Filmes por gênero

A MULHER SEM NOME (1950)

A lady without passport
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La dame sans passeport (França)
Une femme sans passeport (Bélgica)
L'amante (Itália)
Kvinden uden pas (Dinamarca)
Nainen ilman passia (Finlândia)
Kvinna utan pass (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Filme Noir
Direção: Joseph H. Lewis
Roteiro: Howard Dimsdale
Produção: Samuel Marx
Música Original: David Raksin
Direção Musical: Johnny Green
Fotografia: Paul Vogel
Edição: Fredrick Y. Smith
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Edward C. Carfagno
Maquiagem: Jack Dawn, Gene Hibbs
Efeitos Sonoros: Conrad Kahn, Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1996

Elenco

John Hodiak Peter Karczag / Josef Gombush
Hedy Lamarr Marianne Lorress
James Craig Frank Westlake, Inspetor Chefe do Depto. de Imigração
George Macready Palinov
Nedrick Young Harry Nordell
Bruce Cowling Archer Delby James, piloto
Steven Hill Jack
Robert Osterloh Tenente Lannahan, da Polícia de Nova York
Trevor Bardette Tenente Carfagno, da Polícia cubana
Richard Crane Tenente Maxon, da Marinha
Charles Wagenheim Ramon Santez
Esther Zeitlin Beryl Sandring
Carlo Tricoli Sr. Sandring
Marta Mitrovich Elizabeth Alonescu
Steven Geray Francês
Don Garner Dimitri Matthias
Nita Bieber Dançarina cubana
Ann Codee Maria
King Donovan Cirurgião
Robert Foulk Vice-Consul
Michael Dugan Funcionário da Embaixada
Dan White Despachante do Aeroporto
Carl Milletaire José
Martin Garralaga Policial
Al Hill Policial
Rodolfo Hoyos Jr. Policial
Jay Lawrence Barman
Joe Dominguez Vendedor de flores

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após o assassinato de um cubano em uma rua movimentada de Nova York, Frank Westlake, inspetor chefe do Departamento de Imigração dos Estados Unidos, começa uma investigação sobre o crime e sua conexão com uma organização criminosa liderada por um contrabandista conhecido como Palinov.

Enquanto isso, em Havana, Cuba, o detetive Peter Karczag, do Serviço de Imigração, dedica-se à captura do contrabandista. Passando-se por um refugiado húngaro que luta para conseguir entrar nos Estados Unidos, Peter faz amizade com Palinov e lhe oferece dinheiro para garantir sua passagem para a América. Enquanto aguarda o dia do embarque, ele conhece Marianne Lorress, uma refugiada de Viena que conseguiu sobreviver, durante a 2ª Guerra Mundial, em um campo de concentração alemão.

Certa noite, ao entrar em uma casa noturna, Peter encontra Marianne sendo presa por ter conseguido um emprego sem a apresentação de uma carteira de trabalho. Pensando rapidamente, ele consegue que ela seja solta ao se apresentar como seu marido. No entanto, quando um dos capangas de Palinov, Harry Nordell, descobre que ele é, na verdade, um agente americano, o deixa inconsciente e reporta a descoberta ao chefe. Quando o contrabandista o procura para dizer-lhe que já sabe quem ele é, Peter não se altera, decidido a continuar sua busca por provas.

Mais tarde, ao se sentir profundamente apaixonado por Marianne, ele faz planos para se demitir do trabalho e continuar em Cuba, podendo assim manter seu romance com a bela mulher. No entanto, ela o deixa quando Palinov lhe conta que ele é um agente da imigração americana.

Quando Harry recebe ordens para matá-lo, Peter consegue dominá-lo e obrigá-lo a confessar que o avião de Palinov estará voando para os Estados Unidos naquela noite sob o comando do piloto Archer Delby James. Depois de informar Westlake sobre o vôo ilegal e seu piloto. Peter retorna aos Estados Unidos para ajudar a planejar a interceptação do avião. Enquanto isso, Palinov, percebendo que os funcionários da imigração estão chegando próximos a ele, decide fugir de Cuba no mesmo vôo. Entre os seis passageiros que ele está levando irregularmente para os Estados Unidos, encontra-se Marianne, que ele pretende fazê-la prisioneira ao chegar ao destino.

Ao entrar no espaço aéreo americano, no entanto, o avião dos contrabandistas passa a ser perseguido por caças da marinha e obrigado a tentar um pouso forçado nos Everglades da Flórida. Depois de matarem um passageiro e abandonarem os outros, Palinov e James levam Marianne e tentam uma fuga em um pequeno bote.

Enquanto Westlake resgata os passageiros do avião abandonado, Peter leva um barco a motor para o local do acidente, onde encontra Marianne com Palinov. Sob a custódia do detetive, ela aceita a pena para entrar no país ilegalmente, na esperança de um futuro feliz ao seu lado.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta nova-iorquino Joseph H. Lewis, a partir de um roteiro escrito por Howard Dimsdale, “A Mulher Sem Nome” não chega a ser um grande filme, embora não deixe de ser interessante. Sua trama, baseada num livro de Lawrence Taylor, gira em torno do esforço de um detetive, do Serviço de Imigração dos Estados Unidos, para acabar com uma organização criminosa especializada em fazer com que pessoas, sem a documentação legal exigida pelas autoridades competentes, entrem no País.

Na direção, Lewis realiza um trabalho razoavelmente bom, com algumas cenas de ação e suspense, no que é ajudado pela boa fotografia em preto e branco a cargo de Paul Vogel. No elenco, destacam-se as atuações de John Hodiak, Hedy Lamarr e George Macready, principalmente deste último no papel de Palinov.

CAA