Filmes por gênero

O BANDOLEIRO SOLITÁRIO (1957)

The lonely man
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O cavaleiro solitário (Portugal)
Jicop le proscrit (França)
L'uomo solitario (Itália)
Un hombre solitario (Espanha)
Der Einsame (Alemanha, Austria)
En mot alla (Suécia)
Revolvermannen (Noruega)
Sidste skud i Bonanza Bar (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Henry Levin
Roteiro: Harry Essex, Robert Smith
Produção: Pat Dugan
Música Original: Van Cleave
Fotografia: Lionel Lindon
Edição: William Murphy
Direção de Arte: Hal Pereira, Roland Anderson
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Paul Franz, Winston Leverett
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, John P. Fulton
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Jack Palance Jacob Wade
Anthony Perkins Riley Wade
Neville Brand King Fisher
Robert Middleton Ben Ryerson
Elaine Aiken Ada Marshall
Elisha Cook Jr. Willie
Claude Akins Blackburn
Lee Van Cleef Faro
Harry Shannon Dr. Fisher
James Bell Juiz Hart
Adam Williams Lon
Denver Pyle Xerife
John Doucette Sundown Whipple
Paul Newlan Fence Green
Taggart Casey Xerife Bradley
Tudor Owen Sr. MacGregor
Dan White Butcher
Ray Boyle Matt
Milton Frome Bixby
Wes Hudman Milt
Tennessee Ernie Ford Cantor
Billy Dix Jogador de pôquer
Ken Hooker Jogador de pôquer
William Meader Jogador de pôquer

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jacob Wade é um famoso pistoleiro que durante muitos anos participou de assaltos e massacres.  Regenerado, depois de 14 anos procura por seu filho, Riley.  Ao encontrá-lo, não é bem recebido pelo jovem, que o acusa de ter abandonado a mãe e, por conseqüência, pela morte dela.

Jacob tenta presenteá-lo com uma boa soma de dinheiro, mas este o rejeita, alegando que pode tratar-se do fruto de seus crimes.  Quando o pai pede que o acompanhe, Riley lhe responde que irá com ele para que não se esqueça do que o faz sofrer.

Os dois chegam à pequena cidade de Bonneville, onde Jacob tenta abrir um pequeno negócio, mas é surpreendido por um grupo de pessoas locais, lideradas pelo juiz Hart, que o expulsam da cidade.

Obrigados a partir, no caminho o jovem adoece, o que faz com que Jacob o leve até o rancho que dera à Ada Marshall, uma antiga amante.  Quando esta o vê, acredita que ele está pensando em retomar a relação, mas ele explica que vai ficar apenas alguns dias, enquanto o filho se recupera.

Ao rancho, chega Ben Ryerson, antigo amigo de Jacob e Ada, a fim de ajudar a tocá-lo pra frente.  Os dias passam, Riley se recupera e todos saem para pegar cavalos selvagens e domesticá-los.  Ao ver um lindo mustangue branco, Jacob fica apaixonado pelo cavalo, faz de tudo para apanhá-lo, mas não o consegue.

Blackburn, um pistoleiro ainda na ativa e ex-companheiro de Jacob, chega ao rancho com cinco homens, a fim de levar à força alguns cavalos.  Jacob reage e os obriga a saírem de suas terras.  Enquanto isso, King Fisher, um antigo desafeto de Jacob e ex-patrão de Ada, que trabalhara como  pianista num de seus cassinos, passa a caçá-lo juntamente com três capangas, Faro, Willie e Lon.

Ao ter um desentendimento com Jacob, Ben se vê obrigado a ir embora.  Antes, entretanto, conta para Riley que a mãe dele abandonou Jacob e que este, por três vezes, tentou fazer com que ela o acompanhasse, sem sucesso.

Certa noite, Riley sai sozinho e, horas depois, quando dão por sua falta, Jacob e Ada vão à sua procura.  Ela o encontra levemente ferido mas, tendo ao seu lado, o mustangue branco preso.  Na ocasião, os dois dão um beijo apaixonado.

No dia seguinte, quando Ada vai à cidade, encontra-se com King Fisher e seus homens.  Ele lhe diz que quer falar com Jacob.  Sabendo das reais intenções do bandido, ela promete largar Jacob e voltar a ser sua pianista, desde que ele o deixe em paz.  Fisher insiste em falar com seu desafeto e manda lhe dizer que Ben Ryerson já se acha morto.

Ao saber do ocorrido, Jacob vai à cidade para o acerto de contas com King Fisher.  Logo a seguir, Riley vai ao encontro do pai.  O encontro inevitável se dá e, graças à ajuda de Riley, Jacob consegue matar Fisher e seus capangas mas, no último segundo, é ferido mortalmente.  Ada chega ao local e se junta ao jovem.

imagem imagem imagem

Comentários

"O Bandoleiro Solitário" é um faroeste razoável.  Realizado pelo veterano cineasta Henry Levin, narra a história de um ex-pistoleiro em sua luta para iniciar uma nova vida, em companhia de seu filho adolescente, que não o aceita pelo seu passado e, principalmente, por pensar ter sido ele o responsável pela morte da mãe.

Partindo de um roteiro cheio de altos e baixos, Levin consegue realizar um trabalho satisfatório, no que é ajudado pelas atuações de seu elenco, onde se destacam Jack Palance, Anthony Perkins e, principalmente, Elaine Aiken.

A fotografia de Lionel Lindon é muito boa, principalmente nos momentos que mostram a caça e a captura dos cavalos selvagens.

As seqüências finais são meio forçadas, na medida em que Jacob, cego e ferido, é orientado pelo filho sobre como mirar e atingir mortalmente seu inimigo.

CAA