Filmes por gênero

A CORAGEM DE LASSIE (1946)

Courage of Lassie
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le courage de Lassie (França)
Il coraggio di Lassie (Itália)
El coraje de Lassie (Espanha)
El valor de Lassie (México, Argentina)
Lassie - Held auf vier Pfoten (Alemanha)
Lassie i vildmarken (Suécia)
Lassie's bedrifter (Dinamarca)
Lassie klarer brasene (Noruega)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Direção: Fred M. Wilcox
Roteiro: Lionel Houser
Produção: Robert Sisk
Música Original: Scott Bradley, Bronislau Kaper
Fotografia: Leonard Smith
Edição: Conrad A. Nervig
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Youngblood
Guarda-Roupa: Irene
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Visuais: Warren Newcombe
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1947

Elenco

Elizabeth Taylor Kathie Merrick
Frank Morgan Harry MacBain
Tom Drake Sargento Smitty
Selena Royle Sra. Merrick
Catherine McLeod Alice Merrick
David Holt Pete Merrick
Byron Foulger Dr. Coleman
Harry Davenport Juiz Payson
Minor Watson Xerife Ed Grayson
James Flavin Tenente Tom Arnold
Bill Wallace Sargento Mac
Douglas Cowan Sargento Lewis
William 'Bill' Phillips Sargento Tyler
Charles Sullivan Oficial instrutor
Bill Lewin Sargento
George Cleveland Homem idoso
Mitchell Lewis Gil Elson
Jane Green Sra. Elson
Donald Curtis Charlie
Clancy Cooper Casey
Robert Emmett O'Connor Policial
Lyle Mulhall Cabo

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um filhote de collie se perde da mãe numa floresta e se vê obrigado a crescer sozinho, perambulando por uma região montanhosa, próxima de um lago, à procura de comida e abrigo. Assim, ele rapidamente aprende a sobreviver ao lado de muitos perigos inerentes à natureza, como animais selvagens, onde se destaca a presença de um leão. Quando um lobo o persegue junto a um rio, ele consegue flutuar com segurança em cima de um tronco.

Certo dia, ele é visto pela jovem Kathie Merrick, que o segue e se admira com a amizade que ele demonstra ter com outros animais. Confundido com um animal de caça, é ferido por chumbo disparado pelos irmãos de Kathie. A jovem o socorre e, com a ajuda de um pastor idoso, Harry MacBain, o pequeno collie se restabelece.

Em seguida, Kathie tenta convencer sua mãe a treiná-lo para que ele se torne um pastor de ovelhas no rancho em que moram. No entanto, como ela não acredita que o pequeno collie tenha características de um pastor de ovelhas, Kathie recorre a MacBain, que se compromete a treinar o pequeno animal. Depois de algum tempo, já na idade adulta, o collie, que recebeu o nome de Bill, torna-se um eficiente pastor de ovelhas e um companheiro leal de Kathie.

Num dia marcado por uma tempestade de neve, Bill é atropelado por um caminhão e levado para um hospital. Duas semanas após se recuperar, como ninguém o procurou no hospital, o Dr. Coleman o encaminha para o Centro de Treinamento de Cachorros do Exército, onde ele é rebatizado com o nome de Duke pelo seu treinador, o Sargento Smitty. Quando o militar é enviado para lutar contra os japoneses nas Ilhas Aleutas, Duke o acompanha. Uma vez lá, ele se distingue em batalha, mas o barulho ensurdecedor dos tiroteios o deixa em estado de choque.

De volta aos Estados Unidos, mais agressivo, seus instintos predatórios o levam a matar alguns animais pertencentes a um fazendeiro que, sentindo-se prejudicado, o entrega às autoridades. Quando de uma audiência para determinar o destino do cão, uma tatuagem encontrada em uma de suas orelhas mostra que ele é considerado, pelo exército americano, como herói de guerra.

Ao identificá-lo como sendo o velho Bill, Harry MacBain se apresenta como sendo o responsável pelo animal, conseguindo sua libertação. Em seguida, ele o leva até o rancho da família de Kathie, para alegria da jovem. É evidente que o cão vai precisar de algum tempo para se readaptar à nova vida.

imagem

Comentários

Embora inferior ao filme “A Força do Coração”, de 1943, “A Coragem de Lassie” é um bom filme rodado três anos depois. Ambos estrelados pela bela atriz Elizabeth Taylor, respectivamente com 11 e 14 anos de idade, acompanham o relacionamento de seu personagem com Lassie, um filhote de collie, seu animal de estimação. Como no primeiro filme, trata-se de uma produção dirigida para um público infanto/adolescente.

Aqui, após ser atropelado por um caminhão e tratado em um hospital, o pequeno collie é enviado para o Centro de Treinamento de Cachorros do Exército, participa da 2ª Guerra Mundial nas Ilhas Aleutas e retorna como herói nacional.

CAA