Filmes por gênero

ATÉ A ÚLTIMA BALA (1956)

The Maverick Queen
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A rainha do mal (Portugal)
La horde sauvage (França)
Il mio amante è un bandito (Itália)
Los indomables (Espanha)
Der teufel von Colorado (Austria, Alemanha)
Terror över prärien (Suécia)
Ildkamp på prærien (Dinamarca)
Королева воров (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Joseph Kane
Roteiro: Kenneth Gamet, DeVallon Scott
Produção: Joseph Kane
Música Original: Victor Young
Fotografia: Jack A. Marta
Edição: Richard Van Enger
Direção de Arte: Walter E. Keller
Figurino: Adele Palmer
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Howard Wilson, Melvin Metcalfe Sr.
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Barbara Stanwyck Kit Banion
Barry Sullivan Jeff Younger
Scott Brady Sundance
Mary Murphy Lucy Lee
Wallace Ford Jamie
Howard Petrie Butch Cassidy
Jim Davis Estranho, o verdadeiro Jeff Younger
Walter Sande Xerife Wilson
Emile Meyer Leo Malone
George Keymas Muncie
John Doucette Loudmouth
Pierre Watkin McMillan
Taylor Holmes Pete Callaher
Carol Brewster Jovem
Tristram Coffin Jogador de cartas
Jack Harden Logan
Jack O'Shea Garçom
Robert Swan Jogador de cartas
Karen Scott Jovem

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Wyoming pós-guerra civil, a proprietária de um rancho, Lucy Lee, está de partida para Rock Springs a fim de vender seu gado. Quando Jeff Younger se aproxima de seu acampamento, pedindo comida e um lugar para dormir, ela inicialmente receia que ele faça parte do bando de Butch Cassidy, um famoso bandido que tem aterrorizado o país, mas, termina permitindo que ele fique. Naquela noite, quando membros da gangue de Cassidy tentam levar o gado, Jeff os obriga a fugir. Lucy, cujo pai foi morto pelo bando, dois anos antes, fica grata quando ele se compromete a acompanhá-la até Rock Springs, embora se recuse a aceitar a oferta de um emprego permanente.

Em Rock Springs, a gangue descansa em "Maverick Queen," um hotel-bar de propriedade de Kit Banion, uma mulher de uma orgulhosa família do Sul que está secretamente ligada à gangue de Cassidy. Apesar de Kit e Sundance terem sido amantes, ela o informa que deseja ter ao seu lado um ‘homem melhor’. Enciumado, ele a acusa de plantar um pistoleiro contratado no rancho de Lucy para matar seu pai. Mais tarde, quando Jeff, não reconhecido como o homem mascarado que os obrigou a fugir do rancho de Lucy, bate Sundance no pôquer, o bandido reage violentamente, fazendo com que Kit perceba que Jeff é o ‘homem melhor’ que ela deseja.

Quando Jeff se apresenta como o ex-presidiário "Jeff Younger," sobrinho de Cole e Jim Younger, membros da gangue de Jesse James, insinuando que deseja juntar-se a Cassidy, Kit o contrata. Vários dias depois, ela o convida para assistir um roubo de trem, finalmente admitindo suas conexões com a gangue de Cassidy. Quando Jeff lhe pergunta por que ela nunca se casou, ela responde que casamento não é para alguém como ela. Depois de vender seu gado para Kit, Lucy, não sabendo dos planos de Jeff para participar de um assalto, o ajuda quando da partida do trem. Logo depois, Jamie, um cozinheiro contratado pelo pai de Lucy, informa Kit que Jeff era o homem mascarado que impediu que o rebanho de Lucy fosse roubado.

Furiosa por ter sido enganada por Jeff, Kit cavalga até o esconderijo de Cassidy, nas montanhas, chamado "Hole-in-the-Wall," mas decide reter a informação até que ela observe como Jeff manipula o roubo. Enquanto isso, depois de desligar o carro de passageiro do trem, Jeff força o engenheiro a manobrar a composição de tal forma que o vagão de bagagens permita um fácil acesso ao cofre onde se encontra o ouro que está sendo transportado. Depois que a gangue retorna ao esconderijo, Kit acusa Jeff de sabotar a tentativa de roubo do gado de Lucy, mas ele explica que interveio para salvá-la dos avanços lascivos de Sundance, e que não mencionou o incidente porque temia que ela não o convidasse para participar de seu bando, se soubesse do ocorrido.

Satisfeita com a explicação de Jeff, Kit lhe pede para fugir para a Califórnia, enquanto pode, prevendo que o bando deverá ir pra lá dentro de algum tempo. Quando Cassidy lhe pede para voltar à Rock Springs, a fim de monitorar os eventos de lá, ela lhe pede para evitar que Sundance a siga. No entanto, depois de ver o beijo de Kit em Jeff, antes de sua partida, o invejoso Sundance a ameaça e, no embate que se segue, ela faz com que um tronco role em direção a ele, que termina caindo sobre um penhasco. Embora ela acredite que ele tenha morrido, Sundance sobrevive e se dirige ao rancho de Lucy, onde o Xerife Wilson está recrutando voluntários. Quando os rancheiros se retiram com o xerife, Sundance faz Jamie e Lucy seus prisioneiros.

Depois que Jamie revela que Kit sabe que Jeff foi o mascarado que frustrou o assalto do bando, Sundance leva os dois para o esconderijo, onde espera provar a deslealdade de Kit para com Cassidy. Quando Kit retorna à cidade, o agente Leo Malone a acusa de ser uma intermediária do Wild Bunch e ordena que ela saia de Rock Springs. Logo depois, um estranho chega afirmando ser o verdadeiro "Jeff Younger" e apresenta sua identidade. Em seguida, acompanhada de Younger e de um empregado seu, Kit deixa a cidade. O xerife, acreditando que ela os levará ao esconderijo do bando, a segue.

Durante a noite, Kit rouba um artigo do jornal de Younger e sai furtivamente. Quando o xerife e seus homens alcançam Younger e o empregado de Kit, eles os forçam a levá-los até o esconderijo. Enquanto isso, no esconderijo, Sundance ordena que Jeff seja mantido trancado. Logo depois, Kit consegue chegar ao local onde Jeff se encontra e reitera seu amor por ele. Com a ajuda dela, eles fogem e, ao verem Sundance assaltar Lucy, Jeff o nocauteia. Os três fogem juntos, mas, com a ajuda de dois membros do bando, Sundance os segue até uma cabana no vale, onde aprisionam Lucy e Kit. Jeff, que assistiu a tudo, entra na cabana e, na luta que se segue, mata Sundance. Em seguida, com a ajuda de Kit, ele resgata Lucy das mãos dos dois membros do bando.

Quando o resto do bando chega ao local, os três se refugiam na cabana, mas os bandidos ateiam fogo e eles são forçados a sair, tendo o fumo como cobertura. Depois de ajudar Lucy a fugir através de uma trilha, Kit tenta proteger Jeff, que foi ligeiramente ferido, mas é baleada e morre em seus braços. Alertados pela fumaça, o xerife e seus homens chegam ao local e capturam a gangue. No final, o agente Leo Malone felicita Jeff que, como ele, é um agente disfarçado que contribuiu para o sucesso da missão.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Joseph Kane, a partir de um roteiro escrito por Kenneth Gamet e DeVallon Scott, “Até a Última Bala” é um faroeste norte-americano produzido pela Republic Pictures em 1956. Sua trama, baseada num romance de Zane Grey, é marcada por traições, mentiras, ciúmes e intrigas.

Partindo de um roteiro que deixa um pouco a desejar, a direção de Kane se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo ao longo da narrativa. Visualmente agradável, a fotografia de Jack A. Marta consegue captar as belezas do Colorado, onde o filme foi rodado. Na área técnica, merece ainda destaque a bela música a cargo de Victor Young.

No elenco, com boas atuações, embora nada excepcional, destacam-se Barbara Stanwyck, Barry Sullivan e Scott Brady em seus respectivos papéis.

CAA