Filmes por gênero

AMA-SECA POR ACASO (1948)

Sitting pretty
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Ama seca de calças (Portugal)
Bonne à tout faire (França)
Niñera moderna (Espanha)
Governante rubacuori (Itália)
Belvedere räumt auf (Alemanha)
Der Aushilfspapa (Austria)
Her går det godt (Dinamarca)
Alla tiders dadda (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Walter Lang
Roteiro: F. Hugh Herbert
Produção: Samuel G. Engel
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Norbert Brodine
Direção de Arte: Leland Fuller, Lyle R. Wheeler
Figurino: Kay Nelson
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: George Leverett, Roger Heman Sr.
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Maureen O'Hara Tacey King
Robert Young Harry King
Clifton Webb Lynn Belvedere
Richard Haydn Sr. Clarence Appleton
Louise Allbritton Edna Philby
John Russell Bill Philby
Ed Begley Horatio J. Hammond
Randy Stuart Peggy
Larry Olsen Larry King
Anthony Sydes Tony King
Grayce Hampton Sra. Appleton
Charles Arnt Sr. Taylor
Josephine Whittell Sra. Martha Hammond
Ken Christy Sr. McPherson
Willard Robertson Sr. Ashcroft
Marion Marshall Secretária
Cara Williams Secretária
Betty Lynn Ginger
Dorothy Adams Sra. Goul
Mira McKinney Sra. Phillips
Anne O'Neal Sra. Gibbs
Ellen Lowe Effie
Charles Owens Jitterbug

Prêmios

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (F. Hugh Herbert)

Prêmios Photoplay, Estados Unidos

Prêmio Medalha de Ouro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator (Clifton Webb)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O advogado Harry King e sua esposa Tacey têm dificuldade em manter uma babá para seus três filhos indisciplinados. Quando a última deixa o emprego, Tacey contrata Lynn Belvedere, um homem mais velho com muitas habilidades e realizações. Apesar de suas dúvidas e da declaração de Belvedere de que detesta crianças, o casal relutantemente concorda com um período experimental. Em pouco tempo, o novo empregado ganha a confiança das crianças, embora sua atitude superior irrite Harry.

Quando Harry parte em uma viagem de negócios, Tacey concorda em dormir com os filhos na casa de seus amigos Edna e Bill Philby, para evitar qualquer possibilidade de escândalo em sua comunidade suburbana de Hummingbird Hill. Tarde da noite, no entanto, um dos filhos adoece. Preocupada, ela corre para sua casa onde descobre que se tratava apenas de uma dor de estômago. Um vizinho intrometido, Clarence Appleton, percebe as luzes acesas e começa a espalhar boatos escandalosos ligando romanticamente Tacey a Belvedere. Os boatos chegam a Horatio J. Hammond, chefe de seu marido. Quando Harry retorna de sua viagem, Hammond lhe diz que Tacey está colocando em risco a reputação da firma de advocacia. Embora não acredite nos boatos, ele acha que seria melhor que Belvedere procurasse um novo emprego, mas é persuadido a mudar de ideia por Tacey e seus filhos.

Certa noite, após assistir a uma palestra em companhia de Edna, Tacey e a amiga vão a um restaurante, onde encontram Belvedere em seu dia de folga. Seu empregado a convida para uma dança e, enquanto bailam, os dois são vistos por Appleton e os rumores maliciosos voltam a ser espalhados. Desta vez, Harry não se mostra tão compreensivo. Sentindo-se insultada, Tacey discute com o marido e vai para a casa de seus pais.

O romance que Belvedere vinha escrevendo é publicado e se torna um best-seller nacional. Ele fala do comportamento inadequado dos moradores de Hummingbird Hill, perturbando todos. Tacey corre para casa e se reconcilia com o marido. Irritado, Hammond demite Harry e Bill, quando este sai em defesa do amigo. Ele decide processar Belvedere, que fica contente com a notícia, já que a ação vai aumentar consideravelmente as vendas de seu livro. Para defendê-lo, ele contrata Harry e Bill e, em seguida, revela a fonte de suas informações: Appleton.

O informante foge, com Hammond e outras pessoas em sua perseguição. Apesar de sua nova fama, Belvedere concorda em manter seu emprego, uma vez que o romance é apenas o primeiro volume de uma trilogia.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Walter Lang, a partir de um roteiro escrito por F. Hugh Herbert, “Ama-Seca por Acaso” é uma excelente comédia do cinema norte-americano produzida pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1948. Sua trama conta a história de uma família que contrata um homem, com um passado misterioso, para ser uma espécie de babá de seus filhos.

Na direção, Lang, demonstrando mais uma vez seu completo domínio da câmera, nos brinda com mais um belo trabalho. No elenco, Clifton Webb brilha no papel de Lynn Belvedere, seguido pelas ótimas atuações de Maureen O'Hara e Robert Young.

CAA