Filmes por gênero

LACOMBE LUCIEN (1974)

Lacombe Lucien
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lacombe Lucien, o Colaboracionista (Portugal)
Cognome e nome: Lacombe Lucien
Lakomb Lisjen (Sérvia)
Ystävät ja viholliset (Finlândia)
Håndlangeren (Dinamarca)
Лакомб Люсьен (Rússia)
Pais: França, Alemanha, Itália
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Louis Malle
Roteiro: Louis Malle, Patrick Modiano
Produção: Louis Malle, Claude Nedjar
Design Produção: Ghislain Uhry
Fotografia: Tonino Delli Colli
Edição: Suzanne Baron
Figurino: Corinne Jorry
Guarda-Roupa: Jeanine Fauvel, Geneviève Tonnelier
Maquiagem: Thi-Loan Nguyen
Efeitos Sonoros: Jean-Claude Laureux, Nara Kollery, Michel Vionnet
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1975

Elenco

Pierre Blaise Lucien Lacombe
Aurore Clément France Horn
Holger Löwenadler Albert Horn, o alfaiate
Thérèse Giehse Bella Horn
Stéphane Bouy Jean-Bernard
Loumi Iacobesco Betty Beaulieu
René Bouloc Faure
Pierre Decazes Aubert
Jean Rougerie Tonin, o Chefe de Polícia
Cécile Ricard Marie
Jacqueline Staup Lucienne Chauvelot
Ave Ninchi Mme. Georges
Pierre Saintons Hippolyte
Gilberte Rivet Mãe de Lucien
Jacques Rispal Sr. Laborit
Jean Bousquet Peyssac, o Professor
Jean-Louis Blum .
Claude Marcan .
Jean Maurat .
Albert Tillet .
René Thauran .
Jean Mourat .
René Thouron .

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio Nações Unidas (Louis Malle)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio da Crítica de Melhor Filme (Louis Malle)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Preêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Holger Löwenadler)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio David Lean de Melhor Direção (Louis Malle)

Prêmio de Melhor Roteiro Original

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (França)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira (França)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Junho de 1944 - As tropas aliadas desembarcam na Normandia.  Em uma pequena cidade do sudoeste da França, Lucien Lacombe, um jovem camponês de 17 anos, deixa o asilo onde trabalha para passar alguns dias em seu vilarejo e, se possível, lá permanecer.  Mas ele encontra a fazenda de seus parentes ocupada, ao mesmo tempo em que toma conhecimento que seu pai se acha preso na Alemanha e sua mãe tornou-se amante do Prefeito local.  Sendo friamente recebido, o único lugar onde ele se sente verdadeiramente livre é em plena natureza, onde adora caçar.

Ele tenta ainda entrar para a Resistência francesa, mas não é aceito.  Assim, ao final de suas pequenas férias, Lucien volta ao asilo.  O furo de um pneu de bicicleta, sua chegada à cidade em plena noite e um encontro inesperado, o levam a um hotel requisitado por um grupo de franceses a serviço da polícia alemã.

Embora não entenda de questões ideológicas, ele aceita trabalhar para seus novos amigos.  Ele se adapta facilmente a essa nova vida, que lhe parece dar algumas satisfações.  A violência cotidiana, com suas sessões de tortura, torna-se para ele tão rotineira quanto suas antigas tardes de caça.

Jean-Bernard, um jovem bem educado e de humor cínico, o leva para fazer uma roupa com Albert Horn, um alfaiate judeu de Paris, que se esconde na cidade com sua filha, France, e sua velha mãe.

Ao mesmo tempo em que se implica cada vez mais com as atividades da Milícia, ele corteja France que, de início, não se mostra entusiasmada.  Mas, ao voltar de um baile, onde ela é insultada por anti-semitas, Lucien a defende, ela se torna sua amante e ele se instala na casa dos Horn.

À medida em que os Aliados avançam para o sul, a Resistência se torna cada vez mais forte e Jean-Bernard é abatido.  Albert Horn é levado pela Gestapo.  A mãe de Lucien, após receber várias ameaças anônimas, pressiona o filho para que fuja.

Um dia, Lucien chega com um soldado alemão para prender France e sua avó.  No momento de sair da casa, entretanto, ele mata o soldado e inicia uma fuga para o campo, levando as duas mulheres.  Quando sua viatura se quebra, eles se refugiam em uma fazenda abandonada, onde passam a viver.

Ao final do filme, aparece uma foto de Lucien, com as seguintes palavras: "Lacombe Lucien foi preso em 12 de outubro de 1944.  Julgado pelo Tribunal Militar da Resistência, foi condenado à morte e executado".

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado em recordações da infância de Louis Malle, "Lacombe Lucien" é um ótimo filme que conta a história de um jovem camponês francês que, ao ser rejeitado pela Resistência Francesa, durante a 2ª Guerra Mundial, junta-se a um grupo de jovens a serviço da Gestapo.

Malle faz um excelente trabalho, tanto como co-autor de seu roteiro, como através de uma direção competente.  O filme nos oferece um brilhante estudo sobre a corrupção da inocência e o conceito de culpa.

A trilha sonora, assinada por  Django Reinhardt, é um outro ponto alto do filme.  No elenco, o maior destaque é a performance de Pierre Blaise, no papel-título.

Ao ser lançado, "Lacombe Lucien" criou um mal-estar na França, por tratar de um assunto perturbador para os franceses, qual seja o do colaboracionismo de jovens com o regime nazista, durante a 2ª Guerra Mundial.

CAA