Filmes por gênero

A MÚSICA IRRESISTÍVEL DE BENNY GOODMAN (1956)

The Benny Goodman story
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A história de Benny Goodman (Portugal)
Il re del jazz (Itália)
La historia de Benny Goodman (Espanha, Argentina, Chile)
Die Benny Goodman Story (Austria, Alemanha)
Filmen om Benny Goodman (Suécia)
Rytmin kuningas Benny Goodman (Finlândia)
История Бенни Гудмана (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Biográfico, Drama, Música
Direção: Valentine Davies
Roteiro: Valentine Davies
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Harold Brown, Alan Harding, Sol Yaged
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: William Daniels
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Robert Clatworthy
Figurino: Bill Thomas
Guarda-Roupa: Rydo Loshak
Maquiagem: Bud Westmore, Mark Reedall
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Robert Pritchard, William Sosteleo
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Steve Allen Benny Goodman
Donna Reed Alice Hammond
Berta Gersten Dora Goodman
Barry Truex Benny Goodman , aos 16 anos
Herbert Anderson John Hammond Jr.
Robert F. Simon Dave Goodman
Hy Averback Willard Alexander
Sammy Davis Sr. Fletcher Henderson
Dick Winslow Gil Rodin
Shepard Menken Harry Goodman
Jack Kruschen Murph Podolsky
Wilton Graff John Hammond Sr.
Fred Essler Prof Schoepp
David Kasday Benny Goodman, aos 10 anos
John Erman Harry Goodman, aos 16 anos
George Givot Jake Primo
Lionel Hampton Ele próprio
Gene Krupa Ele próprio
Ben Pollack Ele próprio
Teddy Wilson Ele próprio
Harry James Ele próprio
Ziggy Elman Ele próprio
Martha Tilton Ela própria
Stan Getz Ele próprio
Diane Jergens Velma Kruger
Charles Tannen Sr. Stewart
Robert Clarke Roger Gillespie
Bess Flowers Extra no Carnegie Hall

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Embora sejam pobres, Dave e Dora Goodman estão determinados a garantir uma boa educação para seus filhos. Em 1919, o Prof. Schoepp oferece aulas de música para os moradores de um conjunto habitacional de Chicago, na Hull House, e embora o jovem Benny Goodman não goste inicialmente do instrumento, ele se torna uma excelente clarinetista aos 14 anos. Benny aprecia as obras de Mozart, mas quando surge a oportunidade de tocar em uma banda de ragtime, ele junta-se ao sindicato dos músicos e começa sua carreira como profissional. Durante uma pausa, Benny escuta com admiração a banda de jazz de Nova Orleans de Kid Ory, que o aconselha a tocar da forma como ele sente a música. Mais tarde, Benny, dois anos antes de terminar seu ensino médio, junta-se à banda de Ben Pollack e começa a tocar em bailes em todo o país.

Em sua primeira visita à casa dos pais, Benny fica consternado ao saber que seu pai, que sempre apoiou suas aspirações musicais, havia morrido em um acidente no caminho para a estação ferroviária. Logo depois, a banda de Pollack consegue um trabalho num bar de um antigo vizinho de Benny, Jake Primo, que agora é um gangster. Lá ele encontra o rico John Hammond, um crítico de música e amante de jazz e sua irmã, Alice, que prefere música clássica e se sente desconfortável na presença de Benny. Em Nova York, a banda de Pollack não é bem aceita e Benny, cheio de ideias, mas preocupado com a falta de audiência, vê-se forçado a tocar em bandas tradicionais de dança a fim de ganhar o necessário para se manter.

Impressionado com o talento de Benny, Hammond o convida para executar um concerto para Clarinete de Mozart em sua mansão. Na ocasião, Alice se mostra surpresa com o excelente desempenho dele, observando que, embora se mostre calmo e tranquilo, ele despeja toda sua emoção ao tocar. Pouco depois, Benny forma uma orquestra e passa a se apresentar em um programa de rádio da NBC aos sábados à noite. Fletcher Henderson, um admirado músico do Harlem, fica impressionado com a nova orquestra e passa a contribuir com seus arranjos musicais. Quando o programa é cancelado, Benny e sua orquestra partem em uma turnê pela costa oeste, mas antes de partir, ele e Alice declaram seus sentimentos fortes, mas confusos, para com o outro. A turnê é um fracasso até chegarem à Palomar, na Califórnia, quando a orquestra obtém um tremendo sucesso. Benny vê Alice na plateia e toca “Memories of You” para ela e, depois do show, os dois se beijam.

Em seguida, Benny forma um quarteto que inclui Lionel Hampton, Teddy Wilson e Gene Krupa, e quando sua orquestra e seu quarteto voltam para Chicago, eles são as manchetes da Variety. Pouco tempo depois, Alice assiste à estreia da orquestra em Nova York e, mais tarde naquele dia, fica aliviada ao saber que sua família aprova o romance. A mãe de Benny, no entanto, é contra por achar que há uma grande diferença de nível social entre as duas famílias. Preocupada, Alice visita a Sra. Goodman, que insiste em seu ponto de vista. No entanto, ao perceber o quanto seu filho ama a jovem milionária, ela secretamente a convida para assistir um concerto que contará com a participação de Harry James, Ziggy Elman e Martha Tilton. Um atraso em sua viagem faz com que Alice perca a apresentação triunfante de Benny, mas ela chega a tempo de ouvir uma ovação e a reapresentação de “Memories of You” a pedido do público.


imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Valentine Davies, “A Música Irresistível de Benny Goodman” é um bom filme produzido pela Universal International Pictures em 1956. Sua trama, na realidade, trata da biografia desse grande músico norte-americano.

Na direção, Davies realiza um bom trabalho marcado por um ótimo ritmo. Por outro lado, sua trilha sonora é magnífica, contando com mais de vinte grandes sucessos desse inesquecível músico, dentre os quais cito “Stompin' At the Savoy”, “One O'Clock Jump”,  “Moonglow”, “On the Sunny Side of the Street” e “Memories of You”.

O filme conta ainda com as participações de figuras lendárias da música popular americana, como Gene Krupa, Ben Pollack, Lionel Hampton, Harry James, Teddy Wilson, Stan Getz, dentre outros.

CAA