Filmes por gênero

QUANDO OS DESTINOS SE CRUZAM (1945)

Confidential agent
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Agent secret (França)
Agente confidencial (Espanha)
L'agente confidenziale (Itália)
Jagd im nebel (Alemanha)
Som hemlig agent (Suécia)
Madridin lähettiläs (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Espionagem
Direção: Herman Shumlin
Roteiro: Robert Buckner
Produção: Robert Buckner
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: James Wong Howe
Edição: George Amy
Direção de Arte: Leo K. Kuter
Guarda-Roupa: Leah Rhodes
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Oliver S. Garretson
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Charles Boyer Luis Denard
Lauren Bacall Rose Cullen
Victor Francen Licata
Wanda Hendrix Else
George Coulouris Captain Currie
Peter Lorre Contreras
Katina Paxinou Sra. Melandez
John Warburton Neil Forbes
Holmes Herbert Lord Benditch
Dan Seymour Sr. Muckerji
Art Foster Motorista
Miles Mander Sr. Brigstock
Lawrence Grant Lord Fetting
Ian Wolfe Dr. Bellows
George Zucco Detetive Geddes
Lynn Baggett Cantora
Jack Carter Cantor
Leighton Noble Pianista
Charles Knight Funcionário da Alfândega

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Luis Denard, um antigo músico, trabalhando agora para o lado legalista na Guerra Civil espanhola, viaja para a Inglaterra com uma carta de crédito a fim de comprar uma grande quantidade de carvão dos britânicos e mantê-la fora das mãos dos rebeldes fascistas.

Após o desembarque na Inglaterra, ele é detido na alfândega e perde seu trem. Rose Cullen, filha de Lord Benditch, um magnata do carvão, também perdeu o trem e oferece a Denard uma carona em seu carro alugado. Quando o carro apresenta um furo no pneu, ela sugere que parem num restaurante e façam uma refeição enquanto o pneu é reparado.

Licata, um agente fascista, também para no restaurante e se oferece para comprar a carta de crédito de Denard. Este, cuja esposa e filha foram assassinados pelos fascistas, rejeita sua oferta. Incapaz de persuadir Rose, Denard leva o carro, mas é parado na estrada por Licata, seu motorista, Rose e o Capitão Currie, simpatizante fascista britânico.

O motorista bate em Denard, deixando-o inconsciente, enquanto Licata procura a carta de crédito que ele anteriormente escondera no sapato. Completando sua viagem a pé, Denard chega a um hotel de propriedade de sua conterrânea, a Sra. Melandez. Rose telefona e lhe pede para encontrá-la a fim de que ela possa se desculpar.

Nesse meio tempo, Denard encontra-se com Contreras, seu contato, em uma escola de idiomas. Em seguida, a caminho para se encontrar com Rose, ele é emboscado. Denard a acusa pelo ocorrido, mas ela revela que Currie também sabia que eles estavam planejando se encontrar. Em seguida, Denard diz à Rose por qual motivo ele se encontra na Inglaterra, o que faz com que ela o aconselhe sobre a melhor maneira dele abordar seu pai com sua proposta.

No hotel, Else, a jovem empregada, adverte Denard de que a Sra. Melandez e Contreras andaram procurando algo em seu quarto e que estão esperando por ele. Inicialmente, a Sra. Melandez o acusa de vender sua carta de crédito à Licata e, em seguida, mostra-lhe uma carta retirando-o da missão. Denard não confia na Sra. Melandez e afirma que irá completar sua missão. Ele pede à Else que guarde a carta de crédito durante a noite e, na manhã seguinte, diz à Sra. Melandez que planeja levar a garota com ele depois que seu trabalho estiver terminado.

Mais tarde, quando a Sra. Melandez recebe ordens para complicar a vida de Denard, ela mata Else, empurrando-a para fora da janela. Por outro lado, antes de Denard poder concluir o acordo com o senhor Benditch, sua carta de crédito é roubada e ele é preso pelo assassinato de Else. Denard puxa uma arma e escapa, determinado a vingar a morte da garota.

No hotel, ele ouve o Sr. Muckerji, outro inquilino, dizer à Sra. Melandez que informou à polícia que uma testemunha viu quando ela assassinou Else. A Sra. Melandez, então, não suportando a informação, se mata por envenenamento.

Embora Denard agora não tenha condições de comprar o carvão para mantê-lo longe do inimigo, ele decide tentar fazer com que os mineiros não reabram suas minas fechadas. Nesse sentido, ele faz um discurso apaixonado, dizendo aos mineiros que o carvão será usado para produzir munições na Espanha, mas os homens estão mais interessados em seus empregos do que na política, até que um mineiro cujo filho está lutando na Espanha fala em nome dos legalistas.

Um dos homens de Licata atira em Denard e, na confusão que se segue, Rose ajuda-o a fugir. Ela pede a um amigo de seu pai, Neil Forbes, que deseja se casar com ela, para ajudar Denard a deixar o país. Antes de embarcar para a Espanha, ele descobre que o contrato entre os proprietários das minas e os fascistas fora cancelado. Finalmente, ao embarcar no navio que vai levá-lo para casa, Denard encontra Rose à sua espera.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Herman Shumlin, a partir de um roteiro escrito por Robert Buckner, “Quando os Destinos se Cruzam” é um razoável filme produzido pela Warner Bros em 1945. Sua trama, baseada num livro de Graham Greene, é marcada por um alto grau de suspense.

Na direção, Shumlin se mostra apenas razoável. Por outro lado, a fotografia de James Wong Howe é muito boa, ocorrendo o mesmo com a música a cargo de Franz Waxman.

No elenco, Charles Boyer e Lauren Bacall não se acham em seus melhores dias, não demonstrando uma boa química entre eles.

CAA