Filmes por gênero

TEU NOME É MULHER (1957)

Designing woman
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A mulher modelo (Portugal)
La femme modèle (França)
La donna del destino (Itália)
Mi desconfiada esposa (Espanha)
Warum hab' ich ja gesagt! (Alemanha)
Förlåt, vi är visst gifta (Suécia)
Zona modna (Polônia)
Min kone er på krigsstien (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Vincente Minnelli
Roteiro: George Wells
Produção: Dore Schary
Música Original: André Previn
Fotografia: John Alton
Edição: Adrienne Fazan
Direção de Arte: E. Preston Ames, William Horning
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley Miller, Wally Wallace
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Gregory Peck Mike Hagen
Lauren Bacall Marilla Brown Hagen
Dolores Gray Lori Shannon
Sam Levene Ned Hammerstein
Tom Helmore Zachary 'Zach' Wilde
Mickey Shaughnessy Maxie Stultz
Jesse White Charlie Arneg
Chuck Connors Johnnie 'O'
Edward Platt Martin Daylor
Alvy Moore Luke Coslow
Carol Veazie Gwen
Jack Cole Randy Owens
Jan Arvan Diretor de TV
James Douglas Tommie Reese
Richard Deacon Larry Musso
Ann Morriss Marie Dozier
Geraldine Wall Sra. Hammerstein
Don Burnett Johnnie Gates
Nora Marlowe Jennifer Deane
Helen Andrews Modelo
Jackie Blanchard Modelo
Hazel Boyne Telefonista
Theona Bryant Secretária
John Connors Dunnigan
Ralph Gamble Jeff Dowling
Walter Johnson Repórter
Sid Kane Repórter
Phyllis Planchard Ann Ashmond
Max Power Fred Sellers

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (George Wells)

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Comédia Escrita Diretamente Para O Cinema (George Wells)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Comédia

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em uma Comédia (Lauren Bacall)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após cobrir um torneio de golfe em Los Angeles, o escritor de esportes Mike Hagen acorda, na manhã seguinte, com uma bruta enxaqueca e preocupado com seu emprego, pois acredita ter deixado de enviar para o jornal em que trabalha, em Nova York, a matéria que deveria ter escrito.  Ao tomar café, no hotel onde se acha hospedado, é procurado por uma bela jovem, Marilla Brown, estilista de modas.  Através dela, vem a saber que a matéria sobre o torneio fora escrita e enviada à Nova York, na noite anterior, com a colaboração dela, pois ele já havia bebido além da conta.

A boa notícia faz com que ele a convide para comemorarem juntos, começando com um passeio de barco.  Em princípio, ela agradece, alegando não poder aceitar o convite, já que tem que viajar para Nova York, onde mora e trabalha.  Insistente, ele faz com que ela fique, passe alguns dias com ele e, depois de se casarem no Arizona, retornam juntos à Nova York, onde se instalam no pequeno apartamento de Mike.

No dia seguinte, ele procura sua antiga namorada, Lori Shannon, uma cantora e dançarina que se encontra ensaiando num estúdio de televisão.  A fim de falar de seu casamento, ele a leva para o restaurante que costumavam freqüentar.  Ao saber do ocorrido, Lori entorna seu almoço no terno dele e se retira inconformada.  Logo depois, Marilla chega ao local à sua procura, pois conseguira o endereço do restaurante, ao telefonar para o jornal de Mike.  Lá, além de encontrá-lo com a roupa suja de espaguete, descobre que uma outra pessoa estivera com ele naquela mesa.

Ao deixarem o restaurante, passam pelo apartamento dela, onde Mike fica surpreso com o luxo e o tamanho do mesmo.  Ao se abrir uma porta, dezenas de amigos chegam com presentes para cumprimentá-la por seu casamento.  Mike sente-se deslocado, até porque todos só dão atenção a ela.  Zachary Wilde, pede à Marilla que desenhe todo o figurino de um musical que ele pretende realizar.  Ela hesita, em princípio, mas termina concordando.

O apartamento dela fica uma loucura quando, num mesmo dia, reúnem-se os atores para ensaiarem o musical, ao mesmo tempo em que Mike, e um grupo de amigos, juntam-se para jogarem baralho.

Quando Zach lhe apresenta Lori Shannon como a estrela do musical, Marilla percebe que ela teve ou tem um caso com seu marido.  Este, por sua vez, é ameaçado por três capangas de Martin Daylor, um mafioso ligado ao mundo do boxe, por estar escrevendo em sua coluna uma série de artigos contra ele.

Correndo risco de vida, Mike se vê obrigado a se esconder num hotel de baixa categoria, tendo Maxie Stultz, um boxeador durão, como seu guarda-costas.  A idéia é a de, em três semanas, conseguir colocar o mafioso na cadeia, através de novas informações sobre suas atividades criminosas. À Marilla, diz que vai viajar para cobrir uma série de jogos.  Nesse período, ao preparar todo o figurino do musical, ela tem a chance de descobrir o que realmente aconteceu entre o marido e Lori Shannon.  Por outro lado, através de um informante, Mike toma conhecimento que Daylor pretende raptar Marilla, como forma de lhe atingir.

Assim, juntamente com Maxie, ele vai até o teatro onde ela se encontra com o musical, chegando exatamente na hora em que sua mulher está sendo arrastada para dentro de um carro.  Uma longa briga se inicia, acabando-se com a chegada da polícia.  Martin Daylor é preso e condenado.  O casal finalmente passa a viver em harmonia.

imagem imagem imagem

Comentários

"Teu Nome é Mulher" é um ótimo entretenimento.  Realizada pelo cineasta Vincente Minnelli, essa comédia romântica gira em torno de um escritor de esportes e de uma sofisticada estilista de modas que, ao se conhecerem, não pensam duas vezes antes de tomarem a decisão de se casarem.

Partindo de um excelente roteiro escrito por George Wells, o que lhe valeu um Oscar, Minnelli nos brinda com uma direção sólida e um ritmo perfeito, no que é ajudado pela fotografia de John Alton e por uma trilha sonora muito bem elaborada pelo compositor André Previn.  Merece ainda ser destacado o trabalho da veterana Helen Rose na elaboração do figurino.

"Teu Nome é Mulher" apresenta inúmeros momentos hilariantes como, por exemplo, o encontro de Mike Hagen e Lori Shannon num restaurante, quando esta entorna seu prato de espaguete sobre o terno dele, ou ainda, quando este se esconde num cômodo da casa dela para tentar não ser visto por sua mulher, quando esta bate à porta.

No elenco, os atores, de um modo geral, estão muito bem, embora não se possa afirmar, por exemplo, serem esses os melhores papéis das carreiras de Gregory Peck e Lauren Bacall.  Longe disso.  Além de Peck e Bacall, merecem destaques as atuações de Dolores Gray, do coreógrafo Jack Cole e de Mickey Shaughnessy, este como o guarda-costas de Mike.

CAA