Filmes por gênero

JARDIM DO PECADO (1954)

Garden of evil
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O jardim do diabo (Portugal)
Le jardin du diable (França)
Il prigioniero della miniera (Itália)
El jardín del diablo (Espanha)
Jardín del mal (Uruguai)
Der garten des bösen (Alemanha, Austria)
Djävulens trädgård (Suécia)
Kun to vendte tilbage (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Frank Fenton
Produção: Charles Brackett
Música Original: Bernard Herrmann
Fotografia: Milton Krasner, Jorge Stahl Jr.
Edição: James B. Clark
Direção de Arte: Edward Fitzgerald, Lyle Wheeler
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Nicolás de la Rosa
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Gary Cooper Hooker
Susan Hayward Leah Fuller
Richard Widmark Fiske
Hugh Marlowe John Fuller
Cameron Mitchell Luke Galy
Rita Moreno Cantora
Victor Manuel Mendoza Vicente Madariaga
Arturo Soto Rangel Padre
Antonio Bribiesca Antonio
Manuel Dondé Garçom
Fernando Wagner Capitão

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um pequeno navio, a caminho da California, é obrigado a parar numa enseada, a fim de reparar problemas ocorridos na sala de máquinas.  Três passageiros são deixados em terra, já que a duração dos serviços acha-se estimada em cerca de cinco a seis semanas.  São eles Hooker, um ex-xerife, Fiske, um aventureiro e jogador inveterado, e Luke Galy, um jovem encrenqueiro.

Uma vez na praia, tomam conhecimento que se encontram no pequeno vilarejo mexicano de Puerto Miguel.  Ao encontrarem um Bar, onde uma jovem cantora está-se apresentando, entram para tomarem algo e verificarem o que poderão fazer enquanto esperam a conclusão dos reparos do navio.

Pouco depois, chega ao local Leah Fuller, uma jovem senhora, casada com um engenheiro de minas.  Ela comunica aos presentes que houve um desabamento em sua mina de ouro, localizada nas montanhas, e que seu marido acha-se ferido e preso por uma viga.  Assim, oferece US$ 2 mil a cada homem que se dispuser a socorrê-lo.  Com exceção de Vicente Madariaga, os mexicanos que se encontram no Bar recusam a oferta por saberem ser difícil voltar das montanhas com vida, já que a região é dominada por apaches belicosos.  Os três americanos encontram na proposta de Leah uma forma de passarem parte do tempo que deverão ficar em Puerto Miguel.

Assim, a cavalo, partem Leah, Madariaga, Hooker, Fiske e Galy.  A viagem é tensa, pela presença de sinais dos apaches e por conta de Galy, que tenta assediar a bela Leah.  Hooker, com sua liderança e firmeza, consegue pôr ordem no grupo e chegar à mina após dois pernoites.

Depois de libertarem o Sr. Fuller e de imobilizarem uma de suas pernas, que se acha quebrada, o grupo se vê obrigado a retornar imediatamente, pois é eminente um ataque dos apaches.  Na primeira parada para descanso, Galy e o Sr. Fuller são mortos pelos índios.  Logo depois que reiniciam a viagem, uma nova baixa se dá quando Madariaga é atingido por uma flecha mortífera.

Hooker, Fiske e Leah continuam a descer as montanhas, sempre perseguidos pelos guerreiros apaches.  Num determinado ponto, considerado estratégico do ponto de vista defensivo, Hooker sugere que Fiske prossiga com Leah, enquanto ele permanece mais um pouco para dar cobertura aos dois.  Fiske, com seu instinto de jogador, insiste que as cartas é que devem decidir quem ficará.  Tirada a sorte, Hooker é o escolhido para acompanhar Leah em seu caminho montanha a baixo.

Ao chegar a um ponto em que sente não haver mais perigo para a jovem, Hooker volta para ajudar Fiske, mas o encontra mortalmente ferido, depois de ter conseguido afastar os apaches.  Em suas últimas palavras, Fiske pede a Hooker que cuide de Leah.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado numa história escrita por Fred Freiberger e William Tunberg, "Jardim do Pecado" é um bom faroeste.  Realizado pelo famoso cineasta Henry Hathaway, o filme foi rodado nos desertos vulcânicos do México e procura se concentrar nos relacionamentos entre os diversos personagens, alguns movidos pela influência do ouro.

O trabalho de Hathaway é consistentemente bom, assim como a trilha sonora do premiado Bernard Herrmann, um dos compositores preferidos de Hitchcock.  Um dos pontos altos do filme é exatamente o suspense que ele provoca quando as emoções tornam-se tensas entre alguns dos principais personagens.

No elenco, os três maiores destaques são as ótimas atuações de Gary Cooper, Susan Hayward e Richard Widmark.  Este é o segundo filme de Hayward ao lado de Cooper e o terceiro em que ela é dirigida por Hathaway.  Num pequeno papel, a porto-riquenha Rita Moreno aparece cantando parte de duas canções.

CAA