Filmes por gênero

AS DELÍCIAS DA VIDA (1947)

Cynthia
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Feliz amanecer (México, Chile)
Cinzia (Itália)
The rich full life (UK)
Cynthia (Suécia)
Ungdommen har livets rett (Noruega)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Robert Z. Leonard
Roteiro: Charles Kaufman, Harold Buchman
Produção: Edwin H. Knopf
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: Charles Schoenbaum
Edição: Irvine Warburton
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Edward C. Carfagno
Figurino: Irene
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Elizabeth Taylor Cynthia Bishop
George Murphy Larry Bishop
Mary Astor Louise Bishop
S.Z. Sakall Prof. Rosenkrantz
Gene Lockhart Dr. Fred I. Jannings
Spring Byington Carrie Jannings
Jimmy Lydon Ricky Latham
Carol Brannon Fredonia Jannings
Harlan Briggs J.M. Dingle
Shirley Johns Stella Regan
Scotty Beckett Will Parker
Anna Q. Nilsson Srta. Brady, professora de inglês
Kathleen Howard Sra. Mac McQuillan, enfermeira de Jannings
Morris Ankrum Sr. Phillips
Barbara Challis Alice
Minerva Urecal Agnes
Dolores Dey Estudante
Joan Elms Estudante
Leslie Haar Estudante
Mary Jane Smith Estudante
Charles Woolf Estudante
Tom Leffingwell Juiz de Paz

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Louise Bishop, uma esposa devotada e mãe, recorda com carinho o tempo, dezessete anos antes, em que ela estudava música na Universidade de Wyandott:

Durante uma festa em comemoração à vitória da equipe de beisebol da Universidade, Louise apaixona-se por Larry Bishop, o jogador que mais contribuiu para o êxito alcançado. Segue-se um romance, e um dia Louise fala sobre suas esperanças de continuar seus estudos no Conservatório de Viena. Larry, por outro lado, confessa que também tem planos de ir à Viena para estudar medicina. No final do ano letivo, Louise vai para Michigan, a fim de passar o verão, enquanto Larry retorna à sua cidade natal de Napoleon, Illinois, para trabalhar na loja de ferragens do Sr. Dingle.

Ao retornarem à Faculdade, no outono, eles resolvem se casar. Pouco tempo depois, ela descobre que está grávida e os dois decidem adiar seus planos de estudos para melhor formarem uma família em Napoleon. Cynthia nasce frágil e, quando as contas médicas se avolumam, Louise e Larry percebem que eles nunca poderão estudar em Viena.

Quinze anos depois, ainda marcada por uma saúde frágil, Cynthia desconhece que seus pais fizeram enormes sacrifícios por ela. Certo dia, ao voltar da escola, ela decide fazer uma visita ao seu tio, Dr. Fred Jannings, que continua a tratá-la com injeções e vacinas. Em seguida, ela visita seu instrutor de voz, o Prof. Rosenkrantz, que lhe sugere fazer um teste para a nova ópera da escola.

Enquanto isso, Larry, que ainda trabalha na loja de ferragens do Sr. Dingle, se esforça para comprar a casa em que moram, mas Fred se nega a afiançar o empréstimo bancário de que ele necessita para fechar o negócio. Por outro lado, Louise rejeita a idéia por ser mais um entrave em seus planos para o futuro.

Incapaz de participar da maior parte das atividades escolares, por causa de seu histórico de saúde, Cynthia começa a se sentir como uma pessoa que vive à margem da sociedade. No entanto, seu desespero logo se desvanece quando seu canto atrai a atenção do estudante mais popular da escola, Ricky Latham. Os dois iniciam um romance para desespero de sua ciumenta prima, Fredonia Jannings, e de sua amiga, Stella Regan.

Quando é atribuído à Cynthia o papel principal de uma peça da escola, Louise e Larry se preocupam com a possibilidade dela não ter resistência suficiente para realizar o espetáculo. Seus receios são rapidamente justificados quando, ao ficar acamada por conta de uma gripe, a filha se vê obrigada a se desligar da peça. Apesar desse episódio, Fred aconselha Louise a incentivar a filha a procurar ir além de sua capacidade.

Cynthia retorna à escola alguns dias antes do baile de primavera, ocasião em que Ricky lhe pede para ser seu par. Na noite do baile, Louise engana o marido e secretamente permite que a filha participe do evento, contrariando a vontade de Larry. Enquanto a filha tem uma noite maravilhosa, aproveitando ao máximo a festa, Larry descobre que foi enganado e critica amargamente Louise.

Na manhã seguinte, por ter dormido um pouco mais, ele chega atrasado ao trabalho, pela primeira vez em quinze anos. Ao descobrir que o Sr. Dingle ficou chateado com seu atraso, ele o acusa de ser um chefe injusto, pede demissão e planeja se mudar com a família para Chicago.

Louise se mostra feliz por ver o marido finalmente se preocupar consigo mesmo, mas Cynthia se rebela com os planos dos pais. Os Bishop decidem, finalmente, continuar em Napoleon e seus problemas financeiros são resolvidos quando o Sr. Dingle aparece para implorar a Larry que retorne ao trabalho.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Robert Z. Leonard, “As Delícias da Vida” não chega a ser um grande filme, embora não deixe de ser interessante. Sua trama, baseada numa peça de Viña Delmar, gira em torno de uma adolescente, com problemas de saúde, que desafia seus pais protetores para ganhar a estima de seus colegas de classe.

Na direção, Robert Z. Leonard realiza um trabalho mediano, onde se destacam as atuações das atrizes Mary Astor e Elizabeth Taylor, esta última com apenas 15 anos de idade, como mãe e filha.

CAA