Filmes por gênero

JOGOS DE ADULTOS (1992)

Consenting adults
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Só para adultos (Portugal)
Jeux d'adultes (França)
Adultes consentants (Canadá)
Giochi d'adulti (Itália)
Juegos de adultos (Argentina)
Dobles parejas (Espanha)
Lek till döds (Suécia)
Forbuden frugt (Dinamarca)
По взаимному согласию (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Mistério, Suspense
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: Matthew Chapman
Produção: Alan J. Pakula, David Permut
Design Produção: Carol Spier
Música Original: Michael Small
Direção Musical: Joe Mulherin, Michael Small
Fotografia: Stephen Goldblatt
Edição: Sam O'Steen
Direção de Arte: Alicia Keywan
Figurino: Ann Roth, Gary Jones
Guarda-Roupa: Cheryl Blackwell, Bruce Ericksen, Jon Deary, Kevin Faherty
Maquiagem: Ben Nye Jr., Fern Buchner
Efeitos Sonoros: Ron Bochar, Bruce Pross, Frank Kern e outros
Efeitos Especiais: Connie Brink
Efeitos Visuais: John Alagna
Nota: 6.3
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Kevin Kline Richard Parker
Mary Elizabeth Mastrantonio Priscilla Parker
Kevin Spacey Eddy Otis
Rebecca Miller Kay Otis
Forest Whitaker David Duttonville
E. G. Marshall George Gordon
Kimberly McCullough Lori Parker
Billie Neal Annie Duttonville
Benjamin Hendrickson Jimmy Schwartz
Lonnie Smith Dr. Pettering
Joe Mulherin Bo
Ginny Parker Martha
Judson Vaughn Max Roth
Ed Grady Sr. Watkins
Suzanne Stewart Sra. Watkins
Bruce Evers Maxie
Artis Edwards Jr. Policial de Atlanta
Thomas Saccio Johnny Rocco
Tommy Cresswell Detetive de Charleston
Michael Nesbitt Policial de Charleston
Robert C. Treveiler Policial de Charleston

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Richard e Priscilla Parker são casados há 14 anos e levam uma vida feliz ao lado de sua filha adolescente, Lori.  Certo dia, o casal Eddy e Kay Otis passa a habitar a casa vizinha e, logo, procuram se aproximar dos Parker, oferecendo-lhes uns drinques.

Diariamente, Eddy se oferece para acompanhar Richard em suas corridas matinais ou passeios de bicicleta.  Assim, em pouco tempo, os dois casais estão sempre juntos, em passeios ou em bares.  Kay, que possui uma bela voz, é estimulada por Richard, músico e compositor, a desenvolver suas aptidões de cantora, enquanto Priscilla está sempre à procura de Eddy para ouvir seus conselhos sobre as melhores aplicações financeiras.

Ao tomar conhecimento que os Parker gostariam de conseguir um pequeno empréstimo, Eddy se joga na frente do carro deles, simulando um atropelamento.  As três semanas seguintes, ele as passa com um protetor ortopédico para a coluna cervical, ao fim das quais confessa que tudo não passou de uma armação, em conluio com um médico conhecido, para receber um cheque de sua seguradora.  Chocados a princípio, com a falta de escrúpulos do vizinho, Richard e Priscilla negam-se a receber o cheque por ele oferecido, mas terminam o aceitando a título de empréstimo.

Certo dia, quando os quatro se acham num bar, Eddy sugere a Richard que os dois poderiam trocar de esposas por uma única noite, ao que este diz ser ele um louco.  Os dois se afastam, o que deixa Priscilla sentida com o marido, por ele não confiar a ela o motivo do desentendimento com Eddy.

A chegada do Natal os reaproxima de novo.  Eddy volta a bater na mesma tecla da troca de casais, até que uma noite Richard entra na casa do vizinho, enquanto este simula ir encontrar-se com Priscilla.  Ao chegar ao quarto de Kay, que se acha à meia-luz, Richard deita-se na cama e tem relações com ela.

Na manhã seguinte, ele é surpreendido com a chegada da polícia à casa dos Otis.  Indo até lá, encontra Eddy o acusando de ter matado sua esposa, ao mesmo tempo em que um perito afirma que ele teve relações sexuais com a vítima meia-hora antes de sua morte.  Richard termina preso, enquanto Priscilla pede e consegue o divórcio, pois pretende levar Lori para bem longe dali.

Ao sair da prisão, sob fiança, Richard conhece David Duttonville, um detetive particular contratado por três Empresas de Seguros para investigar a quantia de US$ 1,5 milhão reclamada por Eddy pela morte da esposa.  Na oportunidade, Richard conta-lhe sua versão sobre o ocorrido.

Dias depois, em seu carro, ele ouve uma música ao vivo e jura que se trata de Kay.  Ao se encontrar com Duttonville, fala sobre a armação preparada por Eddy, em conluio com um médico corrupto, a fim de tirar dinheiro de uma Seguradora por conta de um falso acidente.  Richard acredita que Kay acha-se viva e que tudo não passa de mais uma armação de Eddy para conseguir US$ 1,5 milhão.  Na oportunidade, o detetive lhe informa que Priscilla e Lori encontram-se morando na mansão de Eddy.  Os dois passam a trocar informações com o intuito de colocarem o criminoso na prisão.

Assim, depois de muita luta, Richard consegue localizar Kay, mas esta logo é morta por Eddy.  Um encontro definitivo, entre os antigos vizinhos, dá-se na mansão de Eddy, onde, depois de lutarem à exaustão, este se prepara para atirar em Richard, quando é morto por Priscilla que, a essa altura, já descobriu toda a verdade sobre o ocorrido.

imagem

Comentários

"Jogos de Adultos" não chega a ser um bom filme.  Realizado por um grande diretor, responsável por filmes como "Todos os Homens do Presidente", "A Escolha de Sofia", entre outros, o filme se perde por conta, principalmente, de um roteiro mal elaborado, cheio de furos.  "Jogos de Adultos" é um exemplo do que um roteirista pode fazer quando dispõe de um bom orçamento, um bom diretor, um bom elenco e nenhuma imaginação.

O filme apresenta um início interessante mas, à medida que se desenvolve, começam a surgir furos em cima de furos, tornando a trama ilógica e irritante.

No elenco, com pelo menos seis nomes de peso, o grande nome é Kevin Spacey, seguido pelo de Rebecca Miller, filha do famoso escritor Arthur Miller  (um dos maridos de Marilyn Monroe, em 1956, quando ela ainda não era nascida).  Embora num papel menor, Forest Whitaker apresenta um bom trabalho.  Mary Elizabeth Mastrantonio está razoavelmente bem, enquanto Kevin Kline apresenta uma atuação bem abaixo da esperada.

CAA