Filmes por gênero

ESTA NOITE OU NUNCA (1957)

This could be the night
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cette nuit ou jamais (França)
Questa notte o mai (Itália)
Kein Platz für feine Damen (Alemanha)
Kanske i kväll (Suécia)
Ta noc (Polônia)
Ez lehet az este (Hungria)
Tänä iltana kenties... (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Robert Wise
Roteiro: Isobel Lennart
Produção: Joe Pasternak
Música Original: George Stoll, Robert Van Eps
Direção Musical: George Stoll
Fotografia: Russell Harlan
Edição: George Boemler
Direção de Arte: Paul Groesse, William A. Horning
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller
Efeitos Especiais: Lee LeBlanc
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Jean Simmons Anne Leeds
Paul Douglas Rocco
Anthony Franciosa Tony Armotti
Julie Wilson Ivy Corlane
Neile Adams Patsy St. Clair
Joan Blondell Crystal St. Clair
J. Carrol Naish Leon
Rafael Campos Hussein Mohammed
Zasu Pitts Sra. Katie Shea
Tom Helmore Stowe Devlin
Murvyn Vye Waxie London
John Harding Eduardo
Charles Wagenheim Mike
Vaughn Taylor Ziggy Dawit
Frank Ferguson Sr. Shea
William Ogden Joyce Bruce Cameron
James Todd Sr. Hallerby
Percy Helton Charlie
Paul Petersen Joey
Nora Marlowe Sra. Gretchma
Edna Holland Professora
Bess Flowers Mulher no Clube Noturno

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Jean Simmons)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando a virtuosa professora Anne Leeds, recentemente graduada pela Faculdade Smith, responde a um anúncio para um trabalho de secretariado em meio expediente, durante o turno da noite na Boate Tonic, o co-proprietário Rocco se mostra encantado com o inglês impecável dela. Depois de contratá-la, o sócio mais jovem de Rocco, o playboy Tony Armotti, irritadamente reclama que a experiência dela não corresponde ao perfil da boate. Em sua primeira noite, ela testemunha uma briga de rua e decifra uma mensagem de um corretor sobre uma aposta de Rocco. Antes de a boate abrir, ele orgulhosamente a apresenta aos seus funcionários, incluindo o maître Eduardo, o líder da orquestra Ray Anthony, o barman Mike e o garçom Hussein Mohammed.

Mais tarde naquela noite, enquanto Ray Anthony e sua orquestra tocam para uma casa lotada, a esposa de um cliente telefona em busca de seu marido adúltero, fazendo com que este peça à Tony que demita Anne depois que ela inadvertidamente informou à esposa que ele se achava na boate. Tony atende com prazer ao pedido dele, mas quando Rocco insiste que ele a readmita, ele concorda em procurá-la, no dia seguinte, na escola onde ela leciona. Como combinado, Tony a procura na escola e lhe oferece o emprego de volta, mas inicialmente ela se mostra relutante. Logo depois, quando ela dá dinheiro para o almoço de um de seus alunos, fazendo com que Tony observe que ela é ingênua ao se deixar enganar pelo jovem, Anne defende sua decisão de confiar nas pessoas e aceita sua oferta de emprego.

Naquela noite, a dançarina Patsy St. Clair comenta com Anne que aspira ser uma cozinheira e participar de uma competição por um fogão novo, apesar da insistência de sua mãe de que ela deveria se concentrar em conseguir um bom casamento. Quando ela comenta que não tinha tido tempo de criar uma receita, Anne lhe oferece uma de bolo de cenoura de sua família. Enquanto isso, o garçom Hussein retorna à boate ensanguentado, afirmando que precisa mudar de nome para evitar de ser espancado por causa de sua origem étnica. Quando ele explica que seu pai concordou com a mudança, desde que, na escola, ele passasse em álgebra, Anne se oferece para ajudá-lo em suas lições.

Depois de uma noite lidando habilmente com as necessidades do pessoal, Anne toma conhecimento, através de Hussein, que as jovens mulheres que fazem fila numa escada, fora da boate, estão indo para o apartamento de Tony. Dias depois, quando ela se atrasa para o trabalho, Rocco revela seu lado paternal ao lhe pedir para procurar chegar no horário a fim de não deixá-lo preocupado. Por outro lado, quando Hussein comenta que precisa terminar um difícil trabalho de álgebra até a manhã seguinte, Anne se oferece para encontrar um cliente que possa ajudá-lo, mas Tony insinua que o trabalho exige uma mulher mais sedutora e envia Ivy Corlane, uma das cantoras que se apresentam na boate.

Enquanto isso, Patsy retorna da competição de que participara, pouco antes da hora de subir ao palco, quando ela apresenta um número onde por baixo de várias camadas, é revelada uma faixa de primeiro lugar no concurso de melhores cozinheiros. No escritório, Rocco confidencia à Anne sua amargura em relação ao seu casamento fracassado, fazendo com que ele pressionasse Tony para ficar longe de mulheres decentes. Ao longo da noite, Tony reclama de funcionários e clientes quando eles mostram sinais de comportamento desonroso na frente de Anne. Quando esta descobre que ele teria dito aos funcionários que ela era ingênua, sob o pretexto de protegê-la, ela corre até o apartamento dele para exigir uma explicação. Ao chegar lá, ele afirma que a manutenção de suas virtudes é responsabilidade dele, mas Anne retruca que ela não é ingênua, apenas inexperiente.

Depois de compartilharem algumas bebidas, Tony bruscamente a beija e, para sua surpresa, ele corresponde com outro beijo. Quando Rocco lhe telefona para comunicar que o senhorio de Anne, Sr. Shea, está preocupado porque ela não retornou para casa, Tony mente para ele, dizendo que ela estava com Crystal e Patsy St. Clair. Em seguida, quando ela insiste em passar a noite com ele e professa seu amor, Tony se apressa para levá-la para o apartamento de Crystal. Rocco, que viu o casal saindo do apartamento de Tony, acredita que ele está se aproveitando dela e, quando ele retorna, o esbofeteia. Na manhã seguinte, Anne diz a Rocco que nada aconteceu entre ela e Tony, embora admita que o ame, apesar dos conselhos de Rocco de que Tony é um “mau caráter”. Mais tarde, ao chegar à boate, Rocco pede desculpas à Tony por tê-lo esbofeteado. Quando este afirma que Anne deveria deixar a boate, Rocco lhe comunica que ela já se demitiu, deixando-o estranhamente triste.

Dias depois na escola, Tony entra na sala de aula de Anne, em meio a uma discussão entre ela e seus alunos e, afetuosamente, ordena-lhes que peçam desculpas à professora. Embora reconhecendo o bom comportamento de Tony, Anne recusa sua sugestão de que ela retorne para a Nova Inglaterra. De volta à boate, a tolerância de Tony é testada quando cada membro da equipe ansiosamente lhe pergunta por que Anne pediu demissão. Ele então descobre, através de Rocco, que ela está trabalhando agora para Waxie London, um ex-presidiário que dirige um clube de jogos. Mais tarde, ele vai até lá para lhe pedir que deixe o novo emprego, quando a polícia invade o local e os dois conseguem fugir através de uma janela. Na ocasião, ele lhe implora para que ela volte para a boate, mas ela rejeita sua proposta e foge em seguida. Várias noites se passam até que ela volta a trabalhar na boate, onde todos comemoram seu retorno enquanto Rocco e Tony oferecem um brinde de champanhe no bar.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Robert Wise, a partir de um roteiro escrito por Isobel Lennart, “Esta Noite ou Nunca” é uma interessante comédia produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1957.

Embora se trate de um dos maiores cineastas norte-americanos, com mais de trinta prêmios, dentre os quais o Oscar de melhor direção pelos filmes “Amor, Sublime Amor”, de 1961, e “A Noviça Rebelde”, de 1965, além de outras vinte e cinco indicações, a direção de Wise se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto, à narrativa, em alguns momentos. Por outro lado, filmado em preto e branco pelo processo CinemaScope, a fotografia a cargo de Russell Harlan é de ótima qualidade. Merece ainda destaque a ótima trilha sonora, com mais de dez belas canções, dentre as quais se acham “Blue Moon”, de Richard Rodgers, I’ve Got You Under My Skin, de Cole Porter, “Trumpet Boogie”, de Ray Anthony e George Williams, “Taking A Chance On Love”, de Vernon Duke.

No elenco, demonstrando possuir uma incrível química entre eles, Jean Simmons e Anthony Franciosa são os maiores destaques, seguidos pelas boas atuações de Paul Douglas e Joan Blondell.

CAA