Filmes por gênero

BECO SEM SAÍDA (1937)

Dead end
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As ruas de Nova Iorque (Portugal)
Rue sans issue (França)
Strada sbarrata (Itália)
Calle sin salida (Espanha)
Callejón sin salida (Argentina)
Sackgasse (Alemanha)
Blindgaden (Dinamarca)
Slepy zaulek (Polônia)
Varjojen kadut (Finlândia)
I skyskrapornas skugga (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime, Filme Noir
Direção: William Wyler
Roteiro: Lillian Hellman
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Gregg Toland
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Omar Kiam
Efeitos Sonoros: Frank Maher
Efeitos Especiais: James Basevi
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1998

Elenco

Humphrey Bogart Hugh 'Baby Face' Martin
Claire Trevor Francey
Joel McCrea Dave Connell
Sylvia Sidney Drina Gordon
Wendy Barrie Kay Burton
Allen Jenkins Hunk
Marjorie Main Sra. Martin
Billy Halop Tommy Gordon
Huntz Hall Dippy
Bobby Jordan Angel
Leo Gorcey Spit
Gabriel Dell T. B.
Bernard Punsly Milty
Charles Peck Philip Griswald
Minor Watson Sr. Griswald
James Burke Policial Mulligan
Ward Bond Porteiro
Elisabeth Risdon Sra. Connell
Esther Dale Sra. Fenner
George Humbert Jake Pascagli
Marcelle Corday Governanta francesa de Philip
Mona Monet Enfermeira
Charles Halton Whitey
Jerry Cooper Irmão de Milty
Kath Ann Lujan Irmã de Milty
Don Barry Dr. Flynn
Bud Geary Motorista de Kay

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Samuel Goldwyn Productions)

Oscar de Melhor Fotografia (Gregg Toland)

Oscar de Melhor Direção de Arte (Richard Day )

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Claire Trevor)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Junto às favelas imundas de Nova York, as pessoas ricas constroem apartamentos de luxo devido à bela vista do pitoresco East River. Enquanto vivem na opulência, os pobres habitam cortiços imundos.

Os “Dead End Kids”, liderados por Tommy Gordon, são um pequeno grupo de adolescentes de rua que se encontram a um passo da vida criminosa. Além de Tommy, a pequena gangue conta com Dippy, Angel, Spit, T. B. e Milty, o novo jovem de 14 anos em busca de amigos.

A irmã de Tommy, Drina, sonha em se casar com algum estrangeiro rico que vai salvá-la, e a Tommy, dessa miserável vida de pobreza e ajudar o irmão a não se tornar um mafioso como Hugh "Baby Face" Martin, que voltou ao bairro para visitar sua mãe e a namorada de infância. Dave Connell, criado na mesma rua, reconhece Martin e o avisa para ficar longe, mas este o ignora. Dave, um arquiteto frustrado que atualmente vive de biscates, é amigo de infância de Drina. Ele está tendo um caso com a amante de um homem rico, Kay Burton, mas ambos sabem que ele não tem condições de dar à Kay o tipo de vida que ela deseja.

Enquanto isso, os garotos atraem Philip, filho de uma família rica, até um porão, onde o agridem e o roubam. Quando o pai do garoto tenta intervir, em favor do filho, acaba sendo esfaqueado no braço.

Martin é posteriormente rejeitado por sua mãe, que o denuncia como um assassino, e repelido por sua ex-namorada, Francey, que agora é uma prostituta acometida de sífilis. Desanimado, ele decide raptar uma criança rica, como forma de conseguir um resgate que lhe permita bancar suas despesas de volta. Ao vê-lo, Dave ordena que ele desapareça imediatamente. Martin reage esfaqueando-o, mas é empurrado por Hunk para dentro do rio.

Ao conseguir sair do rio, Martin foge pelos telhados dos imóveis, sendo perseguido por Dave, até ser por este encurralado numa escada de incêndio. Após uma troca de tiros, Martin finalmente cai morto na rua.

Uma multidão se reúne em torno do corpo do mafioso, quando o Policial Mulligan chega ao local. O porteiro do prédio reconhece Spit como um dos membros da gangue que atacou o pai de Philip, o garoto rico. No entanto, quando Tommy retorna para dizer adeus à irmã Drina, antes de fugir, é acusado por Spit como tendo sido aquele que atacou o pai do garoto.

Inconformado e revoltado com a traição de Spit, Tommy tenta atacá-lo com uma faca, mas é impedido por Dave e Drina que o convencem a se render à polícia.

Dias depois, ao tomar conhecimento que Dave recebeu um prêmio em dinheiro por ter interrompido a vida criminosa de Martin, Kay o procura disposta a ficar com ele. Dave não aceita a proposta e ela volta para o homem que não ama, mas que pode dar-lhe segurança financeira.

No final, Dave se oferece para pagar a defesa de Tommy, utilizando o dinheiro do prêmio recebido.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta William Wyler, a partir de um roteiro muito bem escrito por Lillian Hellman, “Beco Sem Saída” é um ótimo filme ‘noir’ americano. Sua trama, baseada numa peça de Sidney Kingsley, se passa durante a grande crise econômica dos anos 1930 e fala de um drama social vivido na Nova York da época.

Além do ótimo trabalho desenvolvido por Wyler, o filme é muito bem fotografado, em preto e branco, por Gregg Toland. No elenco, além das ótimas atuações de Claire Trevor, Humphrey Bogart e Sylvia Sidney, chamaram-me atenção os belos trabalhos apresentados pelos adolescentes Billy Halop e Bobby Jordan.

CAA