Filmes por gênero

ALÉM DAS NUVENS (1995)

Par-delà les nuages
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Para além das nuvens (Portugal)
Al di là delle nuvole (Itália)
Más allá de las nubes (Argentina, Espanha)
Jenseits der wolken (Alemanha)
Bortom molnen (Suécia)
Bag skyerne (Dinamarca)
Po tamtej stronie chmur (Polônia)
За облаками (Rússia)
Pais: França, Itália, Alemanha
Gênero: Drama, Romance
Direção: Michelangelo Antonioni, Wim Wenders
Roteiro: Michelangelo Antonioni, Wim Wenders
Produção: Philippe Carcassonne, Stéphane Tchalgadjieff
Design Produção: Thierry Flamand
Música Original: Bono, Adam Clayton, Van Morrison, Laurent Petitgand
Fotografia: Alfio Contini, Robby Müller
Edição: Peter Przygodda, Michelangelo Antonioni, Claudio Di Mauro
Direção de Arte: Thierry Flamand
Figurino: Esther Walz
Guarda-Roupa: Anne-Marie Sanchez, Ingrid Weiss
Maquiagem: Judith Gayo, Anthony Gaillard, Pierre-Olivier Thevenin
Efeitos Sonoros: Jean-Pierre Ruh, Nadine Muse, Thierry Lebon e outros
Efeitos Especiais: Didier Kwak, Christian Guillon, Massimo Cardajoli e outros
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Fanny Ardant Patricia
Chiara Caselli Amante
Irène Jacob A jovem
John Malkovich O diretor
Sophie Marceau A jovem
Vincent Perez Niccolo
Jean Reno Carlo
Jeanne Moreau Amiga
Marcello Mastroianni O homem de todos os vícios
Kim Rossi Stuart Silvano
Inés Sastre Carmen
Peter Weller O marido
Enrica Antonioni Gerente da butique
Carine Angeli .
Alessandra Bonarotta .
Laurence Calabrese .
Tracey Caligiuri .
Veronica Lazar .
Suzy Lorraine .
Muriel Mottais .
Bertrand Peillard .
Sophie Semin .

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio FIPRESCI (Michelangelo Antonioni e Wim Wenders)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Fotografia (Alfio Contini)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora (Lucio Dalla)

Indicações

Festival Internacional de Valladolid, Espanha

Prêmio Espiga de Ouro (Michelangelo Antonioni e Wim Wenders)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Direção (Michelangelo Antonioni)

Prêmio Fita de Prata de Melhor Fotografia (Alfio Contini )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um diretor de cinema viaja para a Itália após terminar seu último filme. No avião, ao olhar por entre as nuvens, ele começa a pensar sobre seu próximo empreendimento. Após o desembarque, ele dirige à noite através de uma névoa espessa, com pessoas aparecendo e desaparecendo como se fossem aparições.

Estória de um Caso de Amor que Nunca Existiu
Em Ferrara, Itália, Silvano encontra Carmen e lhe pergunta onde ele pode alugar um quarto para passar a noite. Ela sugere o hotel onde se acha hospedada. Depois do check-in, Silvano a vê no restaurante do hotel e se junta a ela. Na conversa que se segue, ele toma conhecimento de que ela é professora. Eles se sentem atraídos, um pelo outro, mas ao se retirarem, cada um vai para seu quarto. Ela tira a roupa e fica a esperá-lo, mas ele não aparece. Na manhã seguinte, ele descobre que ela não se acha mais hospedada no hotel.

Dois anos depois, em um cinema da cidade, os dois voltam a se encontrar. Terminada a sessão, ele se aproxima e a acompanha até a casa dela. Ela comenta que viveu com um homem por um ano, de quem se separou recentemente. Embora aparentemente atraída por Silvano, Carmen rejeita sua tentativa de beijá-la, e ele vai embora. No entanto, pouco depois ele volta até o quarto dela, os dois se despem e ele passa sua mão sobre a pele dela como se fosse incapaz de tocá-la. Os dois se movem para um apaixonado beijo que não acontece. Finalmente, ele vai embora sem fazer amor com ela. Uma vez na rua, ele olha pra trás e ela o acompanha da janela.

A Jovem, o Crime...
O diretor visita uma praia deserta em um dia monótono. O vento varre a areia em frente à praia. Ele encontra uma velha fotografia de uma cidade à beira-mar, encravada na encosta de uma colina. Em Portofino, Itália, enquanto explora alguns locais pitorescos, o diretor encontra uma bela mulher e a segue até uma loja de roupas de praia onde ela trabalha. Na loja, embora não se falem, eles trocam olhares, dando a impressão de que foram feitos um para o outro. Quando o diretor deixa a loja, ela gesticula para ele, que não corresponde ao seu gesto.

Algum tempo depois, a mulher vai até o Caffè Excelsior, onde o diretor se encontra sentado em uma das mesas. Ela se aproxima dele e confessa que matou o pai um ano atrás. Ela diz que o esfaqueou doze vezes e que depois foi embora. O diretor a segue enquanto ela diz que passou três meses na prisão antes de ser absolvida. Ela o leva até a cena do crime na zona ribeirinha. Em conflito por conta de seus sentimentos para com o diretor, ela diz que ele a faz lembrar alguém. Em seguida, os dois caminham até o apartamento dela, onde fazem amor. Mais tarde, o diretor senta-se ao lado de uma piscina e fica a pensar no impacto que a história daquela mulher pode ter em relação ao filme que está escrevendo.

Não Tente Encontrar-me
Em um café de Paris, uma jovem mulher aproxima-se de um homem que se acha sentado sozinho. Ela quer falar com alguém a respeito de um artigo de uma revista que acabara de ler. O homem fica encantado com sua história.

Três anos mais tarde, ele volta para casa depois de ver a jovem mulher, que é agora sua amante. Sua esposa, Patricia, o confronta com um ultimato: ele deve escolher com qual das duas deseja ficar. Ele se decide pela esposa e vai até a casa da amante para terminar seu envolvimento com ela, mas ao chegar lá, os dois terminam fazendo amor. Ao voltar para casa, encontra a esposa embriagada. Ele volta a afirmar que vai deixar a amante e o casal faz amor pela primeira vez em três anos. No entanto, ao procurar a amante, esta se mostra enciumada por ele ter dormido com a esposa. Os dois discutem e terminam, mais uma vez, na cama.

Por outro lado, Carlo retorna ao seu apartamento e o encontra vazio. Ele recebe um telefonema da esposa, que o havia abandonado e retirado a maioria de seus pertences. Após uma breve discussão, ela bate o telefone. Logo em seguida, ele encontra uma fotografia da esposa nua, que ela havia rasgado antes de deixar o apartamento.

Pouco depois, Patricia chega ao apartamento de Carlo, que ela havia alugado da esposa dele. Ela acabara de deixar o marido, por conta de seu relacionamento com a amante, e resolveu alugar aquele apartamento onde agora aguarda a chegada de seus móveis. Carlo revela que sua mulher o deixou por outro homem, em razão dele se ausentar com frequência por conta de seus negócios. Em seguida, Patricia liga para seu ex-marido e lhe diz: “Não tente encontrar-me”. Carlo aproxima-se dela e lhe diz: “Há cura para tudo”, ao que ela responde: “É isso que me preocupa”. Ele, respeitosamente, beija a mão dela.

O Corpo de Sujeira
Em Aix-en-Provence, o diretor está contemplando as pinturas no seu átrio de hotel, quando percebe um homem entrando no prédio do outro lado da rua para entregar desenhos arquitetônicos. Em seguida, o tal homem, Niccolo, passa a seguir uma jovem mulher. Ao se aproximar dela, ele lhe pergunta se pode acompanhá-la, ao que ela responde que está indo para a igreja. Ele se surpreende ao observar que essa mulher tranquila tem pouco a dizer e se mostra desinteressada no mundo ao seu redor. Ao chegarem à Igreja de Saint Jean de Malte, a jovem entra e ele a segue. Durante a celebração, ela se mostra inteiramente concentrada.  

Ao final da celebração, a jovem mulher volta para casa. Ao vê-la, Niccolo decide acompanhá-la, aproveitando a oportunidade para tentar obter maiores informações a seu respeito. Finalmente, ao chegarem ao apartamento dela, ele lhe pergunta se poderá voltar a vê-la no dia seguinte, ao que ela responde: “Amanhã, eu vou entrar para um Convento”.

imagem

Comentários

Realizado pelos cineastas Michelangelo Antonioni e Wim Wenders, “Além das Nuvens” é um bom filme de meados dos anos 1990. Sua trama diz respeito a quatro episódios baseados em um livro de Antonioni, cada um tendo lugar em uma cidade diferente, ou seja, em Ferrara, Portofino, Paris e Aix-en-Provence.

Além do ótimo trabalho de direção, o filme conta com belos cenários, a excelente trilha sonora de Lucio Dalla, além da presença de atores do porte de Marcello Mastroianni, John Malkovich, Jeanne Moreau, Fanny Ardant, Sophie Marceau, dentre outros.

CAA