Filmes por gênero

SATÃ JANTA CONOSCO (1942)

The man who came to dinner
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Hóspede indesejável (Portugal)
L'homme qui vint dîner (França)
Il signore resta a pranzo (Itália)
El hombre que vino a cenar (Espanha)
Der Mann, der zum essen kam (Alemanha)
Han som kom till middag (Suécia)
Hän, joka tuli päivälliselle (Finlândia)
Manden, der kom til middag (Dinamarca)
Чeловек, который пришел к обеду (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: William Keighley
Roteiro: Julius J. Epstein, Philip G. Epstein
Produção: Jack L. Warner
Música Original: Friedrich Hollaender
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Tony Gaudio
Edição: Jack Killifer
Direção de Arte: Robert M. Haas
Figurino: Orry-Kelly
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Charles Lang
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Bette Davis Maggie Cutler
Ann Sheridan Lorraine Sheldon
Monty Woolley Sheridan Whiteside
Richard Travis Bert Jefferson
Jimmy Durante Banjo
Reginald Gardiner Beverly Carlton
Elisabeth Fraser June Stanley
Grant Mitchell Sr. Ernest Stanley
George Barbier Dr. Bradley
Mary Wickes Srta. Preen
Russell Arms Richard Stanley
Ruth Vivian Harriet
Edwin Stanley John
Betty Roadman Sarah
Charles Drake Sandy
Nanette Vallon Cosette
Ernie Adams Michaelson
Eddy Chandler Guarda
Roland Drew Reporter
Sol Gorss Motorista
Fred Kelsey Detetive
Patrick McVey Harry
Frank Moran Haggerty
Billy Wayne Freddie
Billie Burke Sra. Daisy Stanley

Indicações

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Ator (Monty Woolley)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Sheridan Whiteside, apresentador de uma popular emissora de rádio, chega à Mesalia, Ohio, onde dará uma palestra. Contra sua vontade, ele aceita um convite para jantar na casa de Ernest e Daisy Stanley, mas ao subir os degraus de acesso à casa, ele cai e machuca seu quadril. Apesar do susto não apresentar qualquer sequela, necessitando apenas de repouso por uns dez dias, sua índole vingativa faz com que ele se instale na casa dos Stanley, fingindo estar com um problema bem mais grave e ameaçando processá-los pelo prejuízo causado à sua imagem. Dessa forma, ele fica confinado por um mês, enlouquecendo seus anfitriões, insultando-os, monopolizando os empregados, usando exageradamente o telefone e recebendo convidados bizarros, inclusive condenados em liberdade condicional. Nesse período, ele exige ainda acomodações para sua secretária, Maggie Cutler. Por outro lado, ele consegue fazer amizade com os filhos do casal, June e Richard, bem como com a irmã mais velha do Sr. Ernest, Harriet.

Quando Bert Jefferson, um simpático proprietário de um jornal local, pede para entrevistá-lo, ele pede à Maggie para despachá-lo. No entanto, ela se sente atraída por ele e termina convidando-o para almoçar com cinco condenados, do fã-clube de Sheridan, na penitenciária do Estado. Nesse período, o Sr. Ernest exige que Sheridan deixe sua casa imediatamente, mas este o ameaça ao lhe dizer que o processará por uma quantia ainda maior se tiver que sair. Enquanto isso, Maggie e Bert patinam juntos e, em seguida, ele lê para ela a última peça por ele escrita. Ela a acha tão boa que, depois, a entrega a Sheridan, na esperança de que ele a envie para sua amiga, a atriz Katherine Cornell.

Quando Sheridan descobre que Maggie se acha apaixonada por Bert, com quem pretende se casar, ele exige que ela se afaste dele e permaneça como sua secretária. Em seguida, ele telefona para sua amiga Lorraine Sheldon, uma glamourosa atriz, a quem diz que ela poderia conseguir o papel principal na peça escrita por Bert, se viesse imediatamente para Mesalia.

No dia seguinte, Sheridan descobre que seu quadril nunca esteve ferido, acreditando que o médico que o atendeu deve ter se enganado ao examinar os raios-X de outra pessoa. No entanto, ele se mostra determinado a permanecer na cidade o tempo suficiente para impedir que Maggie se case com Bert. Ele aproveita ainda a oportunidade para sugerir que June e Richard saiam de casa, para que ela se case com Sandy, um líder sindicalista que trabalha na fábrica de rolamentos de seu pai, e para que seu irmão persiga seu interesse pela fotografia. Na véspera do Natal, Bert presenteia Maggie com uma pulseira de berloques, enquanto Harriet, a estranha irmã do Sr. Ernest, dá a Sheridan uma fotografia sua da época em que era uma jovem mulher.

Depois que Lorraine chega à cidade, vestida de peles e joias, Sheridan lhe pede para não mencionar a peça na frente de Maggie e sugere que ela use seus encantos para conquistar Bert. No entanto, quando ela o procura, Maggie rapidamente compreende quais são as reais intenções de Sheridan. No dia seguinte, quando o escritor Beverly Carlton chega e faz uma imitação devastadora do mais recente amante de Lorraine, o milionário Lord Bottomley, Maggie se sente aliviada. A pedido dela, Beverly Carlton telefona da estação ferroviária para Lorraine, fingindo ser o Lord Bottomley, e a pede em casamento. Num primeiro momento, Sheridan se mostra furioso por seus planos terem falhado, mas quando Bert, inocentemente, menciona que viu Beverly telefonando da estação, ele revela o ocorrido à Lorraine, que dobra suas atenções em relação a Bert.

Quando um pinguim enviado como presente para Sheridan, morde sua enfermeira, a Srta. Preen, esta pede demissão e vai embora. Por outro lado, ao descobrir que seus filhos fugiram de casa, o Sr. Ernest procura um meio de expulsar Sheridan. No meio desse caos, Banjo, um amigo de Sheridan, chega de Hollywood e um arrependido Sheridan, percebendo que Maggie realmente ama Bert, pede-lhe para se livrar de Lorraine. Assim, com a felicidade de Maggie assegurada, Sheridan aconselha o Sr. Ernest a aceitar que seus filhos sigam seus próprios caminhos. Finalmente, para alegria e satisfação do Sr. Ernest, Sheridan se despede e resolve ir embora. No entanto, ao descer os degraus de acesso à casa, ele volta a cair e é carregado de volta aos seus aposentos, para desespero do Sr. Ernest.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta William Keighley, a partir de um roteiro escrito por Julius Epstein e Philip G. Epstein, “Satã Janta Conosco” é um ótimo filme produzido pela Warner Brothers em 1942. Sua trama, baseada numa peça de George Kaufman e Moss Hart, que fez um grande sucesso na Broadway, é marcada por diálogos afiados e inteligentes dentro de um roteiro muito bem estruturado.

Na direção, Keighley realiza um bom trabalho marcado por um ritmo linear e ótimos enquadramentos. Na área técnica, a fotografia, assinada por Tony Gaudio é outro quesito que merece ser destacado e que certamente contribuiu para a boa qualidade do filme.

No elenco, Monty Woolley brilha no papel de Sheridan Whiteside, seguido pelas ótimas atuações de Bette Davis e Ann Sheridan.

CAA