Filmes por gênero

CALOUROS NA BROADWAY (1941)

Babes on Broadway
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Primavera da Vida (Portugal)
Débuts à Broadway (França)
I ragazzi di Broadway (Itália)
Chicos de Broadway (Espanha)
Música y juventud (México)
Novatos en Broadway (Venezuela)
Vi på Broadway (Suécia, Dinamarca)
Laski na Broadwayu (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical, Romance
Direção: Busby Berkeley
Roteiro: Fred F. Finklehoffe, Elaine Ryan
Produção: Arthur Freed
Música Original: George Bassman, Leo Arnaud, George Stoll
Direção Musical: George E. Stoll
Fotografia: Lester White
Edição: Fredrick Y. Smith
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Robert Kalloch
Guarda-Roupa: Gile Steele
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Mickey Rooney Tommy 'Tom' Williams
Judy Garland Penny Morris
Fay Bainter Srta. 'Jonesy' Jones
Virginia Weidler Barbara Josephine 'Jo' Conway
Ray McDonald Ray Lambert
Richard Quine Morton 'Hammy' Hammond
James Gleason Thornton Reed
Donald Meek Sr. Stone
Ava Gardner Figurante na cena final
Donna Reed Secretária de Jonesy
Frederick Burton Sr. Theodore Morris
Cliff Clark Inspetor Moriarity
Margaret O'Brien Maxine
Emma Dunn Sra. Williams
Luis Alberni Nick
Barbara Bedford Sra. Crainen
Alexander Woollcott Ele próprio
René Austin Elinor Downing
Dick Davis Cantor
Anne Rooney Jenny
Roger Steele Robert Phillips
Tom Hanlon Radialista
Sidney Miller Tony
Dorothy Morris Corista
Jean Porter Corista
Annalee Waller Corista

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Canção Original (Burton Lane, Ralph Freed)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Nova York, juntamente com seus amigos Hammy Hammond e Ray Lambert, Tommy Williams vem se apresentando no porão do pequeno restaurante de Nick, com um número denominado "The Three Balls of Fire", onde cantam e dançam. Certa noite, uma mulher educada deixa uma gorjeta de cinco dólares, pelo número, e oferece a Tommy seu cartão de visitas.

No dia seguinte, os rapazes recebem um telefonema do escritório de Thornton Reed, o maior produtor da Broadway, e descobrem que a mulher que deixara o cartão de visitas é, na realidade, a bem conceituada assistente de Reed, Srta. 'Jonesy' Jones. Esta lhes informa que conseguiu marcar um teste exclusivo com o famoso produtor e lhes avisa que não devem falar do assunto com ninguém, pois o Sr. Reed não gosta de atores. No entanto, na drogaria onde os aspirantes a uma chance na Broadway costumam se encontrar, enquanto Hammy e Ray falam aos amigos sobre o teste, Tommy vê a cantora Penny Morris chorando e imediatamente sente-se atraído por ela. Depois de encorajá-la, a acompanha até a casa dela, onde encontra seu pai, o professor de piano Theodore Morris, com uma de suas alunas, Barbara Jo, uma adolescente que mora num assentamento da Rua Dorman, onde Penny trabalha.

No dia seguinte, com o local marcado para o teste completamente congestionado, face à divulgação feita por Hammy e Ray, o Sr. Reed se irrita a ponto de se recusar a ouvir os rapazes. Ao perceberem a grande chance que deixaram passar, os três deixam o local, completamente desanimados, até que Tommy tem a idéia de se tornar seu próprio produtor. Na busca de uma forma para levantar dinheiro, Tommy decide usar a casa do assentamento ao descobrir que as crianças estão sendo privadas de seu verão, no campo, por falta de fundos. O Sr. Stone, gerente da casa, aprova a idéia de Tommy, Penny e dos outros, segundo a qual eles têm condições de arrecadar os fundos necessários através da realização de uma grande festa.

Os ensaios têm início e o entusiasmo aumenta, a cada dia, para a grande festa a ser promovida em comemoração ao dia quatro de Julho. Ao ficar sabendo que um grupo de vinte crianças, refugiadas britânicas, estará fazendo uma transmissão em ondas curtas para seus pais, que se acham em Londres, naquele dia, Tommy decide usar a situação como sua causa, revelando à Penny ser ele realmente um oportunista. No dia da festa, no entanto, um remorso se abate sobre o jovem, quando finalmente decide arrecadar o dinheiro suficiente para as crianças do assentamento. Quando Tommy vai ver a Srta. 'Jonesy' Jones, que se encontrava na festa, esta lhe oferece e aos outros a oportunidade de participarem de um novo espetáculo de Reed, que está tendo dificuldades na seleção em Filadélfia.

Em seguida, o jovem implora à Penny para que ela o acompanhe, mas ela lhe diz que não pode decepcionar as crianças. Percebendo a importância que a jovem passou a representar para ele, Tommy decide recusar a oferta da Srta. Jones. Impressionada com as boas intenções dos dois, ela lhes permite que usem o Teatro Duchess, pertencente a Reed, que se acha há algum tempo fechado, para a realização do show deles, assegurando-lhes que conseguirá a permissão do famoso produtor. Na noite da estréia, no entanto, o teatro abre com a casa cheia, mas a Srta. Jones não conseguiu trazer Reed. Um inspetor da cidade chega ao local e interdita o espetáculo sob a alegação de que seus produtores acham-se violando as leis municipais contra incêndio.

Sentindo-se desmoralizado, Tommy se desculpa junto ao público, mas logo descobre que ninguém exigiu seu dinheiro de volta, e alguns até deixaram um pouco mais para que as crianças possam gozar suas férias de verão no campo. Depois que Barbara Jo e os outros oferecem a Tommy o dinheiro necessário a recolocar seu show em cartaz, ele o recusa. Logo a seguir, no entanto, tendo sido chamado de Filadélfia por funcionários públicos da cidade, Thornton Reed chega furioso, mas a Srta. Jones o convence a assistir a uma apresentação privada do show. Algum tempo depois, o famoso produtor apresenta “Calouros na Broadway” em uma produção de luxo.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Fred F. Finklehoffe, “Calouros na Broadway” é mais um ótimo musical da Metro-Goldwyn-Mayer do início dos anos 40. Realizado pelo grande Busby Berkeley, sua trama gira em torno da luta de dois jovens para conseguirem chamar a atenção do maior e mais famoso produtor teatral da Broadway. Ao assistir a essa luta, o espectador vai se deliciar com os magníficos números musicais interpretados pela inesquecível dupla formada por Mickey Rooney e Judy Garland, ele chamando a atenção por sua enorme energia, enquanto ela por seu charme e por sua maravilhosa voz . O elenco coadjuvante não apresenta maiores destaques, deixando ainda um maior espaço para que os dois grandes astros brilhem ainda mais.

Dentre os excelentes números musicais apresentados pela dupla, acham-se "Babes on Broadway", "How About You?", "Chin Up, Cheerio, Carry On",  "Anything Can Happen in New York", "Hoe Down", "The Farmer in the Dell", "Mary's a Grand Old Name", "She Is Ma Daisy", "The Yankee Doodle Boy", "Bombshell from Brazil", "Mamãe Eu Quero", no qual Mickey Rooney imita Carmen Miranda, "By the Light of the Silvery Moon", "Oh! Susanna”, "Franklin D. Roosevelt Jones", "Old Folks at Home", "Waiting for the Robert E. Lee”.

“How About You”, de Burton Lane e Ralph Freed, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Por outro lado, Judy Garland cantando "Chin Up, Cheerio, Carry On" para um grupo de órfãos britânicos é um dos destaques do filme. Já Mickey Rooney, dá um show ao fazer uma série de imitações de celebridades da época, como Carmen Miranda, por exemplo. Finalmente, a genialidade de Busby Berkeley é evidente na encenação do número de dança em "Hoe Down", bem como, no bem elaborado show de encerramento.

CAA