscar de Melhor Fotografia, Oscar de Melhor Edição e Oscar de Melhor Direção de Arte. Pelo Globo de Ouro, foi indicado ao Prêmio de Melhor Filme-Drama.

Como filme-desastre, “Terremoto” leva o espectador a sentir aquele frio na barriga com cenas que mostram a terra tremer, o rompimento de barragens, inundações subindo, corpos caindo, torres partindo ou em chamas, calçadas se abrindo, explosões por toda parte, além do pânico estampado no rosto das pessoas.

No elenco, a magnífica Ava Gardner, Charlton Heston, Geneviève Bujold, Marjoe Gortner e George Kennedy transmitem brilhantemente esse pânico que a trama exige. Por outro lado, merece ser citada a atuação de Walter Matthau, no papel de um bêbado imperturbável.

CAA