Filmes por gênero

TORRENTES DE PAIXÃO (1953)

Niagara
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Torrente pasional (Argentina, Venezuela)
Ниагара (Bulgária, União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Suspense
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Charles Brackett, Walter Reisch, Richard Breen
Produção: Charles Brackett
Música Original: Lionel Newman, Sol Kaplan
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: Barbara McLean
Direção de Arte: Lyle Wheeler, Maurice Ransford
Figurino: Dorothy Jeakins
Guarda-Roupa: Sam Benson, Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., W. D. Flick
Efeitos Especiais: Ray Kellogg
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Marilyn Monroe Rose Loomis
Joseph Cotten George Loomis
Jean Peters Polly Cutler
Max Showalter Ray Cutler
Denis O'Dea Inspetor Starkey
Richard Allan Patrick
Don Wilson Sr. Kettering
Lurene Tuttle Sra. Kettering
Russell Collins Sr. Qua
Patrick O'Moore Detetive
Henry Beckman Policial na motocicleta
Harry Carey Jr. Motorista de Taxi
Carleton Young Policial
Lester Matthews Médico
Bert Stevens Médico
Minerva Urecal Sra. McGrand
Neil Fitzgerald Funcionário da Alfândega
Gloria Gordon Dançarina
Sean McClory Sam
Norman McKay Morris
Will Wright Barqueiro
Gene Wesson Guia

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Rose e o marido George Loomis, cujo relacionamento vai de mal a pior, acham-se de férias em um dos chalés de uma pousada em Niagara Falls, à beira das cataratas.  Lá, eles conhecem Polly e Ray Cutler, um outro casal que se encontra em uma segunda lua-de-mel.

Bela e sedutora, Rose chama a atenção de todos durante um evento proporcionado aos hóspedes de todos os chalés.  Após pedir para que um disco com a música 'Kiss" seja tocado, ela começa a cantarolar.  Tal fato faz com que George se enfureça e quebre o disco, cortando a mão.

Polly o procura para fazer-lhe um curativo.  Seu marido chega, em seguida, oportunidade em que George lhes fala do ciúme que sente da mulher, da música "Kiss" que ela sempre está a ouvir para lembrar-se de seu antigo amante.

Enquanto isso, Rose telefona para Patrick, seu amante, que se encontra na cidade, hospedado na Pensão McGrand's, a quem diz que o plano para matar George deverá ser executado o mais cedo possível, aproveitando um dos 'tours' pelo túnel da Cascata da Ferradura.  Patrick concorda e combina que, quando tudo estiver terminado, eles se encontrarão em Chicago.

George é, então, seguido por Patrick.  Horas depois, Rose, mostrando-se aflita, procura os Cutler para lhes dizer que seu marido desapareceu misteriosamente.  Os três comunicam o caso à polícia.  O inspetor Starkey os leva à sala onde os turistas trocam seus sapatos antes de seguirem pelo túnel que os leva à cascata.  Lá, descobre que um dos turistas não retornou do passeio.  Starkey apresenta um par de sapatos e Rose o reconhece como sendo de George.

No dia seguinte, quando um corpo é resgatado do rio e levado para o necrotério local, o inspetor chama Rose para fazer seu reconhecimento.  Ao fazê-lo, ela desmaia, sendo levada para um dos hospitais da cidade.

Mais tarde, quando Polly se deita em seu chalé, George aparece em seu quarto.  Ao vê-lo, ela grita e ele foge do local.  Quando seu marido chega, ela lhe fala do ocorrido, mas ele não a leva a sério, acreditando tratar-se de um pesadelo.  Num segundo encontro, ele a ameaça caso ela revele que ele se acha vivo.

Ao recobrar os sentidos, Rose foge do hospital e tenta viajar para Chicago.  Ao descobrir sua fuga, Starkey a procura, oportunidade em que Polly lhe diz que ela deve estar correndo perigo de vida, pois George está vivo e deseja matá-la.

Logo depois que ela chega à Rodoviária, George a encontra.  Ela foge e ele a persegue.  Ao tentar se refugiar na Torre dos Sinos, ele a alcança e a mata.

Enquanto isso, os Cutler saem para uma pescaria com o casal Kettering.  Ao retornarem, todos se preparam para o almoço.  É quando Polly volta ao barco para apanhar umas cervejas.  Uma vez lá, depara-se com George tentando fugir .  Ela tenta impedi-lo, mas não consegue.  Ele parte levando-a consigo.  O responsável pelo barco vê quando o mesmo se distancia e avisa à Polícia.

Na tentativa de alcançar a margem americana, o barco fica à deriva por falta de combustível.  A polícia envia um helicóptero do serviço de resgate.  Polly consegue saltar para uma pedra no meio da correnteza, sendo posteriormente resgatada, enquanto George e o barco são arrastados catarata abaixo.

imagem

Comentários

"Torrentes de Paixão" é um excelente filme de suspense, com toques de filme-noir.  Realizado pelo cineasta Henry Hathaway, apresenta uma trama interessante, com boas doses de surpresas ao estilo Hitchcock.

Hathaway apresenta um direção consistentemente firme, no que é ajudado por um bom roteiro, uma ótima fotografia e ótimas interpretações.  Joseph MacDonald consegue capturar muito bem a beleza das Cataratas do Niagara.

No elenco, os maiores destaques ficam por conta das atuações de Joseph Cotten, Marilyn Monroe e Jean Peters.  A química entre eles é marcante.  Vários são os momentos inesquecíveis, com ênfase para as seqüências finais.

CAA