Filmes por gênero

A MULHER PROIBIDA (1932)

Forbidden
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O seu grande amor (Portugal)
Amour défendu (França)
Proibito (Itália)
Sehnsucht ohne Ende (Alemanha)
Förbjuden (Suécia)
Elskerinden (Dinamarca)
Zakazany owoc (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Frank Capra
Produção: Harry Cohn, Frank Capra
Fotografia: Joseph Walker
Edição: Maurice Wright
Figurino: Edward Stevenson
Maquiagem: Monte Westmore, Norbert A. Myles
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Barbara Stanwyck Lulu Smith
Adolphe Menjou Bob Grover
Dorothy Peterson Helen Grover
Ralph Bellamy Al Holland
Thomas Jefferson Wilkinson
Myrna Fresholt Roberta, quando bebê
Helen Parrish Roberta, aos 8 anos
Mary Jo Ellis Roberta, aos 12 anos
Charlotte Henry Roberta, aos 18 anos
Oliver Eckhardt Briggs
Henry Armetta Emile
Jessie Arnold Enfermeira
Florence Wix Sra. Smith
Edward LeSaint Médico dos Grover
Wilson Benge Mordomo dos Grover
Claude King Sr. Jones
Robert Graves Sr. Eckner
Bill Elliott Reporter
Sherry Hall Henry
Chuck Hamilton Wilkins
Arthur Hoyt Martin
Fred Kelsey Marty
Charles Middleton Pianista
William H. O'Brien Garçom

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio do Público (Frank Capra)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A bibliotecária Lulu Smith encontra-se atrasada para o trabalho pela primeira vez em oito anos, vítima de uma estranha febre. Frustrada por sua solidão, ela retira suas economias e compra um bilhete para um cruzeiro romântico em Havana, a "terra do romance". No navio, ela conhece Bob Grover, um advogado com ambições políticas, que confunde o quarto dela, de número 66, com o seu, de número 99, após ter tomado alguns drinques a mais. Os dois jantam juntos e desenvolvem uma atração mútua. Assim, eles passam o tempo juntos, jogando e se divertindo. Quando ele lhe pergunta o motivo que a levou a vir à Havana, ela responde: "Para conhecê-lo".

Depois que retornam aos Estados Unidos, Lulu aceita um emprego como assistente de escritório do jornal Daily Record, onde ela é perseguida pelo repórter Al Holland. Poucos meses depois, Bob vai ao apartamento de Lulu para jantar, levando duas máscaras de Halloween para que os dois se divirtam. Ela se encontra bastante ansiosa por ter que revelar que se acha grávida de um filho dele. Sua alegria é interrompida por um telefonema de Al, que lhe faz uma proposta, o que faz com que Bob confesse que é casado com uma esposa inválida, que ele não pode abandonar. Lulu insiste em continuar com a relação, mas Bob se recusa a deixá-la perder a sua vida por ele. Chateada com sua confissão, Lulu o expulsa de seu apartamento sem lhe dizer que se acha grávida. Poucos meses depois, ela dá à luz a uma menina, que recebe o nome de Roberta.

Dois anos mais tarde, Bob torna-se promotor público e Al passa a ser editor do jornal. Bob contrata um detetive para encontrar Lulu. Pouco tempo depois, quando ela e sua filha Roberta aguardam a chegada de Bob, Al aparece de repente e faz algumas perguntas sobre a garotinha. Quando Bob chega, Lulu diz a Al que a criança é filha adotiva de Bob, a fim de proteger a reputação dele. Ela também diz que ela é a governanta que cuida do bebê. Bob adota Roberta, levando-a para casa no dia seguinte a fim de apresentá-la à sua esposa Helen, que acaba de voltar de um tratamento em uma clínica de Viena. Helen se mostra encantada com a criança, mas questiona a capacidade de Lulu para cuidar da garotinha. Lulu sai correndo, e quando Bob a alcança, ela tenta terminar com a relação deles, mas não tem coragem de deixá-lo.

Logo depois, Lulu consegue, através de Al, tornar-se colunista do jornal. Al, por outro lado, tenta obter informações sobre Bob e Roberta a fim de minar sua carreira política, mas Lulu se recusa a dizer qualquer coisa a respeito.

Os anos passam enquanto Lulu acompanha a carreira de Bob quando ele se torna prefeito, deputado e, finalmente, senador. Ela também acompanha o crescimento de sua filha até se tornar uma bela debutante. Lulu continua a trabalhar para o jornal e, quando Al torna-se o chefe de redação, ela lhe diz que continua a amar Bob quando ele tenta mais uma vez conquistá-la.

Na noite em que Bob é indicado para concorrer ao cargo de governador, ele vai ao apartamento de Lulu completamente envergonhado com a hipocrisia de sua vida secreta. Quando ele ameaça confessar toda a verdade ao público, Lulu pede para que ele não o faça, pois estará acabando com sua carreira política. No dia seguinte, ela pede a Al que se case com ela, numa tentativa de impedir que Bob destrua sua vida política. Na noite da eleição de Bob, Al revela a Lulu que sabe tudo sobre ela, Bob e Roberta. Quando ela tenta recuperar uma carta pessoal que ele havia interceptado, Al a agride na face. Diante da ameaça de destruição de Bob, Lulu atira em Al e o mata a fim de evitar que ele publique a história.

Um ano depois, após cumprir uma curta pena na prisão, Lulu recebe o perdão de Bob, que se acha em seu leito de morte. Na ocasião, ele lhe mostra seu novo testamento, o qual revela tudo sobre o relacionamento dos dois e deixa metade de sua propriedade para ela. Depois que ele morre, no entanto, ela rasga o testamento, a fim de proteger a memória de Bob e sua filha Roberta, que se acha prestes a se casar.

imagem

Comentários

Realizado por um dos maiores cineastas da época, Frank Capra, “A Mulher Proibida”, embora não se encontre entre seus melhores trabalhos é, sem nenhuma dúvida, um grande filme. Sua trama conta a história de uma mulher apaixonada que sacrifica todo o seu amor, levando-a a extremos inimagináveis.

Na direção, Capra realiza um belo trabalho ao seguir um roteiro duro, sem concessões, melodramático. No elenco, Barbara Stanwyck se mostra mais uma vez brilhante, mostrando porque é considerada uma das melhores atrizes de todos os tempos. Ao seu lado, Adolphe Menjou se sai muito bem no papel de Bob Grover, o grande amor de Lulu.

Enfim, “A Mulher Proibida” é um filme imperdível.

CAA