Filmes por gênero

SOFRENDO DA BOLA (1953)

The caddy
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O grande jogador (Portugal)
Amour, délices et golf (França)
Martin et Lewis champions de golf (Bélgica)
Occhio alla palla (Itália)
¡Qué par de golfantes! (Espanha)
¡Que par de golfistas! (Chile)
Der tolpatsch (Alemanha, Austria)
Kuliga kumpaner (Suécia)
Martin en Lewis door dik en dun (Holanda)
Кэдди (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Musical
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Danny Arnold
Produção: Paul Jones
Música Original: Joseph J. Lilley
Direção Musical: Joseph J. Lilley
Coreografia: Jack Baker
Fotografia: Daniel L. Fapp
Edição: Warren Low
Direção de Arte: Hal Pereira, Franz Bachelin
Figurino: Edith Head
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Gene Garvin, Gene Merritt
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, John P. Fulton, Paul Lerpae
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Dean Martin Joe Anthony
Jerry Lewis Harvey Miller, Jr
Donna Reed Kathy Taylor
Barbara Bates Lisa Anthony
Joseph Calleia Papa Anthony
Fred Clark Sr. Baxter
Mary Newton Lorelei Larson
Clinton Sundberg Charles, o mordomo
Marshall Thompson Bruce Reeber
Marjorie Gateson Sra. Grace Taylor
Frank Puglia Sr. Spezzato
Lewis Martin Sr. Taylor
Romo Vincent Eddie Lear, agente
Argentina Brunetti Mama Anthony
John Gallaudet Jonathan Bell
William Edmunds Caminello
Keith McConnell Sr. Benthall
Henry Brandon Sr. Preen
Maurice Marsac Sr. Leron
Donald Randolph Harvey Miller Sr.
Stephen Chase George Garrison Sr.
Jerry James Fotógrafo
Nancy Kulp Emma
Bess Flowers Convidada para o Jantar

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Canção Original (Harry Warren, Jack Brooks)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um teatro de Nova York, os artistas Joe Anthony e Harvey Miller, Jr. cumprimentam seus fãs e, em seguida, iniciam seu show. Nos bastidores, a escritora de revista, Lorelei Larson, escuta o pai de Joe falar como ele e Harvey entraram para o mundo do espectáculo: quando jovem, Harvey lutou para seguir os passos de seu pai, um grande jogador de golfe profissional, mas sempre se mostrou muito tímido para jogar na frente de um público. Tal fato fez com que ele procurasse e encontrasse emprego em uma loja de departamentos, onde conheceu e se tornou noivo de Lisa Anthony. Certo dia, ele a convida para assistirem uma partida de golfe, durante o horário do almoço, e ao voltarem ao trabalho com três horas de atraso, são demitidos.

Preocupado com o ocorrido, Harvey é aconselhado por Lisa a se tornar instrutor e a abrir uma escola de golfe. Na ocasião, Joe Anthony, irmão de Lisa, retorna à cidade e, por sugestão da jovem, torna-se o primeiro cliente de Harvey. Depois de um eficiente treinamento, Harvey convence Joe a participar do torneio de golfe de Santa Barbara, tendo ele como seu caddy. A dupla se sai bem e eles são convidados para participarem de um torneio maior. Por outro lado, o pai de Joe, que vive da pesca, acreditando que o filho estaria voltando para trabalhar com ele, resolveu pedir um empréstimo de US$500 ao Sr. Spezzato para comprar um novo barco de pesca.

No clube de campo onde o torneio está sendo realizado, Joe é recebido com desconfiança pelos membros esnobes e Harvey é expulso juntamente com outros caddies. Apesar de um péssimo começo, Joe tem um bom primeiro dia no torneio e, enquanto Harvey prepara um jantar de comemoração em seu hotel, ele tenta impressionar a socialite Kathy Taylor, com quem pretende passar a noite em um clube. No dia seguinte, ele ganha o torneio, mas é obrigado a doar o prêmio de US$500 para uma instituição de caridade.

O desapontamento de Joe, no entanto, é suavizado quando ele é agraciado com um novo terno. Ele o veste e se dirige à mansão dos Taylor, em Monterey. Por outro lado, determinado a manter Joe em forma, Harvey pega uma carona e se dirige à Monterey. Ao chegar lá, ele passa a noite escondido no estábulo da família e, na manhã seguinte, é encontrado por Joe e Kathy, cuja mãe sugere que ele seja contratado como um novo empregado.

À noite, durante uma festa, Harvey recebe um telefonema de Lisa, que o informa que o Sr. Spezzato está ameaçando tomar o barco de pesca do pai de Joe. Sem saber o que fazer, ele bebe em demasia até ficar embriagado. Depois de causar uma comoção, ele tenta falar com Joe sobre o telefonema de Lisa. A conversa que se segue faz com que Kathy assuma que Lisa é noiva de Joe. Como consequência, ela o repreende e ele vai embora. No entanto, depois que Harvey explica a situação para ela, Kathy envia alguns policiais para localizá-lo na estrada. Tendo dito que se tratava de um ladrão, a polícia o prende e o traz de volta à mansão dos Taylor. Uma vez lá, Kathy e Harvey, que está se passando por um primo dela, convence os policiais a libertá-lo, mas Joe, ainda zangado, vai embora.

No dia seguinte, em um evento esportivo do qual Joe deveria participar, Kathy recebe um telefonema dele informando-a que foi mais uma vez preso na estrada. Como ocorrera anteriormente, ela providencia para que ele seja libertado, enquanto Harvey manobra para que o evento tenha o início retardado. Ao presenciar as trapalhadas provocadas por Joe e Harvey, o agente teatral Eddie Lear sugere que eles iniciem e desenvolvam uma carreira no show business. Acatando a sugestão de Lear, os dois estreiam seu primeiro show no restaurante da mãe de Joe.

De volta ao presente, o pai de Joe conclui a história que contara para a escritora Lorelei Larson, enquanto Joe e Harvey terminam seu show em Nova York. Esperando sua vez de subirem ao palco, Jerry Lewis e Dean Martin são confundidos com Joe e Harvey por Kathy e Lisa. Logo em seguida, Joe e Harvey aparecem e confrontam seus sósias, perplexos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Norman Taurog, a partir de um roteiro escrito por Danny Arnold, “Sofrendo da Bola” é um comédia musical norte-americana produzida pela York Pictures Corporation em 1953. Sua trama, baseada numa história de Danny Arnold, é marcada por uma boa dose de humor e uma excelente trilha sonora.

Na direção, Taurog realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela maravilhosa trilha sonora a cargo de Joseph J. Lilley, onde se destacam as músicas “You're the right one” e “It's a whistle-in' Kinda Mornin”, interpretadas por Dean Martin, “The gay Continental”, interpretada por Jerry Lewis, e “It takes a lot of little likes to make one big love”, “That's Amore” e “What wouldcha do without me?”, interpretadas pela dupla.

No elenco, destacam-se as atuações de Dean Martin e Jerry Lewis, seguidas pela de Donna Reed.

CAA