Filmes por gênero

ARCO DO TRIUNFO (1948)

Arch of Triumph
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Arco do Triunfo (Portugal)
Arc de Triomphe (França)
Arco di Trionfo (Itália)
Arco de Triunfo (Espanha)
Triumphbogen (Alemanha, Austria)
Triumfbågen (Suécia)
Luk triumfalny (Polônia)
Triumfbuen (Dinamarca)
Триумфальная арка (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Lewis Milestone
Roteiro: Harry Brown, Lewis Milestone
Produção: David Lewis
Design Produção: William Cameron Menzies
Música Original: Louis Gruenberg
Direção Musical: Rudolph Polk
Fotografia: Russell Metty
Edição: Duncan Mansfield
Direção de Arte: William Flannery
Figurino: Marion Herwood Keyes
Guarda-Roupa: Edith Head
Maquiagem: Gustaf Norin
Efeitos Sonoros: Frank Webster, John K. Kean, W.C. Smith, Earl Crain Jr.
Efeitos Especiais: Louis Hopper
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Ingrid Bergman Joan Madou
Charles Boyer Dr. Ravic
Charles Laughton Ivon Haake
Louis Calhern Coronel Boris Morosov
Ruth Warrick Kate Bergstroem
Roman Bohnen Dr. Veber
J. Edward Bromberg Gerente do Hotel em Verdun
Ruth Nelson Madame Fessier
Stephen Bekassy Alex
Curt Bois Garçom tatuado
Art Smith Inspetor
Michael Romanoff Capital Alidze
William Conrad Policial
Richard Alexander Agente da Gestapo
George Davis Alois
Oliver Blake Albert
Richard Bartell Motorista de táxi
Franco Corsaro Tenente Navarro
Jessie Arnold Caixa
Hazel Brooks Sybil
Robert Culler Agente da Gestapo
Katherine Emery Enfermeira
Patricia Marlowe Enfermeira
Bess Flowers Jogadora na mesa de uma roleta

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Paris, no inverno de 1938, um ano antes do início da 2ª Guerra Mundial, um refugiado político austríaco e médico, usando o pseudônimo de Ravic, impede que uma mulher pule da Pont-Neuf, sobre o Rio Sena, e a leva para seu quarto no hotel internacional, um ponto de escala para refugiados. Mais tarde, Ravic, que foi forçado a trabalhar como um cirurgião clandestino, é chamado ao hospital para salvar uma jovem de um aborto mal feito, mas ela morre.

Pela manhã, a mulher que ele resgatou, uma refugiada ítalo-romena chamada Joan Madou, confessa a Ravic que seu amante morreu de repente na noite anterior. Com a ajuda dele, Joan esclarece a ocorrência junto à polícia e se muda para o Hotel de Milan. Mais tarde, os dois voltam a se encontrar, ocasião em que ele consegue para ela um trabalho como cantora no Café Scheherazade, onde seu amigo Boris Morosov, um coronel russo deposto, que se autodenomina Maurice, trabalha como mensageiro.

Durante as semanas seguintes, Ravic e Joan se apaixonam enquanto bebem calvados da Normandia, nos Cafés da Place de l'Opera. Certa noite, ele vê o oficial alemão Ivon von Haake, que certa vez o interrogou, bem como sua namorada Sybil, que não resistiu às torturas impostas. Quando da chegada do inverno à Paris, os dois viajam para Antibes, na Riviera francesa. Lá, ele confessa para Joan que não poderá se casar com ela enquanto permanecer na França ilegalmente, sem passaporte.

De volta à Paris, ao parar para oferecer sua ajuda face a um acidente em uma construção, Ravic é preso e deportado quando lhe pedem seus documentos. Durante sua ausência, Joan é cortejada por Alex, um rico playboy que ela e Ravic conheceram na Riviera. Três meses depois, ao retornar à Paris, Ravic encontra Joan vivendo em um apartamento pago por Alex, que ela não ama, mas que está determinado a se casar com ela.

Ravic dá um tempo à Joan para que acabe seu relacionamento com Alex. Enquanto isso, ele volta a se encontrar com von Haake e, se apresentando como um turista alemão, promete apresentá-lo às mulheres de Paris durante sua próxima viagem à cidade. Certa noite, demonstrando estar em pânico, Joan pede para que Ravic vá ao seu encontro, mas quando ele chega a seu apartamento, descobre que seu pedido de socorro era meramente um truque para vê-lo.

Quando a França declara guerra à Alemanha e os ataques aéreos e blecautes começam a ocorrer em Paris, von Haake retorna à cidade. Certa noite, Ravic o mata durante um passeio pelo campo. Em seguida, ao retornar ao seu quarto de hotel, ele cai num sono profundo, interrompido por uma chamada telefônica de Joan, que lhe diz ter deixado Alex, mas que foi bastante ferida por ele.

Ravic volta a dormir, mas é acordado por Alex, que confessa ter atirado em Joan. Ela morre mais tarde em um hospital. Num hotel, todos os refugiados são obrigados a mostrar seus documentos. Ravic se junta à fila com Morosov, sabendo que  serão enviados para algum campo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Lewis Milestone, a partir de um roteiro por ele escrito juntamente com Harry Brown, “Arco do Triunfo” é um ótimo filme norte-americano produzido pela Enterprise Productions em 1948. Sua trama, baseada num romance de Erich Maria Remarque, é marcada por um bom ritmo e diálogos inteligentes.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Milestone é de primeira linha, assim como a fotografia de Russell Metty e a música de Louis Gruenberg.

No elenco, a química entre Ingrid Bergman e Charles Boyer chama atenção. Charles Laughton também se sai muito bem entre os atores.

Enfim, “Arco do Triunfo” é um filme que merece ser visto.

CAA