Filmes por gênero

A ESTRELA SOBE (1974)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, Isabel Câmara, Cacá Diegues, Leopoldo Serran
Produção: Walter Clark, Lucy Barreto
Música Original: Francis Hime
Coreografia: Fernando Azevedo
Fotografia: Murilo Salles
Edição: Raimundo Higino
Direção de Arte: Anísio Medeiros
Efeitos Sonoros: Victor Raposeiro
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1975

Elenco

Betty Faria Leniza Mayer
Odete Lara Dulce Veiga
Paulo César Pereio Dr. João Oliveira
Carlos Eduardo Dolabella Mário Alves
Nelson Dantas Porto
Roberto Bonfim Astério
André José Adler Diretor da Atlântida
Álvaro Aguiar Dr. Amaro
Vanda Lacerda Dona Manuela
Irma Álvarez Nair Soledad
Neila Tavares Judith
Wilson Grey Negrinho
Paulo Neves Martinho Pacheco
Marie Claude Amiga de Leniza
Geraldo Sobreira Antenor
Thaís Portinho Neuza Abrantes
Letícia Magalhães Parteira
Grande Otelo

Prêmios

Associação Paulista de Críticos de Arte

Prêmio de Melhor Roteiro (Carlos Diegues, Isabel Câmara, L. Serran, Bruno Barreto)

Instituto Nacional de Cinema, Brasil

Prêmio Coruja de Ouro de Melhor Cenografia

Prêmio Coruja de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Odete Lara)

Prêmios Air France, Rio de Janeiro

Prêmio Air France de Melhor Atriz (Betty Faria)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Leniza, moça de família modesta, sonha ser cantora de rádio mas não conhece ninguém do meio. Um dia, em companhia de amigas, vai a um sorvete-dançante no Flamengo, onda conhece Mário Alves, um vendedor de aparelhos de rádio, que promete apresentá-la a seu amigo Porto, diretor da Rádio Metrópolis.

Aprovada em um teste, é convidada a cantar na rádio, já ganhando cachê.  Do estúdio, ela vai à garçonnière de Mário, onde se deixa seduzir.  Contrariando conselhos de sua mãe, abandona seu emprego no laboratório para se dedicar exclusivamente à nova carreira.

Um antigo apaixonado seu, o médico Oliveira, revela a real situação de Mário: é casado e pai de cinco filhos.  No dia do primeiro ensaio, Leniza conhece outra cantora, a "rainha do bairro" Nair Soledad, protegida do Dr. Amaro.  Realiza outro sonho: sair do pardieiro no bairro da Saúde e mudar para um apartamento na Rua Riachuelo.

Sabendo do interesse que Amaro tem por ela, oferece-se a ele.  Sua estrela vai subindo: canta na melhor estação de rádio da cidade, faz shows na Cassino da Urca, canta e dança num musical da Atlântida, ao lado de Grande Otelo, e até participa do filme que Orson Welles vem rodar no Brasil.

Um dia, grávida de Amaro, Leniza procura seu antigo namorado, mas Oliveira se recusa a praticar o aborto.  Recorre a uma parteira e o resultado é desastroso.  Entre a vida e a morte, acaba sendo socorrida por Oliveira.

Afastada de Mário e de Amaro, Leniza tenta uma real aproximação com Oliveira, mas os dois constatam que nada mais resta entre eles.  Fica só, com a carreira que não para de subir.  A ação se passa no Rio de Janeiro dos anos 40 e, atualmente, Leniza é apenas uma veterana, ganhando pequeno cachê como membro do júri de um programa de calouros de TV.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no romance de Marques Rebelo, "A Estrela Sobe" é um ótimo filme nacional.  Realizado pelo cineasta Bruno Barreto, o filme narra a carreira de uma cantora famosa e o preço que ela se viu obrigada a pagar para obter o sucesso tão desejado.

A partir de um excelente roteiro, Barreto realiza um grande trabalho e consegue retratar o apogeu da Era do Rádio no Brasil.

Com uma magnífica trilha sonora, o filme é repleto de números musicais, relembrando vários sucessos do passado como, por exemplo, 'Esses Moços' de Lupiscínio Rodrigues.  "A Estrela Sobe" conta ainda com uma boa fotografia e a grande atuação de Betty Faria, no papel principal.

CAA